Social

coluna social 11048

Com Nada 

* Teve de tudo nas Eleições Municipais 2020. Desde várias apreensões de dinheiro em espécie; de número recorde de castas básicas; prisões de candidatos; suposto sequestro de cabo eleitoral; tiros, confusão e gritaria. Em vários municípios do interior, houve alterações. No extremo norte de Roraima, município de Uiramutã, as ocorrências começaram cedo com apreensões de dinheiro, cesta básica, desacato a autoridade e registro na delegacia de polícia; em Normandia, apreensão de dinheiro e a casa prefeito cercado pela população. No sul do Estado, teve desde apreensão de dinheiro (pasmem) em absorvente a tiroteio com vítima.  

Com Tudo 

* Apesar de todas as confusões registradas nas Eleições Municipais 2020 por esses lados, por incrível que pareça, a votação na capital foi das mais tranquilas. Nas seções eleitorais, ao contrário do que se imaginava, não houve aglomerações e tudo transcorreu dentro de uma normalidade impressionante. Tudo isso, muito graças à atuação do Tribunal Regional Eleitoral, que estabeleceu horário preferencial para atendimento de idosos, o que foi sem dúvida super importante para tranquila transcorrência do pleito. Vários idosos ouvidos pela equipe Folha, declararam-se satisfeitos com o atendimento.  

O defensor público geral do Estado, Dr. Stélio Dener, recebendo kilométricas homenagens por conta de sua troca de data  

Sujeira  

* Boa Vista amanheceu o domingo, dia D da votação das eleições municipais, impressionantemente suja. A cidade inteira de ponta a ponta – do centro aos bairros mais distantes da periferia – foi tomada por um verdadeiro mar de “santinhos” de vários candidatos de diferentes partidos e coligações.  

* Alias, aqui no Estado, o emporcalhamento das ruas com propaganda de candidatos não se deu apenas no plano físico, não, senhoras e senhores. No mundo virtual, a coisa não foi diferente. Grupos de WhatsApp e redes sociais, também houve uma enxurrada de panfletagem on-line, mesmo sabendo que isso é crime eleitoral passivo de multa.   

Controvérsias  

* Não há o que discutir. Quando a Policia Federal formaliza na Justiça um pedido de busca e apreensão e é concedido, é porque tem provas irrefutáveis do que alega. Ou seja, uma longa e criteriosa investigação já foi concluída e inquérito certamente está repleto de provas incontestáveis como: áudios, imagens, vídeos e etc. do gênero.  

* Negar é um direito que todos tem, mas há controvérsias! Especialistas afirmam que diante de um caso desses, a melhor coisa que um acusado pode a fazer, é usufruir do direito de ficar em silêncio e se preparar pra sua defesa no processo, pois negar pode ser interpretado como chamar a PF e a Justiça de mentirosos.  

Da Chuva  

* Tudo leva a crer que, a chuva que caiu na manhã de ontem, foi diretamente responsável por boa parte da abstenção nas eleições municipais 2020 na nossa capital. Pelo menos três pancadas de chuva foram registradas nesse dia, a mais forte delas, que atingiu praticamente todos os bairros centrais, teve duração de cerca de meia hora e 45 minutos.  

* Quando a chuva de ontem parou, já passava do meio dia e as ruas da cidade ficaram literalmente alagadas, aliás como acontece sempre em Boa Vista, desde que o mundo é mundo. Muita gente que estava nas seções eleitorais, teve dificuldade de adentrar seus veículos, por conta dos alagamentos.  

Da Chuva II 

* A propósito, entra ano e sai ano e ninguém consegue resolver esse grave problema de alagamentos em Boa Vista. Bastam apenas 5 minutos de chuva por aqui pra cidade inteira ficar – literalmente – alagada. E como é de conhecimento geral, toda a água que se acumulou em pouco tempo, leva horas pra ser escoada.  

* Que cidade é linda, limpa, organizada, é fato. Mas esse problema crônico que causa tantos transtornos, ninguém consegue resolver. Até porque, ao invés de se investir em saneamento que é algo que não se vê, é bem mais fácil botar a culpa no povo, afirmando que isso só acontece porque é a população que joga lixo nas ruas e isso entope os bueiros.  

O jovem Thalisson José de Souza, ficando um ano mais atuante  

 #Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Juscilene Braga e Damila Dantana.  

* A Banda Forró na Veia, está fazendo o maior sucesso por esses lados. Com um repertório dos mais ecléticos, toca especialmente pé de serra. Contatos pelo telefone: (95) 991346329 e no Instagram: @forroxotenaveia e @denis_resplandes.  

* Com profundo pesar que registramos o falecimento do advogado Marcos Pinheiro, candidato a vereador pelo município de Boa Vista. 

* Ele faleceu na tarde desse domingo (15) – dia da eleição municipal 2020 – no Hospital Geral de Roraima (HGR), vítima da Covid-19. 

* Dra. Marcos Pinheiro tinha 55 anos, era casado com Daniela Morais Chaves e pai de três filhos.  

* Natural d Manaus (AM), atuou durante 20 anos na advocacia. Na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR) fez parte de várias comissões.  

A advogada Emanuela Cavalcanti, ainda recebendo homenagens por conta de sua troca de data  

 Tá Valendo  

*Estão abertas as inscrições para a IV Aula Magna do projeto de Extensão Canja com Direito, cujo tema é “A vida sem exame não vale a pena ser vivida” – Apologia a algumas considerações éticas em Platão para a vida prática, ministrada pela Profa. pós-doc Rose Rosa,  do corpo docente da UFF. Acessar: https://www.even3.com.br/eticaemplatao2020

Livraria 

* A Livraria Sancta Maria é a primeira Livraria Virtual do Estado e pretende, à luz do Catolicismo, contribuir na Formação Integral das Famílias. A entrega é gratuita e durante todo o mês de novembro para residentes em Boa Vista/RR. Há  entrega para todo o Brasil! Contato via telefone (95) 98122-9027 e instagram @livrariasanctamaria 

Denis Resplandes, da Banda Forró Xote na Veia, que tá fazendo o maior sucesso