Bom dia, Hoje é quarta-feira (07.10). Boa Vista amanhece sob uma forte chuva, o que traz tranquilidade quanto ao início da temporada de incêndios que todos os anos é uma tragédia anunciada. Como é tragédia o sofrimento de milhões de brasileiros pobres que já ultrapassaram os 60 anos de idade, um segmento etário que vai se tornando cada dia mais significativo em relação ao total da população brasileira. Nessa idade aparecem, ou são agravadas, doenças muito próprias dessa idade, que passam fazer parte do cotidiano desses milhões de brasileiros e brasileiras. É nessa altura da vida que precisamos de consultar mais os médicos -que invariavelmente solicitam baterias e exames clínicos e laboratoriais-, além de prescreverem remédios quase sempre em falta nas unidades públicas de saúde, só encontrado a preços elevados nas farmácias particulares. Se não têm aposentadorias e pensões -o que constitui a esmagadora maioria dos idosos no país-, que lhes permitam pagar um plano de saúde privado, eles são obrigados a depender do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja qualidade de atendimento é precária, quase desesperadora. O que lhes é pago pela previdência pública, especialmente porque a esmagadora maioria recebe o um salário mínimo mal dá para pagar suas necessidades básicas de moradia, incluindo água e luz, e alimentação. O Brasil não pode mais conviver com essa terrível exclusão, é preciso fazer urgentemente alguma coisa para amparar os velhos e as velhas brasileiras mais pobres.
ÚLTIMA A última inciativa do governo brasileiro em prol da velhice no país já faz muito tempo. Foi ainda no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, quando o ex-ministro da Saúde, José Serra -hoje no ocaso da vida política e acusado de corrupção-, criou os genéricos, um instrumento que permitiu o surgimento de alguns laboratórios para produzir medicamentos com patentes já vencidas e que barateou significativamente o preço dos remédios no Brasil. Acontece, que apesar de serem tão eficazes quanto os medicamentos aos poucos os médicos vão deixando de prescreve-los sob o argumento de que “novas” fórmulas são mais eficazes. É preciso retornar a prioridade na produção de genéricos, se possível, com o incentivo para que novos laboratórios possam produzi-los. Isso já traria enorme ajuda aos idosos tupiniquim.
FLUXO Dois usuários frequentes da BR-174 disseram a Parabólica estarem surpresos com o intenso fluxo de carretas naquela rodovia federal. “Tive a informação de que uma média de 200 carretas chegam diariamente a Boa vista trazendo gêneros alimentícios e todo tipo de máquinas e equipamentos que abastecem o mercado local -inclusive a população os garimpos roraimenses-, além da Venezuela; e em menor escala, a Guiana. Esses dois países fronteiriços têm no garimpo, especialmente de ouro, uma intensa produção”, disse um desses usuários.
HISTÓRIAS No caso dos venezuelanos que demandam mercadorias e equipamentos desde Boa Vista, um empresário do ramo disse à Coluna que as importações são pagas adiantadamente em espécie. Há casos, conta-se nos bastidores locais, em que empresários locais recebem mais de cinco milhões de reais na frente para depois mandarem as mercadorias para a Venezuela. Essas histórias podem conter algum exagero, mas que a economia roraimense está crescendo, e com uma intensidade inusitada, não tem qualquer dúvida. Quem se decidir sair pela capital roraimense, com olhos de observador, vai concluir facilmente isso.
RÁPIDAS Fonte da Coluna informam que está chegando a Boa Vista uma concessionária de caminhões de uma marca líder no mercado. O grupo empresarial já teria, inclusive, comprado um terreno às margens da BR-174, na saída para Mucajaí, para construir suas instalações. ### O Ministério Público do Estado de Mato Grosso emitiu declaração público informando não existir naquele órgão qualquer processo apuratório sobre possível corrupção envolvendo o deputado federal Haroldo Cathedral (PSD). ### A circulação da notícia sobre fatos desabonadores sobre o passado de Haroldo Cathedral teria como autores adversários da candidata Sheridan Oliveira (PSDB), cujo vice é o advogado Zé Haroldo Cathedral (PSD), filho do deputado federal. ### O governador Antônio Denarium (sem partido) não esconde mais a decisão de participar ativamente da campanha eleitoral, ainda no primeiro turno. Denarium diz ter tentado buscar parcerias, sem sucesso, com a prefeita Teresa Surita (MDB) nesses dois anos iniciais de governo. ### O temporal que desabou sobre Boa Vista, na manhã de hoje, mostrou mais uma vez, a fragilidade da rede de drenagem fluvial na capital roraimense. Um desafio a ser enfrentado pelo novo, ou nova, administradora da capital, a partir de 1º de janeiro de 2021. ### A assessoria do deputado federal e candidato à Prefeitura Municipal de Boa vista (PMBV), Ottaci Nascimento (Solidariedade) mandou nota para a Parabólica informado que ele é um dos seis deputados federais que se licenciaram do mandato para se dedicar exclusivamente ao pleito. São 66 deputados federais que disputam o cargo de prefeito em todo o Brasil. ### Até amanhã.