Bom dia,
Hoje é sexta-feira (09.10). E começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Serão 70 minutos diários de inserções e dois blocos de dez minutos. Muitos eleitores e eleitoras desligam seus aparelhos por acharem um tanto chato ver tantos candidatos prometendo muito e fazendo críticas unas aos outros. Quem acredita na democracia representativa, que é fundamento da nossa Constituição não pensa assim, afinal, será o nosso voto quem vai decidir os governantes e vereadores que vão aprovar e executar políticas públicas que de forma direta, ou indireta, vai nos afetar, para o bem ou para o mal, pelos próximos quatro anos; e com reflexos que podem durar muitos anos à frente.
E eleição é o período propício para o plantio – promessa de oferta de bens e serviços públicos-, que poderão ser colhidos a partir de 1º de janeiro do próximo ano. É claro vai ter muito mentiroso prometendo o que não vai cumprir, mas não é ignorando-o que o eleitor/eleitora irá contribuir para a derrota dele. Ao contrário, se você prestar atenção em suas mentiras; e comentar o que verá, ou ouvirá; por certo vai contribuir para eleger os bons candidatos, que por certo existem diante de tantas opções. Os democratas verdadeiros torcem para que a maioria de eleitores e eleitoras participem ativamente das eleições. É bem melhor do que ficar omisso agora, e depois ficar resmungando pelos próximos quatro anos.
BLOCOS
Apenas os candidatos/candidatas a prefeito/prefeita terão direito aos programas em blocos, que serão veiculados em dois períodos de 10 minutos cada. No rádio, a transmissão acontecerá das 6h às 6h10 e das 11h às 11h10. Na televisão, a exibição será das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40. Já as inserções ao longo da programação das emissoras somarão 70 minutos diários, sendo 42 para os candidatos a prefeito e 28 para os candidatos a vereador. Elas serão transmitidas entre 4h e 23h.
DESIGUAL
Apenas 10% do tempo disponível para a propaganda gratuita no rádio e na televisão serão distribuídos igualitariamente entre os partidos políticos. Os 90% restantes serão distribuídos proporcionalmente, conforme a representação das legendas na Câmara dos Deputados. O que torna bastante desigual a oportunidade para que os candidatos de partidos menores tenham tempo minimamente necessário para que possam falar de suas propostas. Esta situação de desigualdade acaba no segundo turno -e tudo indica que a eleição para a Prefeitura de Boa Vista vai ser decidida no segundo turno-, quando os dois candidatos disporão de tempo igual na propaganda gratuita de rádio e televisão.
INCLUSIVA
Os programas de propaganda eleitoral na televisão deverão ter transmissão inclusiva, com audiodescrição, legenda oculta e janela de Libras. São proibidas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.
TEMPOS
A coligação “Boa Vista Para Todos”, do deputado federal Ottaci Nascimento, que tem como vice a deputada estadual Lenir Rodrigues terá o maior tempo da propaganda gratuita no rádio e na televisão na eleição de Boa Vista. Isso foi alcançado depois que um juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) reformou a sentença do juízo eleitoral de primeira instância; e manteve a decisão do Diretório Municipal do PT boa-vistense, que aprovou a coligação com Ottaci Nascimento. aparece em segundo lugar no ranking com tempo de 06 minutos e 38 segundos. A coligação “Boa Vista Segue em Frente” da deputada federal Sheridan Oliveira e de Zé Haroldo Cathedral é segunda com mais tempo de veiculação na propaganda eleitoral gratuita.
DÉBITO
A Parabólica recebeu a informação de que a Universidade Estadual de Roraima (UERR) tem um débito de R$ 7.696.985,05, valor correspondente ao não repasse de contribuições recolhidas dos servidores da instituição, que deveriam ser repassadas ao Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER). A direção da Universidade Estadual de Roraima diz que todos os débitos existentes estão em negociação, de forma a não prejudicar a continuidade dos serviços realizados pela instituição. Não foi informado em que estágio estão essas negociações.
RÁPIDAS
Pois é. Estamos diante de um novo feriadão. Voltamos a insistir: os brasileiros e as brasileiras não precisam trabalhar tanto, afinal, os chineses estão vindo para o Brasil comprando terras e empresas estatais; construindo infraestrutura; e de quebra nos vendem produtos industrializados e nos compram comodities sem valor agregado. ### Como não gozam de feriadões, os empresários e trabalhadores do campo brasileiro continuam produzindo muito. Segundo estimativas oficiais, a safra que está sendo colhida vai ser de 268 milhões de toneladas, a maior da história. ### Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, dos dois bilhões de reais disponíveis para financiar pequenas e médias empresas da região Norte, para enfrentar a crise do Covid19, através do Fundo Constitucional do Norte (FNO), apenas R$ 231,53 milhões foram contratados até agora. ### Até segunda-feira.