Bom dia,

Hoje é quarta-feira (18.11). A eleição de um gari, transformado em vereador pela força do voto, é considerada por muitos como a maior surpresa das últimas eleições municipais em Boa Vista. E, de fato, essa eleição pode ser vista como exemplo de que a democracia, com todos os seus defeitos de representatividade, ainda é capaz de propiciar a ascensão ao topo da política; assim como, o capitalismo apesar de tudo, ainda é capaz de propiciar condições para o surgimento de empreendedores que se transformam em geradores de emprego e renda para as pessoas. Aliás, é nesse sentido, que democracia e capitalismo andam quase sempre de mãos juntas.

É assim que deve ser vista a eleição de um gari para compor a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) a partir de 2021. E não pode servir para que se propague uma campanha contra o aprendizado formal num país como o Brasil que já sofre terríveis consequências por conta da má qualidade do ensino que ministra. Sem qualquer dúvida, uma das causas do nosso atraso, que faz com o Brasil depois de chegar ao posto de sétima economia do mundo, hoje amarga a triste colocação no mesmo ranking de 12º lugar. O Brasil é claro deve dar condições e exigir que seus jovens e crianças estudem, se formem e aprendam ciência para dotar nossa país de competitividade num mando cada dia mais competitivo.

O fato de um gari virar parte da elite política de um município, não pode servir, dizemos mais uma vez, para se promover campanhas contra a importância da educação formal como meio imprescindível para a promoção do desenvolvimento. Não se pode negar que o estudo formal dá aos que utilizam o conhecimento adquirido para o bem comum, como um instrumento poderoso para fazer justiça social e promover o desenvolvimento. Faz algum tempo, um pai ligou para a Folha reclamando que estava com dificuldade para levar o filho para a escola, porque diante do argumento de que para os pobres, a educação era o único caminho para o progresso pessoal recebeu como resposta o seguinte: “E o Lula estudou? Parece que não, mas mesmo assim é presidente da República”.

SEGUNDO TURNO

O deputado federal Hiran Gonçalves, que preside o Progressistas em Roraima deve anunciar ainda hoje o apoio do partido no segundo turno ao candidato Arthur Henriques (MDB). Esse entendimento, segundo fontes da Parabólica, já havia sido ainda no primeiro turno, quando o deputado federal foi procurado pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surtia (MDB) propondo que a administradora Gerlane Bacarin renunciasse a sua postulação de disputar a eleição como cabeça-de-chapa para se transformar em vice de Arthur Henriques. Na ocasião, Gerlane, que é esposa de Hiran Gonçalves rechaçou a proposta. A fonte da Coluna não deu pistas sobre o posicionamento pessoal de Gerlane quanto ao segundo turno.

SEM AOPIO

E o PDT, presidido em Roraima pela ex-senadora Ângela Portela não vai indicar preferência de voto no segundo turno para Arthur Henrique (MDB), ou para o candidato do Solidariedade Ottaci Nascimento. Ângela disse aos correligionários mais próximos, que não vê em qualquer dos dois candidatos condições de praticar um governo compatível com a forma de ver as políticas públicas, por ela e pelo PDT. A ex-senadora também disse que está disposta a continuar fazendo política no estado, sempre bem distante do ex-senador Romero Jucá (MDB).

JUNTANDO CACOS

Fontes da Parabólica garantem que vai demorar um pouquinho mais para o que deputado federal Ottaci Nascimento recoloque a campanha no segundo turno das eleições de Boa Vista. Seus apoiadores ainda tentam juntar os cacos e estilhaços provocados na disputa no primeiro turno. A estratégia de focar as ações contra os eventuais candidatos que poderiam ultrapassar nos votos Ottaci, e lhe tirar a oportunidade de estar no segundo turno representaram quebra de pontes de entendimento. Sheridan Oliveira (PSDB) e Luciano Castro (PL), por exemplo, já declararam que não irão indicar a seus eleitores qualquer opção neste segundo turno.

SEM

Hoje de manhã, ouvintes da Rádio Folha FM 100.3, ligaram para o programa Bom dia Roraima, reclamando de que apesar da propaganda do Outubro Azul, foram ao Hospital Coronel Mota para fazer exame de próstata, mas foram mandados de volta para casa por conta da não existência de médicos proctologistas. Esse tipo de queixas tem sido recorrente sem que os dirigentes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tome as devidas providências.

SERÁ?

Vários veículos de comunicação de Boa Vista já mandaram aos comitês dos candidatos Arthur Henriques e Ottaci Nascimento convidando-os para a realização de debates. Os dois não compareceram  a qualquer dos vários debates promovidos por emissoras de rádio e televisão no primeiro turno; e mesmo assim tiveram o maios número de votos. Tudo indica que continuarão a ter o mesma conduta, afinal, como se diz no mundo do futebol, em time que está ganhando não se mexe.