Bom dia,
Hoje é sexta-feira (16.10). Os roraimenses vão ter um final de semana marcado pela apreensão, indignação e surpresos com as informações reveladas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ao decretar o afastamento, por 90 dias do mandato, do senador Chico Rodrigues (Democratas) -a medida tem de ser aprovado pelo pleno do Senado Federal-, depois que a Polícia Federal apreendeu em seu poder cerca de R$ 40 mil, ao cumprir mandado de busca e apreensão em sua residência de Boa Vista. O senador alega inocência, e em vídeo distribuído, via redes sociais, comunicou estar se afastando da vice-liderança do governo Bolsonaro no Senado, para se dedicar a sua defesa.
O que mais preocupa a partir da leitura da sentença do ministro Barroso é que ele de alguma forma cita todos os outros dois senadores do estado -Telmário Mota (PROS) e Mecias de Jesus (Republicanos)-, e o deputado federal Jonathan de Jesus (Republicanos) como investigados no mesmo processo, que visa apurar possíveis desvios de recursos federais transferidos à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para combater a pandemia do Covid19. Os três parlamentares citados pelo ministro ainda não tiveram oportunidade de defesa o que recomenda muita cautela com a divulgação da notícia para que se evite eventual dano a imagem de quem ao final possa provar a inocência.
De qualquer forma, o que preocupa os que moram em Roraima, e apostam no futuro do estado é o fato de que o enfraquecimento político de representantes dos roraimenses em Brasília pode trazer prejuízos, em médio prazo, para o desenvolvimento local. Como se sabe, deputados federais e senadores, são agentes políticos importantíssimos para trazer recursos públicos, via emendas ao orçamento da União Federal, e para fazer avançar medidas que possam destravar o crescimento econômico de Roraima. Sem esses recursos -que financiam a maior parte do investimento em infraestrutura-, e sem medidas que possam destravar as amarras que o ambientalismo impõe contra o estado, fica muito difícil vencer a batalha pela superação da economia do contracheque chapa branca.
REPERCUSSÃO 1
Quase todo mundo está surpreso com a intensa repercussão -local, nacional e até internacional-, que tomou o fato divulgado de que a Polícia Federal apreendeu na “cueca” do senador Chico Rodrigues cerca de pouco mais de R$ 30 mil. À princípio, esse valor não é tão elevado quando comparado ao que ganha um senador da República, mas a tentativa de Chico Rodrigues de esconder o dinheiro dos policiais é que alimentou as acusações de que ele faria parte de atos e condutas ilícitas. Senão, por que não entregar a grana para os agentes policiais? O senador não deu qualquer justificativa para o fato.
REPERCUSSÃO 2
O episódio envolvendo a apreensão de dinheiro entre as vestes do senador Chico Rodrigues também teve repercussão ampliada – como se disse localmente, nacionalmente e mundialmente-, por conta do momento político local e nacional. Sem dúvida, para além da natural indignação popular contra o desvio de recursos que vieram para salvar vidas em Roraima, os políticos que comandam a disputa nas eleições municipais viram no episódio uma oportunidade para tirar ganhos eleitorais em seus benefícios, e contra eventuais contendores. Tanto que a divulgação do fato fez acirrar a troca de farpas entre os principais adversários na corrida para comandar a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV).
REPERCUSSÃO 3
No âmbito nacional e internacional a apreensão do dinheiro em poder do senador Chico Rodrigues está sendo aproveitado pelos opositores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). As inegáveis ligações pessoal e política entre Bolsonaro e Chico Rodrigues -que era até ontem um dos três vice-líderes do governo no Senado Federal-, estão sendo utilizadas para enfrentar a narrativa do presidente da República que afirmou “ter acabado com a operação Lava Jato” porque no seu governo não existe corrupção. E este é o principal combustível que ampliou a repercussão envolvendo o senador por Roraima.
RÁPIDAS
E hoje Boa Vista acordou de novo com policiais federais comandando mais uma operação contra desvios de recursos federais no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Agora, contra desvios praticados entre 2017 e 2019. É segunda fase da operação Goodfather. ### Tomara que nesse turbilhão de notícias ruins não se esqueçam as autoridades federais e estaduais de cuidar das medidas preventivas contra a onda de incêndios que por certo está chegando junto com a estiagem. ### Ao contrário do que se pensava anteriormente, o Coronavírus pode sobreviver em superfícies como celulares, dinheiro e aço inoxidável por até 28 dias, conforme revelou um estudo publicado no Virology Journal. O trabalho mostrou também que, conforme a temperatura aumenta, o tempo de sobrevivência do vírus diminui: a 30ºC, cai para sete dias; e a 40ºC, apenas 24 horas. Tai, mais uma informação para alimentar a polêmica. ### Até segunda-feira.