Bom dia,

Hoje é quinta-feira (19.11). Em tempos de civismo hoje seria comemorado o Dia da Bandeira, um dos símbolos de nossa nacionalidade, mas hoje quase ninguém dá bola para tanto. Cultuar a Pátria virou coisa do passado, hoje cultuamos valores que nada têm a ver como a nacionalidade empurrados pela internet que devasta valores e cria uma geração que parece não saber para onde vai. A única certeza que temos nesses tempos de tentativa de instituir uma  governança global é que a evolução tecnológica até agora mais destruiu, do que gerou empregos.  E sem emprego, não dá para imaginar a sustentabilidade da sociedade humana, o que parece ter sido percebido pelo movimento do ambientalismo radical que prega o crescimento zero, da população e da produção material do planeta.

E por que estamos dizendo isso? Para lembrar que apesar da atividade econômica no Brasil estar sendo lentamente retomada, embalada entre outros fatores pela inflação dos últimos meses, o emprego não segue no mesmo ritmo. Brasil vai entrar 2021, que está bem ali, com mais de treze milhões de desempregados, e outro tanto de desalentados fazendo com que cerca de 40 milhões de brasileiros e brasileiras sem ter de onde tirar o sustento para si, e suas famílias. Esses números indicam um flagelo social e parece que nossa elite política não o tem como prioridade a ser enfrentada. Isso contribuiu para deixar o país triste e violento.

NEM TANTO

Do ponto de vista dos eleitores e eleitoras que validaram seus votos, o candidato do MDB, Arthur Henrique, teve , 78.425 votos, o que representou 49,64% da preferência. É um número expressivo, mas daí, projetar esse resultado para 2022 é bem diferente. O Município de Boa vista tem alistados no Tribunal Regional Eleitoral exatos 217.477 eleitores/eleitoras. Comparados os votos recebidos pelo candidato emedebista com o total de eleitores /eleitoras registrados no TRE-RR, isto significa que apenas 36% o escolheram para administrar Boa Vista. Um pouco mais de 1/3 dos eleitores/eleitoras. Isso sem falar da fraqueza dos adversários, cuja campanha foi equivocadamente mal conduzida.

MULTAS

Depois do apagão ocorrido no estado do Amapá, o Senado Federal, que é presidido pelo amapaense Davi Alcolumbre (Democratas) resolveu criar mecanismo para proteger os cidadãos contra a incúria das concessionárias. O senador roraimense Mecias de Jesus (Republicanos) será relator de um Projeto de Lei que fixará pesadíssimas multas contra as concessionários que causarem interrupção do fornecimento de energia elétrica por muito tempo, como este que ocorreu lá no Amapá. A matéria devera ser discutida e terá seguramente alguma modificação por conta de emendas ao projeto original. Tomara que seja para aumentar a proteção aos cidadãos e cidadãs.

CRESCIMENTO

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram algum deslocamento entre o desempenho do governo estadual e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da economia roraimense. Em 2018, último ano da administração da ex-governadora Suely Campos, o PIB de Roraima atingiu R$ 13,4 bilhões (cerca de 0,2% do PIB brasileiro). Em relação da 2017, o crescimento do PIB estadual em relação ao ano anterior foi de 4,8%, em termos reais, isto é, já descontada a inflação . E muitos atribuem fracasso ao governo Suely Campos, especialmente o último ano de sua administração, quando inclusive foi atingido pela marota intervenção federal decretada por Michel Temer (MDB). Esses número deve ser objeto de reflexão, afinal, o crescimento do PIB brasileiro em 2018 mal chegou a 1%.

RÁPIDAS

## Sem chance de tentar a reeleição para presidir a Câmara Federal, o deputado carioca Rodrigo Maia (Democratas) não perde oportunidade para alfinetar Jair Bolsonaro (sem partido). Ao falar sobre o resultado das eleições municipais, Rodrigo Maia disse que o bolsonarismo encolheu. ### O candidato Arthur Henrique, como fez no primeiro turno, alegou compromissos de campanha para recusar o convite para participar do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, no próximo (22.11). Ottaci Nascimento já confirmou a presença. ### a Folhabv  bateou mais de 170 mil acessos no último domingo (15.11). ### Até amanhã.