Cotidiano

Sine atende 200 desempregados por dia

Parcerias reativadas com empresas fizeram aumentar o número de vagas ofertadas e pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho

Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) apontam que o setor de Intermediação da Mão de Obra reativou parceria com 74 empresas no Estado só no primeiro semestre deste ano. No mês de julho, mais 13 foram reativadas. Essas empresas estavam desatualizadas e sem nenhuma movimentação ou contato. O Sine é um programa do Governo Federal executado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Essa parceria fez aumentar o número de atendimentos, vagas ofertadas e pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho. Por dia, são mais de 200 pessoas atendidas no Sine. No primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 741 vagas, um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2014. Nesse ano foram 177 colocações no mercado de trabalho, representando um aumento de 5%. Só nos meses de julho e agosto de 2015 foram ofertadas 415 vagas, um aumento de 28%, além de 118 colocações no mercado de trabalho, o equivalente a um crescimento de 7%.

Esse desempenho positivo foi registrado depois que o Sine foi inserido dentro da Rede Cidadania Emprego e Renda, projeto operado pela Setrabes, que engloba várias ações desenvolvidas pela secretaria.

Outro dado positivo é que o número de emissão de Carteira de Trabalho também aumentou, só em julho foram 447 carteiras, contra apenas 300 documentos no mesmo período do ano passado.

A secretária estadual de Trabalho, Emília Campos, ressaltou que o Sine é uma das principais ferramentas usadas pelos empregadores que buscam por mão de obra qualificada. Além disso, este ano as pessoas com deficiência, que buscaram o Sine, receberam atenção especial, já que a Setrabes aderiu ao Dia D de Contratação da Pessoa com Deficiência, quando buscou a conscientização das empresas sobre a importância da contratação dessas pessoas. O resultado dessa ação foi um aumento de aproximadamente 20% de vagas ofertadas e pessoas com deficiência contratadas.

Emília Campos destacou que os números mostram o resultado de um trabalho que o governo tem desenvolvido na busca por um melhor atendimento à população. “A nossa missão é contribuir para a redução do desemprego no estado. E para isso, estamos melhorando os mecanismos do Sine, através de parcerias com empresas locais e até multinacionais, que comprovam a eficiência do Sine”.

O atendimento no Sine ocorre das 7h30 às 13h30, no no prédio da Setrabes, localizado na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana.