Social

Coluna Social 11070

Com Nada 

* O jovem médico Marcus Brunner, de 33 anos, ortopedista que atuava nessa área e em traumatologia na linha de frente no combate ao coronavírus no Hospital Geral de Roraima, faleceu ontem no Instituto de Infectologia Emílio Ribas de São Paulo, vítima de Covid-19. Ele contraiu a doença em Roraima, onde foi diagnosticado em 24 de outubro. Internado na UTI do HGR, ele foi entubado e recebeu ajuda dos colegas médicos que chagaram a fazer cota para a compra de medicamentos para o seu tratamento. Em estado considerado grave, ele foi transferido pra São Paulo no dia 30 de outubro, mas não resistiu e veio a óbito.  

Com Tudo 

* Joenia Wapixana, em recente discurso na Câmara, fez um resumo das eleições municipais. Ela disse que quando chegou aquela Casa, como deputada federal eleita em 2018, era a primeira mulher indígena eleita para o Congresso, mas não queria ser a última. Dois anos depois de sua posse, os povos indígenas tiveram uma grande vitória nas urnas em 2020 e afirmou ter certeza que teremos outra maior ainda em 2022. Joenia disse que “ao todo, elegemos 159 parentes, sendo 145 vereadores e vereadoras, e 14 prefeitos e prefeitas. Tivemos indígenas, de 47 povos diferentes, eleitos em todas as 5 regiões do Brasil, 21 Estados e 85 cidades”. 

Yasmin Isabelle Fernandes Leitão, filha da querida Lilia Leitão, receberá convidados neste sábado, no Espaço Ville Roy, para comemoração de seus 15 anos, com o tema: Baile no Jardim da Realeza, que terá decoração de Ney Maison e cerimonial de Kethellen Fernandes (Foto: Saulo Oliveira)  

Meio Ambiente  

* Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou divulgar a relação das nações que compram madeira ilegal do Brasil, o que por si só já é vergonhoso para um país admitir que tem conhecimento dos crimes ambientais, que são cometidos em seu território e não faz nada para coibi-los.  

* Daí os representantes da União Européia, não só desmentiram o presidente Bolsonaro, como disseram que toda a madeira comprada do Brasil é legalizada aqui mesmo, pois com a mudança no protocolo de fiscalização, agora se permite que os próprios madeireiros façam o documento de exportação de forma declaratória.  

Meio Ambiente II 

* Na verdade, há tempos que está claro, que o desmantelamento do método de fiscalização de tudo que se refere a questão ambiental no Brasil começou a acontecer desde o início do Governo Bolsonaro, começando com a perda do Fundo da Amazônia, primordial para o monitoramento de ações ilegais como desmatamentos, queimadas e garimpo. 

* A mudança na estrutura do IBAMA, com relação a retirada de madeiras, foi só mais um dos itens da visível flexibilização generalizada do controle de ilícitos ambientais, que está deixando o nosso país numa posição bem desconfortável perante a comunidade internacional.   

Viralizado  

* Um vídeo da diretora do Iphan em Roraima, em que ela fala das pessoas aqui do Estado, viralizou na internet. No vídeo, a moça diz que ela e seus pais não têm tempo de comer em casa e por isso fazem suas refeições fora, inclusive cita os restaurantes que a família frequenta. Fala que alguns clientes devem tomar banho antes de sair de casa, “porque ninguém é obrigado a aguentar a catinga dos outros”. 

* Chama as meninas que vão pra rua com os cabelos molhados de ridículas, que isso é imundice, e critica a forma como as pessoas comem. Enfim, se até agora ela não tinha conseguido se destacar no órgão em que é titular, o vídeo a fez ficar famosa rapidinho.  

Fórum  

* Na próxima quarta-feira, 24, acontece II Fórum Roraimense do Plano Estratégico da Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa 2017-2026, no Haras Cunhã Pucá, a partir das 19h. Organizado pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), em parceria com a Coopercarne, o evento  tem como objetivo debater o cenário atual da retirada da vacina em Roraima. 

* Durante o fórum serão apresentadas estratégias que deverão ser implantadas, visando preparar o Estado para a mudança do status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação para sem vacinação. 

A querida Julia América Campos, recebe hoje homenagens por conta de sua troca de data. Na foto, ela divide clic com seus filhos Naiada e Danilo Carlos Silva (Foto: Luan Pablo Amarante)  

#Rápidas 

* A Coluna de hoje é dedicada ao desembargador Ricardo Oliveira, que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data. 

* Também inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Antonio Evangelista Sobrinho, José Novaes Pereira, Cinthia Raquel Vasconcelos Niniza Maia e Roberto Leonel Vieira.  

* No sábado quem está de aniversário é Janaira Mota, e no domingo Eduardo Cabral de Macedo.  

* Hoje é feriado nacional por conta do Dia da Consciência Negra e a maior ironia é que muitos não têm consciência do que essa data significa.  

* Na verdade, hoje também é Dia de Zumbi (data de sua morte em 1695), um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravagista.  

* O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar.  

* A data foi oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011.  

* O Dia da Consciência Negra é um importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. 

A professora doutora Graça Dias (UFRR), de aniversário nesta sexta-feira  

Tá Valendo  

Da Bienal  

Quem desejar assistir a entrevista com o artista plástico roraimense Jaider Esbell e os curadores da 34 Bienal de São Paulo, deve se inscrever nesse link: http://34.bienal.org.br/agenda/8345

Com Pesar  

* Registramos com pesar, o falecimento da senhora Hilda Araújo. Dona Hilda como era conhecida, foi massagista autodidata, durante décadas, tendo atendido desde atletas a pessoas de todas as idades, graças ao seu extraordinário talento nato. 

Ney Maison, agora com o chiquérrimo bistrô instalado no bairro Caranã (Foto: Luan Pablo Amarante)