Cotidiano

Sindicato convoca trabalhadores da enfermagem para acompanhar negociação

O objetivo da categoria é deliberar no mesmo dia da reunião se voltam ou não a greve, que está suspensa, caso o Governo não atenda as reivindicações dos profissionais da área

O Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindipre) está convocando todos os trabalhadores da saúde para participar de uma concentração em frente à sede da Secretaria de Saúde (Sesau), na próxima terça-feira (3), quando será realizada mais uma mesa de negociação entre os trabalhadores e o Governo do Estado. A reunião será às 15h.

Segundo o presidente da entidade, Roberto Morais, o objetivo é reunir o maior número de profissionais para que acompanhe de perto o que estará sendo discutido e analise de imediato as propostas que serão apresentadas pelo Executivo. Ou seja, no mesmo dia, a categoria vai deliberar sobre o que deverá fazer diante do que for apresentado pelo Governo.

“Após essa reunião, vamos discutir se realmente é pertinente o retorno à greve ou se o que o Governo vai nos apresentar nesse momento é o necessário para que não haja o retorno à greve”, enfatizou o sindicalista.

A expectativa dos profissionais da enfermagem é sejam atendidos em três pontos, principalmente: a anistia aos trabalhadores que não foram avaliados pelas gestões anteriores, o pagamento das progressões e o enquadramento por tempo de serviço.

Segundo o presidente do Sindipre, o que os profissionais aguardam é uma apresentação do impacto financeiro na folha de pagamento em relação ao auxílio alimentação, bem como a apresentação de uma minuta do projeto para a criação da concessão aos trabalhadores de enfermagem, além do impacto financeiro sobre as progressões e o enquadramento.

GOVERNO
O Governo por meio de nota afirmou que, no próximo dia 3 de novembro, será apresentado pela Sesau o “impacto financeiro e os encaminhamentos em relação ao auxílio-alimentação e os trâmites legais a serem seguidos no que se refere a anistia das faltas dos servidores”.

Conforme a nota, esse foi acordo feito entre o Governo e representantes do Sindipre, no último dia 6 de outubro, quando houve uma mesa de negociação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, aconteceu uma “ampla discussão e avaliação das reivindicações dos profissionais de enfermagem, no sentido de evitar a paralisação das atividades”.

“Do encontro, que durou três horas, a categoria aceitou a proposta da Sesau em suspender o indicativo de greve até o dia 3 de novembro, quando haverá nova mesa de negociação sobre os pontos pleiteados pelos servidores da área”, finalizou a nota.