Bom dia,
Hoje é segunda-feira (02.11), Dia dos Finados, nossa homenagem, portanto a todos os que cumpriram suas etapas de vida neste mundo, que ainda não conseguimos entender na sua plenitude. Estamos caminhando para a reta final do processo eleitoral para a escolha de prefeitos/prefeitas e vereadores/vereadoras que vão comandar, do ponto de vista político e administrativo a vida nos municípios brasileiros, que não são poucos e chegam a mais de 5 mil em todo o país. Na verdade, o processo eleitoral deveria trazer para todos nós um sentimento de alegria cívica e a esperança de novos tempos para diminuir essa angústia, que parece interminável, trazida pelo vírus chinês faz quase um ano.
Deveria trazer esperança é o que estamos dizendo porque, para alguém que observa o processo eleitoral com o necessário distanciamento e olhar crítico, os tempos que parecem ser desenhados pela eleição não parecem estar marcados pelas mudanças que muitos de nós almejamos. Brasil à fora, os exemplos colhidos a partir da prática da maioria dos candidatos/candidatas, com absoluta indiferença dos órgãos de fiscalização, é indicadora do continuísmo de uma democracia, que continua essencial à vida das pessoas, mas parece ir fenecendo diante de suas muitas imperfeições. Há um sentimento de que continuaremos reféns de um processo de absoluta incapacidade das instituições, especialmente estatais, para responder aos desafios da população, que é mesmo tempo vítima e responsável por este cenário que descrevemos.
APURAÇÃO
Aliás não fossem as sérias consequências de um adiamento das eleições, o dia votação para a eleição de Boa Vista não deveria ocorrer antes da apuração rigorosa do sequestro de que foi vítima um apresentador da televisão na semana passada. Independente das causas e motivações para aquele ato criminoso é preciso chegar aos autores materiais e dos mandantes, sob pena de que a democracia venha ser ferida, com fatores que poderiam modificar a intenção de votos dos eleitores/eleitoras. Não é crível que as investigações policiais, sejam da polícia civil ou polícia federal, não cheguem a um resultado rápido.
PROGNÓSTICOS
Amanhã é dia de votação nos Estados Unidos da América, apesar de mais de metade dos eleitores estadunidenses já ter votado. Lá é assim, não existe um dia específico para votar, como no Brasil. Eleitores/eleitoras, já faz mais de um mês votam nas seções eleitorais, ou pelos correios coisa que parecem estranhas para nós. Mas, apesar das desconfianças de que possa haver a possibilidade de fraudes, lá a justiça aceita. As pesquisas de intenção de votos até agora dão leva vantagem para Joe Biden, do partido Democratas que é uma espécie de PT de lá. Joe Biden já antecipou que vai pressionar o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) por conta da política ambiental para a Amazônia e dos direitos humanos, na vertente indigenista.
CONSEQUÊNCIAS
Os adversários de Jair Bolsonaro estão esfregando as mãos de tanta satisfação com eventual eleição de Joe Biden. Muitos deles, inclusive na imprensa engajada no movimento ambientalista e de direitos humanos internacionais já enxergam, que para agradar a Biden, Bolsonaro demitirá seus ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Meio Ambiente Ricardo Salles. Ambos incorporam como ninguém a política externa e de Meio Ambiente do atual governo. Demiti-los, depois do abraço já dado ao centrão, pode tornar a atual administração federal muito parecida com as anteriores.
PESQUISAS
E continua a guerra de pesquisas de intenção de votos para a eleição à Prefeitura Municipal de Boa Vista. Tem números para todos os gostos, sendo de bom tom informar que o fato de uma pesquisa estar registrada na justiça eleitoral não garante absolutamente nada quanto à sua qualidade técnica e científica. O justiça apenas registra o pedido de alguma instituição, para tanto pede algumas informações que podem estar viciadas, de boa ou má fé. Ninguém faz uma verificação de como as opiniões foram coletadas e nem quanto à sua possibilidade de manipulação.
RÁPIDAS
Apesar do governo federal, e da maioria da população brasileira estarem convencidos de que a fase mais aguda da pandemia do Covid19 já passou, até o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, foi vítima dele. ### O movimento nos aeroportos brasileiros está intenso, com voos partindo ou chegando a cada destino literalmente lotados. ### Desculpe, nosso leitor, pela publicação tardia da Parabólica na edição de hoje. Problemas no fornecimento de energia -sempre eles-, nos tiraram o internet. ### Até amanhã.