Bom dia,
Hoje é terça-feira (06.10). Jean Jacques Rousseau, o pensador francês que escreveu o livro “Contrato Social”, fundamental para a constituição das modernas sociedades democráticas ocidentais disse que o Estado nasceu para realizar o bem comum. E no Brasil, mais que nunca, o Estado precisa realizar o bem comum, que se expressa neste momento no combate da existência de milhões de brasileiros e brasileiras vivendo quase na miséria, abatidos elo desemprego, pela desesperança e pela desigualdade econômica que são a marca da sociedade tupiniquim atual.
Por isso, é com bastante otimismo que o Brasil vê iniciar uma semana onde as principais lideranças políticas do país anunciam ter sentado à mesa para aparar as arestas -algumas surgidas por pura vaidade-, onde o consenso é pela conclusão de que o que interessa neste momento é a realização do bem comum, na medida em que os interesses do país são seguramente maiores do que eventuais divergências. Esse anunciado entendimento pode resultar no andamento das reformas que o país precisa, além de viabilizar politicamente a criação de um “robusto” -o adjetivo vem do ministro da Economia Paulo Guedes-, programa Renda Cidadã, que vai reunir 27 outros programas de transferência de renda do governo federal.
As lideranças brasileiras precisam, no entanto, evitar que a inflação venha a anular os efeitos de qualquer programa de transferência de renda, sobretudo para a parcela mais idosa do Brasil -cada dia mais significativa em relação às demais faixas etárias-, cujo peso dos gastos com saúde estão cada dia mais altos. Faz tempo que os sucessivos governos brasileiros -inclusive os de esquerda-, não tomam iniciativa para baratear a vida dos mais velhos. A última medida concreta nesse sentido foi a do então ministro da Saúde do governo de Fernando Henrique Cardoso, o atual senador tucano José Serra -que está no ocaso da vida pública-, quando criou o belo e essencial programa dos genéricos.
De lá para cá nada foi feito. E isso será objeto de nosso comentário para amanhã.
ACOMPANHANDO
O atual defensor-geral adjunto da Defensoria Pública do Estado (DPE), Oleno Matos disse à Parabólica que está acompanhando com carinho a votação pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Civil Originária (ACO) 1121, que trata da ajuda financeira da União Federal ao governo do estado, por conta da migração de venezuelanos para Roraima. Os ministros têm que concluir a votação da matéria -o voto da ministra-relatora Rosa Weber é pela condenação da União Federal a ressarcir em 50% as despesas do governo estadual por conta da migração-, até a próxima sexta-feira (09.10). Oleno lembrou que esta ação foi “desenhada” ainda no governo de Suely Campos, quando ele ocupava a chefia do Gabinete Civil.
AÇÃO 1
A Justiça Eleitoral remeteu para o Ministério Público denúncia contra o candidato a prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) e sua vice, Edleusa Barbosa Gomes Loz, por utilizarem na sua propaganda símbolos da logomarca da Prefeitura de Boa Vista. O despacho foi proferido nesta segunda-feira, 5, pela juíza da 1ª Zona Eleitoral de Boa Vista, atendendo a pedido do candidato a prefeito pelo Solidariedade, Ottaci Nascimento. Na Representação Criminal, o advogado de Ottaci, Andreive Ribeiro argumentou que o uso de símbolos, frases e imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou sociedade de economia mista é considerado crime eleitoral, de acordo com o artigo 40, da Lei nº 9.504/1997.
AÇÃO 2
Na briga através de ações judiciais, o candidato do MDB, Arthur Henriques, ajuizou duas representações contra do candidato Linoberg Almeida (REDE/PV/PT), que foram indeferidas pela juíza Daniela Minholi, da 1ª Zona Eleitoral de Roraima. O candidato emedebista alegara que através de redes sociais, Linoberg Almeida teria feito propaganda eleitoral sem mostrar o nome do candidato a vice, Wesley Thomé.
Parece que mesmo após o resultado da eleição a guerra de ações continuará.
PAUSA
O deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas) fez uma pequena pausa na campanha eleitoral -sua esposa Gerlane Bacarin é candidata à PMBV-, para acompanhar o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Ponte, que visitou ontem, terça-feira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para dar início ao estudo clínico da utilização da vacina BCG para aumentar a imunidade contra o Covid19. O ministro inaugurou também um laboratório específico para o Covid19.
RÁPIDAS
Saímos de um feriadão por conta do aniversário de criação do estado, e muitos já se preparam para outro. Na próxima segunda-feira, 123.10, será mais um feriado. Agora por conta do Dia da Criança. Tudo bem, quem precisa trabalhar é chinês. Nós vamos comprar o que eles produzirem, com o dinheiro do agronegócio, cujos empresários e trabalhadores não têm feriadões. ### Aliás, ontem, no feriado, muitos estabelecimentos comerciais e de serviços abriram pela manhã. Com raras exceções, faltou clientes nos balcões e que motivou o fechamento antecipados de muitos. ### Nos próximos dias, algumas lideranças que ainda estão ao largo da disputa pela PMBV devem explicitar suas escolhas, principalmente pelas redes sociais. ### Até amanhã.