DECLARAÇÃO: DEUS CRIADOR E RESTAURADOR
Debhora Gondim*
Deus é Senhor sobre toda criação. Tudo foi criado por Ele, por meio Dele e para Ele. Por graça Ele permitiu que Adão participasse dando nome aos animais (Gêneros 2:18 e 19) e estipulou como um dos mandatos culturais que o homem cuidasse da Sua criação, sendo cooperador (Gênesis 1:28b). Tudo foi criado em plena harmonia e beleza. Quando Deus contemplou a Sua obra viu que tudo ficou bom e no sétimo dia pôde descansar, admirando a criação e desfrutando de um relacionamento com Adão e Eva.
E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. (Gênesis 1:31)
Porém, quando houve a queda da humanidade a criação por inteira entrou em desordem. O próprio Deus declarou que a terra seria maldita em consequência da desobediência de Adão e passaria a dá ervas daninhas (Gênesis 3: 17 e 18). Desde então, a humanidade vem descumprindo o mandato de cuidar da natureza. Tem usado os seus recursos como bem deseja, causando extinção de várias espécies de plantas e animais, desmatando e queimando matas e florestas.
Até quando a terra ficará de luto e a relva de todo o campo estará seca? Perecem os animais e as aves por causa da maldade dos que habitam nesta terra, pois eles disseram: ‘Ele não verá o fim que nos espera’. (Jeremias 12:4)
Tudo o que um dia era belo e harmônico tem se tornado em dor e destruição. Noticiários sempre abordam algum relato sobre nós seres humanos devastando a natureza. A Bíblia também nos relata que a natureza geme, como em dores de parto. Isto é consequência dos maus tratos que vem recebendo ao longo dos séculos. Mas Deus em sua infinita bondade e misericórdia submeteu a natureza a inutilidade, após a queda, para que na segunda vinda de Jesus Cristo ela também seja libertada da escravidão da decadência em que se encontra ( Romanos 8:21)
A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança (Romanos 8:19 e 20)
Assim, como nós filhos de Deus aguardamos o dia da nossa plena adoção e redenção, no qual seremos restaurados e receberemos um corpo incorruptível, a natureza também aguarda o dia da sua restauração na volta de Cristo (Romanos 8:19). O que estamos destruindo será reconstruído. Jesus Cristo na sua segunda vinda irá restaurar toda sua criação, ela voltará a ter ordem, beleza e harmonia. O mesmo Deus que criou é o que restaurará.
A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. (Isaías 6: 7-9)
Enquanto aguardamos a volta do nosso redentor, Jesus Cristo, temos que compreender que é nossa responsabilidade como filhos de Deus cuidar da natureza criada. Faz parte do nosso mandato ser cooperador da criação. Afinal, Deus não vai jogar fora o que Ele criou, mas vai restaurar e tudo retornará ao que era antes da queda da humanidade. Cuidar da natureza também é olhar para eternidade. Pergunta é: O que faremos diante desta verdade? Que Deus nos ajude a caminharmos em excelência nesta terra, de forma que o Glorifiquemos em tudo.
*Teóloga e Professora
O PAPEL DO AUDITOR NO CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE
Cristiano Caveião*
O auditor em saúde possui uma função primordial no acompanhamento da qualidade no setor. A auditoria é um instrumento de gerenciamento e fiscalização extremamente apropriado para as necessidades da gestão de informação. Ela poderá auxiliar, por exemplo, ao gestor identificar erros, favorecendo com que o estabelecimento de saúde possa traçar ou fixar metas levando sempre em conta a qualidade do atendimento.
Sua utilização na gestão torna uma administração eficiente, consequentemente melhorando as necessidades e expectativas dos atores envolvidos na saúde. A qualidade no setor é uma indispensabilidade no que se refere a adoção do sistema de gestão. Sem mencionar que envolve até questões jurídicas e econômicas, que ainda poderão ser garantidos os níveis preconizados pelas organizações de saúde no que tange a segurança na prestação de serviços.
A auditoria no setor saúde é desenvolvida por meio de normas técnicas aliadas a normas administrativas, regras para utilização e prestação de serviços, tabelas de honorários e procedimentos, protocolos baseados em evidencias cientificas que norteiam as boas práticas dos profissionais que prestam a assistência em saúde.
Assim, a auditoria visa vários pontos, sendo o de destaque aqui mencionado, o controle ou monitoramento da qualidade dos serviços oferecidos pelo estabelecimento de saúde. Cabe destacar que aliada a qualidade, ainda favorece a educação dos profissionais, pois auxilia a realização de um atendimento baseado no custo compatível com os recursos financeiros do estabelecimento.
A auditoria operacional possui o enfoque para este objetivo, pois é realizada pela observação direta dos fatos ocorridos/executados durante e também após os procedimentos. Neste caso, o auditor possui contato direto com os profissionais da assistência, faz o acompanhamento do prontuário do cliente durante o período de internamento e auxilia na liberação de medicamentos e materiais, concomitantemente verificando a qualidade da assistência prestada.
Dessa forma é nítida a inevitabilidade da auditoria para monitorar a qualidade dos serviços de saúde, ainda também propiciando a segurança do paciente no período em que estiver hospitalizado.
*Enfermeiro, doutor em Enfermagem, especialista em Gestão e Auditoria em Saúde e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Auditoria em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter
PREPARE-SE PARA A VOLTA
Afonso Rodrigues de Oliveira*
“A alma humana é como a água: ela vem do céu e volta para o céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e vir.” (Goethe)
Vamos conversar como se estivéssemos ali na praça, assistindo aos quero-queros. Eles me fazem pensar o quanto é importante nós nos reconhecermos como seres, com uma origem racional. Se você pensa que foi feito de barro, corta essa. Mas vamos apenas bater papo. Se você se julga é porque você é. Então julgue-se o melhor. Mas o melhor nem sempre é o que pensa que é melhor. Porque somos o que pensamos, mas nem sempre somo só que pensamos que somos. O que no põe frente ao nosso espelho interior. E é nele que nos vemos como, e quem realmente somos. Então vamos nos espelhar.
A vida é uma peça de teatro. Nós somos, todos, atores da própria vida. Ainda há pouco estive sentado à mesa do café da manhã, com a dona Salete, e iniciei uma conversa de saudosista. Quando na verdade o que sou realmente é amigo dos meus amigos. E se você puder acreditar, sou amigo até de quem não conheço. Aprendi que somos todos iguais nas diferenças. Quand
o entendemos isso não diferenciamos as pessoas. Apenas as respeitamos no que elas são confrontando o que somos. As diferenças ficam por conta da evolução racional de cada um.
Nossa maior tarefa sobre esta Terra é fazer o que devemos fazer, para o crescimento da humanidade. Porque o crescimento não está relacionado ao crescimento populacional, mas ao racional. E comecemos entendendo que nossa estada sobre este planeta é temporária. Tanto para nos seres humanos, quanto para o desenvolvimento do Planeta.
O que nos traz a responsabilidade de fazer o melhor que pudermos fazer. E se é dever, vamos cumpri-lo. Sabemos que pela nossa origem, somos todos imortais. Não somos esse corpo que tanto veneramos, mas somos espíritos, almas. Nós não morremos. Nosso corpo, que é nossa embalagem, é que morre. Nós estamos sempre de vota com a responsabilidade de evoluir, a começar do nosso desenvolvimento racional da vida anterior. Porque só quando deixarmos de ser animais racionais e formos apenas racionais, voltaremos ao nosso mundo de origem.
O universo racional, de onde viemos e para onde voltaremos. E lá não existe unidade de tempo. O tempo que passarmos por aqui depende de nossa evolução racional. Então vamos evoluir. E todo o poder está dentro de nós. “O reino de Deus está dentro de nós.” Vamos crescer para sermos melhor na próxima volta. E comece por não confundir isso com religião ou filosofia. É apenas racionalidade. Acredite em você e você crescerá. Você pode se achar que pode. Tudo depende de você. Pense nisso.
*Articulista
Email: [email protected]
(95) 99121-1460