Olá queridos leitores! Na próxima sexta feira dia 11 de dezembro, estarei ministrando uma aula online com ingredientes das comunidades indígenas no evento Fartura Gastronomia Du Brasil às 17hs de Roraima e 18hs de Brasília. Vou utilizar os cogumelos desidratados Yanomami e o tucupi negro Wapixana, a receita estará na coluna, anotem na agenda e espero vocês. Para quem quiser comprar os cogumelos desidratados Yanomami basta ir ao restaurante VEG – Espaço Saudável na Avenida Santos Dumont ,2386, próximo do Parque Anauá. A receita de hoje é de um pão rápido de calabresa para o lanche da tarde, enviado pelo chef Elzio Callefi, da Tramontina. Na preparação desta receita que pode ser feita no fogão, o chef Elzio utilizou a panela multifuncional e utensílios de silicone da linha Lyon 360 da Tramontina: forma para pão e grelha, que também podem ser levadas ao forno. Uma boa sugestão de presente para esse Natal. E desculpem a minha insistência, mas continuem se cuidando, usando máscaras e álcool em gel, mantendo o distanciamento. Nós cansamos do vírus, mas ele não cansou da gente. Até a próxima semana!
PRATO DO DIA : Pão rápido de calabresa Chef Elzio Callefi
INGREDIENTES: 350g de farinha de trigo 01 colher de chá de sal 05g de fermento seco 01 colher de sopa de açúcar 300 ml de água morna 250g de linguiça calabresa fatiada ½ xícara de chá de salsa picada 02 tomates (sem sementes) picados 80 ml de azeite de oliva extra virgem Pimenta do reino a gosto MODO DE PREPARO: Em um recipiente, misture a farinha, o açúcar, o sal, o fermento e a pimenta do reino. Adicione a água morna e o azeite aos poucos. Misture com auxílio de uma espátula até formar uma massa lisa e grudenta. Cubra a massa com um filme plástico e reserve em um ambiente quente e livre de correntes de ar durante 30 minutos ou até que a massa dobre de tamanho. Após o tempo de fermentação, misture à massa a calabresa fatiada, os tomates picados e a salsa e coloque a mistura na forma para pão. Pré- aqueça a sua Lyon 360 tampada e com a grelha dentro por 10 minutos em fogo alto. Em seguida, coloque o pão crescido dentro da panela sobre a grelha, tampe e deixe assar
em fogo médio, sem abrir. Após 40 minutos, retire a tampa e, com o auxílio de uma luva, retire o pão e o desenforme. Aguarde 15 minutos para servir. Para quem for fazer no forno com forma comum, asse o pão a 165ºC durante 35 minutos ou até dourar.
FLUTUAÍ COM NOVIDADES PARA O VERÃO RORAIMENSE.
O empresário Ubirajara Sá Neto e sua esposa apaixonados pela natureza, culinária e hospitalidade amazônica criaram o flutuante restaurante Flutuaí, que como eles gostam de frisar “nasceu nas terras de Makunaima e foi batizado pelas águas doces do Rio Branco”. O empreendedor viu tasmbém uma oportunidade de negócios, já que aqui, na capital do extremo norte brasileiro muitos kitesurfistas do mundo todo se reunem anualmente para aproveitar a Cruviana (nome dado ao vento forte das savanas de Roraima), surgindo um paraíso aquático para esse público. Está semana o Flutuaí voltou a funcionar de quarta a domingo das 11:00 às 20:00h, com cardápio amazônico assinado pelo Chef Ney Augustinho. Quem estiver a bordo do Flutuaíbv, pode se deliciar com petiscos, bebidas geladas e quentes com vários drinks tradicionais. No cardápio de entrada é possível comer um ceviche, dadinho de tapioca, bolinho de bacalhau ou camarão. Como pratos principais, o chef Ney Agostinho apostou nos peixes grelhados e assados elaborados com ingredientes amazônicos, ainda tem filé e camarão no cardápio.
Um diferencial são os vinhos portugueses, que é uma parceria exclusiva com a vinícola de Portugal. Para os amantes dos esportes tem aluguel equipamentos de Stand UP (SUP) e também é possível um passeio de barco na limousine do Rio Branco. O Flutuaí tem sua equipe treinada sobre todos os protocolos de segurança contra o Covid-19, além de treinamento com a engenheira de manipulação de alimentos para boas práticas de fabricação. Seguiremos todas recomendações da OMS como uso de máscaras, verificação da temperatura, álcool em gel, limpeza dos equipamentos, objetos e materiais. A capacidade é para 150 pessoas, mas estarão atendendo somente 40% da capacidade sendo somente 26 mesas, 10 no lounge e 16 no salão todas com distanciamento de 2M por mesa. O flutuante também oferece três tipos de pacotes para confraternizações de final de ano e podem reservar para confraternização até 30 pessoas no lounge que fica privativo. O cliente do Flutuaí só paga a consumação do bar e restaurante. O flutuante é 100% sustentável e planejado para receber com segurança. Eles tem caixa de dejetos para os banheiros com sistema de limpeza ecológico, não jogam nada no rio preservam e cuidam da natureza. A água do flutuante é ligada com a CAER pelo Porto onde estãos ancorados. Utilizam filtro para o tratamento da água dentro da cozinha do flutuante, e utilizam canudos biodegradáveis, colocaram placas de conscientização do meio ambiente no flutuante e dentro do Porto.
O Flutuaí está ancorado no Porto do Cat clube, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 1471, Caçari, onde tem estacionamento privado para os clientes, sendo a chegada até o flutuante pela margem direita do Rio Branco. Telefone para reserva e informações (95) 99155-1040. Instagram @flutuaibv e e-mail:[email protected]
NOVE BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS 50 MELHORES
RESTAURANTES DA AMÉRICA LATINA 2020.
Na última quinta feira, dia 3 de dezembro, aconteceu a cerimônia virtual dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina – Latin America’s 50 Best Restaurants. Nove restaurantes brasileiros foram nominados, houveram algumas surpresas na lista brasileira como a saída do restaurante carioca Olympe da família Troisgros, e a entrada no 50° lugar do restaurante paulista Corrutela do chef César Costa. A Casa do Porco Bar, restaurante paulista dos chefs Jefferson e Janaína Rueda mantém o posto de melhor restaurante do Brasil e ainda subiu duas posições, alcançando o quarto lugar da América Latina.
E fora do eixo Rio- São Paulo apenas o restaurante Manu da chef paranaense Manu Buffara de Curitiba (PR). A chef paulistana Janaína Ruena foi a vencedora do American Express Icon Award 2020 (prêmio ícone da América Latina 2020). A premiação celebra os agentes da gastronomia que contribuem de forma notável para o setor, usando sua visibilidade para aumentar a conscientização sobre pautas importantes e promover mudanças positivas no meio. A lista deste ano da premiação ficou assim: American Express Icon Award 2020 – Janaína Rueda (SP); Melhor Restaurante do Brasil – A Casa do Porco Bar (SP); 04° A Casa do Porco Bar – Jefferson e Janaína Rueda (SP); 12° Oteque – Alberto Ladgraf (RJ); 13° D.O.M – Alex Atala (SP); 21° Lasai – Rafa Costa e Silva (RJ); 23° Maní – Helena Rizzo (SP); 26° Evvai – Luiz Felipe Souza (SP); 33° Mocotó – Rodrigo Oliveira (SP); 44° Manu – Manu Buffara
(PR); 50° Corrutela – César Costa (SP).