Social

COLUNA SOCIAL 10516

Com Nada

* O retorno de atividades presenciais em algumas áreas, causou preocupação em várias autoridades, inclusive no próprio secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, e não sem razão, considerando que a taxa de ocupação do HGR, não é nem um pouco satisfatória e que lá estão sendo enfrentados diariamente, vários tipos de problemas que vão desde os estruturais, a falta de equipamentos e remédios e não é de hoje. Na verdade, gente empilhada nos corredores e alagamentos têm sido registrados por ali há mais de dez anos. A propósito, até cobras venenosas foram achadas na UTI tempos atrás por conta do matagal nas proximidades do hospital.

  Com Tudo

* A Casa Freitas prepara o retorno de seu Wine Bar (avenida Ville Roy), a partir do dia 4 de agosto. Para garantir o lugar e poder degustar vinhos e petiscos com tranquilidade, o cliente deverá entrar no site da loja: casafreitasemporio.com.br e logo na página inicial, encontrará “reserve sua mesa”. Então clica lá e inicia o procedimento de reserva. Nessa área, coloca o nome, telefone, data, horário, e-mail, quantidade de pessoas e clica em “reservar”. Daí o sistema analisará se naquele horário haverá mesa com a quantidade de pessoas disponível e dará a resposta. Caso a prefeitura cancele o retorno para o dia 5, os clientes que reservaram, serão avisados.

Dr. Ronald Rossi Ferreira, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, recebeu “Voto de Louvor” da OAB Nacional, em reconhecimento a sua atuação frente a CAARR no auxílio à advocacia local durante a pandemia de Covid-19

Do Plano

* Publicado ontem no Diário da Justiça Eletrônico, o Plano de Retorno das Atividades Presenciais, regulamentando o retorno de parte das atividades presenciais do Tribunal de Justiça de Roraima, ainda no contexto de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

*A portaria prevê o início do plano de retorno na próxima segunda-feira, 27, com previsão de três etapas, conforme cronograma e parâmetros determinados pela Presidência do TJRR e a Corregedoria-Geral de Justiça, com objetivo de assegurar que as audiências urgentes, em que não há possibilidade de realização por videoconferência, sejam promovidas.

Do Plano II

* Nessa primeira fase de retorno as atividades presenciais no Judiciário local, o expediente nas unidades TJRR ocorrerá das 8h às 14h. Haverá expediente interno no período da tarde, de modo a reduzir a quantidade de servidores em cada espaço físico.

* O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, ressalta que essa medida está sendo tomada para garantir a eficiência da prestação jurisdicional. O Tribunal tomou uma série de medidas para iniciar as fases de retorno presencial, como desinfecção dos ambientes, fornecimento de EPIs, higienização diária, disponibilização de álcool, entre outros.

Da Resolução

* Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu a resolução 35/2020, mediante a qual outorgou medidas cautelares de proteção a favor dos povos indígenas Yanomami e Ye’kwana e considerou que as pessoas beneficiárias estão em situação grave e urgente, pois seus direitos correm risco de danos irreparáveis.

* O pedido foi da Associação Hutukara Yanomami e do Conselho Nacional de Direitos Humanos, que se refere aos membros da Terra Indígena Yanomami, composta por 321 aldeias, incluindo povos recentemente contatados e alguns em isolamento voluntário.

Da Resolução

 * As pessoas beneficiárias da resolução 35/2020, (leia-se povos indígenas Yanomami e Ye’kwana), encontram-se em especial situação de risco face à pandemia de COVID-19, por conta da suscetibilidade a doenças respiratórias e o rápido crescimento de contágios no seu território, além das falhas no sistema de saúde para a população indígena.

* Aliado a esse quadro, a presença ilegal de cerca de 20 mil garimpeiros naquela Terra Indígena favorece o fluxo do vírus das comunidades; a contaminação da população pelo mercúrio; e, finalmente, os atos de violência de garimpeiros contra a população indígena, principalmente suas lideranças.

Cleodon Farias, presidente do Lions Clube Aírton Rocha, e sua amada Jessika Coutinho

#Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta quarta-feira, Dr. Wirlande da Luz, Samir Haten e Raquel de Souza Amaral.

* A Polícia Civil de Roraima, celebrou ontem com um café da manhã, seus 16 anos de criação, comemorando as últimas conquistas alcançadas pela instituição.  

* O presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Roraima (Adepol/RR), Cristiano Camapum, ao fazer uso da palavra, agradeceu ao Executivo pela a promoção dos policiais, reconhecendo esse direito tão importante.

* Ele reforçou ainda o quão importante e acertado foi o diálogo entre todos os envolvidos para conseguir realizar o sonho dos policiais de serem promovidos.

* Segundo o delegado Camapum, foi importante também a participação e empenho dos deputados estaduais na aprovação tanto do projeto dos delegados como dos policiais, possibilitando tanto a promoção dos policiais como reenquadramento dos delegados.

* “Foi uma parceria acertada da Polícia Civil com o Executivo e o Legislativo – disse ele. Só estamos colhendo as vitórias conquistadas essa semana e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, uma vez que a Segurança Pública, que é um dos pontos chaves do governo e está em destaque pelos nossos índices de redução”, concluiu.

Dario Kopenawa, seguindo o caminho do pai Davi Kopenawa Yanomami, em defesa de seu povo

Tá Valendo

Louvor

* O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, Ronald Rossi Ferreira, recebeu “Voto de Louvor” em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela CAARR, no auxílio à advocacia roraimense durante a pandemia de Covid-19. Assinam o Voto de Louvor, o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Pedro ZanetteAlfonsin, e o presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

Edital

* A Comissão Eleitoral Central do processo de escolha de diretores-gerais e de reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) para o quadriênio 2020-2024 publicou, ontem o Edital 09/2020/CONSUP/REITORIA/IFRR, convocando a comunidade acadêmica para a consulta. A publicação está disponível no site institucional .Serão escolhidos os diretores-gerais dos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier, foi homenageado ontem durante o aniversário de 16 anos da Policia Civil de Roraima, pela Associação dos Associação dos Delegados. Na foto, ele divide clic com o presidente da Adepol/RR, Cristiano Camapum