Com Nada
* Desde março, quando ainda não havia nenhuma morte por coronavírus e os infectados eram apenas um casal, que o Hospital de Campanha estava pronto pra ser inaugurado, aguardando unicamente o Governo do Estado cumprir sua parte. Mais de 90 dias depois, o Estado está com cerca de 7 mil infectados, HGR abarrotado e mais de 200 mortos, fora as dezenas de casos de pessoas que morreram sem serem testadas e estão em investigação (ao todo são 61). E o fato do Governo do Estado estar transferindo doentes pra Manaus, via UTI no Ar, nada mais é do que admitir publicamente o colapso do sistema de saúde local.
Com Tudo
* E em meio a tantas coisas inacreditáveis, como posturas de descaso e insensibilidade, que vem contribuindo para o entrave da inauguração do Hospital de Campanha, uma noticia boa. Os médicos do Hospital Sírio Libanês já estão fazendo treinamento, para atuar ma referida Área de Proteção e Cuidados. Assim, é grande a torcida da população para que o Hospital de Campanha seja aberto no mais tardar no final desta semana e finalmente já possa receber os primeiros pacientes com a Covid-19, o que, com certeza, desafogará o HGR e dará mais chances de efetivamente salvar vidas.
A jovem advogada Ianna Santos, natural do município de Uiramutã, recebendo homenagens por conta de seu aniversário
Preocupante
* Apesar do tanto de pessoas infectadas, internada e morrendo vítima do coronavírus em todo o Estado, ainda tem é muita gente duvidando da gravidade da situação. Prova disso foram os registros da última sexta-feira, Dia dos Namorados. Pois num é que teve restaurante que abriu suas portas ao público nessa data?
* Na verdade, é difícil dizer quem é mais inconsequente, o restaurante que abre suas portas podendo fazer entrega delivery ou drive thru, ou os as pessoas que se aventuram a sair de casa e se aglomerar num ambiente fechado e sem ar condicionado.
Preocupante II
* Artigo de pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal Fluminense, publicada na revista científica Frontiers in Immunology, revela os riscos associados da Covid-19 e o desenvolvimento de problemas psiquiátricos.
* No estudo, os pesquisadores consideraram possíveis efeitos da infecção na saúde mental tanto dos doentes, que tiveram contato direto com o vírus e não descartam o comprometimento do sistema nervoso central. Assim como da população em geral, diante de uma situação completamente imprevisível pandemia.
Da Ditadura
* Em várias cidades brasileiras, comunidades de venezuelanos realizaram protestos pedindo a desocupação de embaixadas e consulados em território brasileiro e a expulsão dos representantes de Nicolás Maduro do país, com faixas com a foto do ditador e um número para denúncia.
* O manifesto dos venezuelanos é, sem dúvida, um bom exemplo de reflexão para integrantes de grupos fascistas que pedem a volta da ditadura com Bolsonaro no poder durante atos públicos antidemocráticos e que atentam contra a Constituição. Quer Ditadura? Vai morar na Venezuela ou na Coreia do Sul! #Simples assim!
Junho Vermelho
* Como é de conhecimento público, a pandemia reduziu o número de doadores no Hemocentro que, atualmente, necessita de bolsas de todas as tipagens, para atender as unidades de saúde do Estado. E para sensibilizar a população a regularizar o estoque de sangue, a deputada Yonny Pedroso realiza nesta segunda-feira, 15, a Campanha Junho Vermelho.
* A parlamentar é autora da Lei n° 1.361/2019, que instituiu junho como o mês da conscientização e incentivo à doação de sangue em Roraima, seguindo um movimento mundial de sensibilização para a cultura da doação de sangue. A ação será encerrada na terça-feira (16).
Adeilce Maciel e Oton de Lira Carneiro, ilustrando a coluna desta segunda-feira
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, o cirurgião plástico Eduardo Alencar, Valdeir Nunes de Oliveira e o deputado Gabriel Picanço.
* Registramos os falecimentos das irmãs Consuelo Duarte e Clotilde Oliveira, respectivamente, tia e mãe da nossa colega jornalista Consuelo Oliveira.
* Nossa colega jornalista Marleide Cavalvante, também está de luto pelo falecimento de sua mãe dona Francisca, no último fim de semana.
* O senhor José Lotas (pai da nossa colega jornalista Joselinda Lotas) também foi mais uma vítima da Covid-19, assim como o empresário José Carlos Gonçalves (proprietário do Restaurante Siciliano).
* As famílias e amigos do senhor Mauro Leite e Bergerrac Batista, também sofrem com suas perdas nesse ultimo fim de semana.
* A todas as famílias de Roraima que sofrem com perda de seus entes queridos nessa pandemia, nosso profundo pesar.
Maria Helena Veronese, de aniversário nesta segunda-feira
Ta Valendo
Da Crise
* Analistas internacionais veem com preocupação a postura do governo brasileiro diante da pandemia do coronavirus e mais ainda da crise política que se instalou no país, com enfrentamento desrespeitoso a instituições. Não custa lembrar que a Venezuela começou desse jeitinho aí.
Hospital de Campanha
* O Coordenador da Operação Acolhida, General Antonio De Barros, durante entrevista ao Programa Agenda da Semana, informou que ainda não há médicos suficientes para atender a demanda do hospital. E mesmo com o apoio recebido do Ministério da Saúde, ainda faltam insumos, mas tudo indica que o Hospital será aberto esta semana.
Lourdinha Lira Melo (Coisas da Terra), ficando um ano mais maravilhosa