CONSOLO DE DEUS EM MEIO AO SOFRIMENTO
Debhora Gondim*
Estamos vivendo em um período histórico impar em todo o mundo, no qual incertezas, inseguranças, sofrimento e desespero vêm ocupando espaço na mente e na vida cotidiana da maior parte da população mundial. Os índices de pessoas com doenças como depressão, estresse pós-traumático e transtorno de ansiedade, desde o começo da quarentena tem aumentado. Fatores que têm sido causadores são: não saber quanto tempo durará o isolamento, medo de ser infectado, tédio, conflitos mais frequentes no lar, possíveis perdas financeiras e morrer pelo vírus. Fora os problemas que já existiam.
Podemos perceber que a cultura em que estamos inseridos contribuiu para todas estas preocupações. Que é relativa, pragmática, hedonista e materialista. Herança de uma cosmovisão pós-moderna que vê o homem como centro. Com isso, compraram a mentira de que temos o controle de tudo. Que através da ciência e da tecnologia chegaremos às respostas para a redenção do mundo. O que fez com que a humanidade caminhasse com os olhos fixos em si e deixasse de olhar para Deus (Colossenses 3:2). E é exatamente neste ponto que tudo começa a entrar em colapso (1 João 2:16).
Todo este cenário mostrou o quanto somos frágeis e que não temos nenhuma situação sob controle. Desmascarou a mentira da pós-modernidade. Mas ao mesmo tempo veio lembrar que podemos ter esperança em meio a tudo o que estamos vivenciando, através da confiança em Jesus Cristo. Aquele que é Todo Poderoso e que tem planos que não podem ser frustrados. Depositando assim, nossa confiança em seu amor por nós. Amor que não falha, que não maltrata, que não é egoísta, que é incondicional e que não acaba (1 Coríntios 13: 1-13).
Deus tem permitido toda esta situação para que nos voltemos para Ele. Para que lembremos que nossa esperança deve estar somente Nele (Salmos 33:20). Que Deus tem pensamentos de paz e bom futuro para nós. Ele vive e que governa o universo eternamente (Salmos 9:8). Ele trará restauração no tempo devido.
Não sei o que tem causado seu sofrimento. Não sei se está com algum familiar internado seja por Covid ou por alguma outra doença grave, ou se perdeu um parente querido, ou se tem filho (a) submerso nas drogas, ou se seu relacionamento conjugal está em constante conflito, ou se está passando por problemas financeiros, ou se sofre de depressão e toda esta situação tem piorado suas dores. Mas uma coisa eu posso te dizer com toda convicção. Em Deus encontramos o consolo e a cura para as dores da alma. Não importa a profundidade da sua dor. Deus que traz alívio. Ele é Deus do impossível. Deus que traz a existência o que antes não existia. Deus de graça e misericórdia. Que nos dá um recomeço a cada novo amanhecer. Não vamos desperdiçar as oportunidades de nos achegarmos ao trono da Sua Graça e sermos inundados por seu amor, paz e alegria. Jesus tem fardo leve (Salmos 36:19).
Por fim, desejo e oro para que Deus se revele a você leitor e sua vida seja entregue a Jesus Cristo. Que exerça fé Nele, crendo que Ele é o Filho de Deus que deu sua vida em amor para que tivéssemos o perdão e salvação dos nossos pecados e assim, sermos reconciliados com Deus eternamente (João 3:16). Que você escolha por Ele todos os dias da sua existência, pois a verdadeira paz e felicidade só são encontradas quando nos satisfazemos Nele. Isto é possível ao buscarmos intimidade com Ele, através da leitura da Bíblia e da oração. Ele é o consolo (Isaias 57:18).
*Teóloga e Professora
MOTIVE SEMPRE
Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam por vontade delas.” (Eisenhower)
É um dos primeiros princípios que aprendemos nos cursos de relações humanas. Porque você nunca irá liderar sem motivar. E nunca motivará com espírito de chefe. As empresas mais desenvolvidas não aceitam mais os cargos de chefia, mas de liderança. E o líder pode muito bem estar, e sempre está, no meio do grupo, eixo. Você nunca será um líder, com a prática de chefe mandão. É bom que vá fazendo uma reflexão sobre isso, enquanto está preso dentro de casa, e sem o emprego que acabou de perder, por causa do confinamento. Nada de tristeza. Um líder nunca entristece, porque sabe que tudo o que acontece na vida faz parte da vida.
Alguém já nos disse que os cachorros e os covardes sabem quando você está com medo deles. Quando eles veem que você não está com medo, caem fora. Ficam na deles, mas sempre mantendo distância de você. Aproveite seu tempo durante a quarentena para estudar, preparando-se para a volta ao emprego, ou para outro novo emprego. E você não precisa fazer do estudo uma tarefa árdua. É só se conscientizar da importância do seu comportamento durante o novo teste que você irá fazer. E a simplicidade vai ajudar você a se comportar como um líder. E não se iluda, porque você sempre será observado no seu comportamento, no falar, no dizer, e como manter-se durante a entrevista. Nunca se preocupe nem demonstre preocupação em mostrar que é. Você basta ser.
Comece seu treinamento dentro de casa, com sua família. Mesmo porque a qualidade exige relações humanas. E esta está tanto no trabalho, quanto na família. Não permita que os maus momentos, sejam quais forem, façam você mascarar sua personalidade. E é nesse princípio que aprendemos a aprender com os erros e com os contratempos. O importante é que sejamos superiores sem mostrar preocupação em ser superior. Apenas seja você mesmo, ou mesma, valorizando-se no que você realmente é. Mas sem se esquecer de que não devemos deixar de mudar, a todo instante. O importante é que as mudanças sejam sempre na caminhada rumo ao degrau superior.
E tudo de que você necessita para ser um líder, está em você mesmo, ou mesma. O importante é que você se conheça como um ser de origem racional, em desenvolvimento racional. E tudo está dentro de você. Você não precisa sair por aí procurando o que está em você. É só valorizar-se valorizando seu próximo, respeitando as diferenças entre você e ele. E não há liderança sem respeito. Nem respeito sem grandeza de espírito. E tudo está em você, no que você realmente é. Pense nisso.
*Articulista
Email: [email protected]
95-99121-1460