Com Nada
* A Polícia de São Paulo desencadeou ontem, a “Operação Anteros”, que foi realizada em vários estados, inclusive em Roraima. O saldo da ação, foram 210 pessoas indiciadas e cerca de 100 presos, por um tipo de golpe virtual que está sendo chamado de “estelionato afetivo”, praticado por meio de redes sociais, sites e aplicativos de relacionamentos. Entre os presos estão pessoas de variadas idades, de 19 diferentes nacionalidades. Com os bandidos a polícia apreendeu mais de dois milhões de reais. Aqui em Roraima, durante a referida operação, foram presos um brasileiro de 28 anos e uma venezuelana de 31.
Com Tudo
* Por conta dos protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, a Defensoria Pública do Estado de Roraima está realizando sua tradicional confraternização e retrospectiva, em cinco encontros com números reduzidos de participantes, para evitar grandes aglomerações. As reuniões que tiveram início na última segunda-feira, 14, encerram-se nesta quarta-feira, 16. Na abertura, foi exibido um vídeo trazendo memórias das ações realizadas neste ano de 2020, os desafios, os projetos, as conquistas alcançadas, mesmo durante a pandemia. O defensor público-geral Stélio Dener exaltou o valor simbólico desses momentos com os servidores.
Andriu Soares, Rafael Mendes e Elcio Abreu, atletas do time #TeamPharmapele no recente lançamento do ThermoShot
Da Responsabilidade
* E quando surge a esperança de nos vermos livres da pandemia que assola o mundo, além de ainda não existir nenhum pedido de registro de vacina na Anvisa, quando isso acontecer, quem desejar se vacinar contra o novo coronavírus no Brasil, terá que assinar um “Termo de Responsabilidade” imposto pelo Governo Federal.
* A obrigatoriedade de assinatura do termo pela população, foi ideia do presidente Jair Bolsonaro, e diz que, para que o Governo não tenha responsabilidade com eventuais efeitos colaterais das vacinas. Mas essa postura do Governo brasileiro, aliás única no mundo, certamente fará com que as pessoas fiquem temerosas em se imunizar.
Da Responsabilidade II
* A propósito da polêmica iniciativa do presidente Jair Bolsonaro com relação a vacinação contra a Covid-19, o relator da medida provisória que autoriza a adesão do Brasil a um plano global para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus, deputado federal Geninho Zuliani, se posicionou sobre o assunto e atraiu críticas de especialistas.
* O parlamentar já declarou que pretende incluir no texto a determinação de que todos que tomem a vacina assinem antes um “termo de responsabilidade”. E a partir de então, isso passaria a valer para todos os imunizantes registrados na Anvisa, em caráter emergencial ou definitivo.
Chantagem
* De acordo com a polícia, várias vítimas perderam mais de um milhão de reais em golpes virtuais de “estelionato afetivo”, que funcionam basicamente como chantagem. Primeiro, usando perfis falsos, os bandidos estudam bem suas vítimas, solicitam amizade àquelas que acreditam serem mais carentes, daí começam o jogo de sedução.
* Eles as fazem acreditar que estão namorando e pedem que mandem imagens tipo nudes. Encantadas com o suposto romance, as pessoas enviam fotos e vídeos e aí que começa a extorsão. Os bandidos então passam a pedir dinheiro pra não divulgar as imagens “impróprias” que elas mesmas enviaram a eles.
Chantagem II
* De acordo com o inquérito policial que deu origem a “Operação Anteros”, milhares de pessoas já foram vítimas de golpes de “estelionato afetivo” e perderam verdadeiras fortunas para aqueles a quem acreditavam estar namorando virtualmente, porque eles ameaçam divulgar as imagens que elas próprias enviaram pros bandidos.
* Daí a gente fica pensando, como é que pode existir nesse mundo, alguém tão ingênuo ao ponto de enviar intimidades a quem nunca sequer viu pessoalmente? Na verdade, quando uma pessoa adulta faz esse tipo de coisa, deve estar tão emocionalmente desequilibrada, que carece de um criterioso tratamento especializado, talvez até de internação. #prontofale1!
Airton Ribeiro e sua mãe, dona Antonia: muito amor envolvido
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Rogério Poliselli, Rogoberto Araújo de Morais e Dr. Jesivaldo Batista.
*Os deputados estaduais aprovaram, ontem em sessão remota, a prorrogação, por mais 90 dias, do estado de calamidade pública declarado em março deste ano, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).
* Segundo o Boletim Epidemiológico da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), até esta segunda-feira ,14, Roraima registrou 66.515 mil casos confirmados e 761 mortes causadas pela doença.
* O decreto de calamidade busca facilitar ações que amenizem os efeitos da Covid-19 no Estado, e a redução nos números epidemiológicos.
* Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou o primeiro projeto de decreto legislativo (Decreto Estadual nº 28.653-E) que reconhecia a necessidade de medidas de segurança sanitária e de saúde para evitar a propagação da doença.
* Em julho deste ano, ocorreu a primeira prorrogação. No referido Decreto, constou a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, além da recomendação de outros cuidados.
Dra. Jandira Negreiros (Hemolab), entre Cristina Buás e Jeane Xavier da Clínica Saúde e Vida, em tempos de confraternização
Tá Valendo
O último
* Depois que o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos declarou Joe Biden presidente dos Estados Unidos e o presidente da Rússia, Vladmir Putin, e o presidente do México, Lopez Obrador, cumprimentaram o presidente eleito, foi o maior burburinho nas redes sociais. Tudo porque, faltava apenas Jair Bolsonaro e o presidente da Correia do Norte, Kim Jong-Um. Mas ontem finalmente o presidente do Brasil, resolveu cumprir a importante formalidade.
Denise Lira, candidata ao título de Garota Matrinxã 2020
Réveillon
* Entre as tradicionais festas de Réveillon que foram canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus, estão a de Salvador e a do Rio de Janeiro. A propósito, a Bahia, já se adiantou e cancelou inclusive seu concorrido carnaval e pelo andar da carruagem, Rio de Janeiro e São Paulo, também deverão anunciar o cancelamento da folia popular, pelo mesmo motivo.