Social

SOCIAL 11009

Com Nada 

* Quem foi à Serra do Tepequém nos últimos dias, desceu de lá impressionado com tanta aglomeração na Vila do Paiva, cachoeiras, Platô, restaurantes, hotéis, pousadas e demais points daquela localidade. Até aí tudo bem, não tivéssemos no meio de uma pandemia, que não se sabe como nem quando irá acabar. E justamente por conta disso é que se faz necessário seguir protocolos de combate ao coronavírus, tais como o de uso de máscaras, distanciamento mínimo, higienização com álcool, o que não está sendo obedecido mais em quase nenhum lugar, muito menos vem sendo observado naquela estação turística.  

Com Tudo 

* A UFRR convoca comunidade para participar de Consulta Pública Virtual que será importante para definir as metas até 2025. O apoio de docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, possibilitará que a instituição tenha objetivos, políticas e diretrizes mais abrangentes, condizentes com a realidade e que beneficiem maior número de pessoas e para  ampliar a participação da sociedade civil e acadêmica na elaboração do PDI 2021-2025, está aberta a consulta pública virtual, com formulário eletrônico disponível no site ufrr.br/pdi até o dia 12 deste mês.  

Julia Campos, entre seus filhos, Naíada e Danilo Carlos, em recente evento familiar   

Tepequém  

* Mas o problema da Serra do Tepequém, não é somente a muvuca e a constante aglomeração em tempos de pandemia. Nesses últimos meses, além do aumento do fluxo de pessoas que abarrotam os atrativos turísticos, há algo muito mais greve, que vem acontecendo não é de hoje e que agora se intensificou de forma muito mais contundente.  

* Estamos falando da enorme quantidade de lixo que vem sendo deixada todos os finais de semana em tudo quanto é canto de cachoeira e nas ruas da vila daquela localidade. Ou seja, os turistas vão e deixam para trás montoeiras de porcaria para os moradores limpar.  

Tepequém II 

* Na verdade, se faz necessário que representantes do Departamento Estadual de Turismo, Fundações de Meio Ambiente e Prefeitura do Município de Amajari, intervenha com urgência na localidade do Tepequém, pelo menos nos finais de semana, quando há maior fluxo de turistas por aqueles lados.  

* Por lá, além de todo o lixo que eles deixam para trás, há também depredação da natureza, com gente que fazendo fogo para churrasco nas cachoeiras e total desrespeito ao sossego público pelos carros que transitam com som as alturas durante as madrugadas por ali.  

Fashion Day 

* Começa nesta quinta-feira, 5, o Senac Fashion Day, que se estenderá até amanhã, com duas noites de workshop online. Rafaela Nogueira, Gênesis Garcia e Gabriela Soares são as profissionais de moda que, junto com a instrutora Jéssica Alves, farão workshops transmitidos pelo YouTube e Facebook, com certificados de participação. 

* O Senac Fashion Day, que fez sucesso ano passado, este ano devido a pandemia será online, com início às 19h, quando o público poderá assistir aos workshops. Interessados em participar, basta se inscrever no link que o Senac Roraima vai disponibilizar na quinta, 5. 

Denúncias  

* Vários vídeos postados em redes sociais e grupos do aplicativo WhatsApp, na tarde de ontem, mostravam denúncias que davam conta de que a única balança de pesagem do aterro sanitário da Capital está prejudicando a dinâmica de funcionamento das caçambas que, diariamente, descarregam todo o lixo no local.  

* As imagens mostraram que os motoristas aguardaram a morosidade do atendimento e só puderam sair depois de três horas parado, para fazerem a pesagem do material recolhido. Ficou claro que de caminhões estavam estacionados, aguardando a vez para ser atendido no aterro. 

  Mariluce e Naguib Fraxe, em clic by Luan Pablo Amarante  

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, a juíza Graciete Sotto Maior, a quem dedicamos a coluna de hoje.  

* Quem quiser realizar eventos, como celebrações de aniversários, casamentos, formaturas, bodas e outras comemorações, deve aproveitar para fazer isso antes do final do ano.  

* Tudo porque, com o aumento da contaminação de coronavírus no mundo, não tardará muito para que restrições mais rígidas, voltem a ser impostas novamente por aqui.  

* Pelo menos é isso que demonstram as previsões de quem se dedica a esse assunto. Especialistas preveem que após o segundo turno das eleições poderá haver inclusive lockdown.  

* Tudo isso, porque o sistema de saúde, que nunca funcionou satisfatoriamente e nesse momento enfrenta lotação quase total de suas UTIs, poderá entrar em colapso a qualquer momento. 

 O personal Ronner Távora: Academia Owner Body & Mind em alta   

Tá Valendo  

Na América  

* O mundo todo está voltado para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que é a mais acirrada de todos os tempos. E até o fechamento desta edição, o candidato democrata Joe Biden tinha 264 delegados contra 214 de Donald Trump (quem tiver 270 delegados vence a disputa). Além disso o Partido Democrata tinha 50,3% (71.228,047) e o Partido Republicano, 48,1% com 68.113,999. Mas as eleições podem ser definidas nas Barras dos Tribunais.  

 Por aqui  

* Nas eleições municipais locais, o afunilamento da campanha levou partidos e candidatos a promoverem mais comícios, encontros, visitas, bandeiradas e o corpo a corpo propriamente dito nessa reta final. Com a proximidade das eleições do primeiro turno, também tem se verificado muito mais veículos identificados com adesivos dos candidatos.  

 A modelo roraimense Maria de Jesus, bombando nacionalmente. Na foto, ela exibe peças Rommanel