Com Nada
* Não bastasse o significativo aumento do número de casos de coronavírus em Roraima, há pelo menos duas semanas está ocorrendo em Boa Vista um autêntico surto de malária, doença que também é conhecida como maleita e paludismo. De acordo com exames realizados em laboratórios locais, ao contrário do que se imagina, os bairros mais afetados, não são os da periferia, muito pelo contrário, o Caçari e o Paraviana são os locais onde têm sido comprovado grande número de casos positivos. A doença, é transmitida pelo mosquito Anopheles, que comumente causa três tipos de malária, sendo as mais comuns por esses lados, a vivax e falciparum.
Com Tudo
* Os grupos do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Roraima (PET/UFRR), estão realizando a campanha Natal Solidário, destinada à de arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos. As doações podem ser deixadas até 20 de dezembro, de segunda a sexta, no Hall do Prédio da Reitoria da UFRR, no campus Paricarana, ou entregue diretamente aos grupos PET. O material arrecadado será posteriormente entregue para instituições de caridade em Boa Vista. A mobilização, está sendo feita pelos grupos PET dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Física, Zootecnia, Ciências Sociais, Letras e Licenciatura Intercultural.
Nosso querido amigo e colega jornalista e afinado cantor Jânio Tavares, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta de sua idade nova hoje. Na foto, ele divide clic com a atuante deputada Betania Almeida
Do Exemplo
* Quando o presidente Jair Bolsonaro diz que não irá obrigar ninguém a tomar a vacina contra o coronavírus, mesmo durante uma pandemia mundial, vamos nos abster de comentar. Até porque, cada um é dono da própria vida e quem quiser se aventurar a morrer por pura ignorância, que morra, né?
* Mas convenhamos, qual é a segurança que o cidadão comum pode ter com relação a uma vacina se o presidente do país onde nasceu, se criou e reside desde que se entende por gente, diz que não irá se vacinar? Ele teria de ser o primeiro a dar o exemplo ao povo, afinal foi eleito pela maioria e se não o faz, certamente incentivará as pessoas.
Intubação
* Durante a pandemia, muita gente que foi internada em UTIs, precisou de ventilação artificial para sobreviver. Daí surgiu a dúvida que tem sido questionada constantemente nas redes sociais. Qual é o termo certo no caso desse delicado procedimento, intubação ou entubação?
* E de acordo com os mais renomados dicionários da Língua Portuguesa, intubar significa a introdução de um tubo num canal natural, em especial na traqueia, por meio da boca (ou do nariz) e laringe para proceder à ventilação, à anestesia, à aspiração ou à oxigenoterapia. E entubar significa colocar algo ou alguém dentro de um tubo. Então, fica claro que nos hospitais o que se faz é intubação, assim mesmo com “i”.
Hutukara
* A Hutukara Associação Yanomami foi selecionada na 19ª edição do Programa Rumos do Itaú Cultural, voltado à difusão e apoio da produção cultural brasileira, com o projeto “Oficina de Audiovisual para Comunicadores Indígenas”, na modalidade de criação e desenvolvimento/pesquisa.
* Com isso, o Programa Rumos Itaú Cultural reafirma sua constante atenção com artistas e pesquisadores que têm como foco a preservação da memória e da organização de acervos. Além disso, volta sua atenção a questões ambientais e assuntos de negritude, femininos, indígenas, urbanos e de acessibilidade.
Ceias
* A maravilhosa Aline Albuquerque (filha da querida Alcinéa Arruda e do renomado chef internacional Jean Luc Félix) está surpreendendo a mesa de quem tem paladar exigente, oferecendo um cardápio para encomendas das Ceias de Natal e Ano Novo, que vai desde os pratos tradicionais da época ao sabor gourmet europeu, que é reconhecido pelas receitas únicas de seu pai e mentor.
* São vários pratos sofisticados com a qualidade da culinária do chef Jean Luc, que atualmente dirige seu concorrido restaurante em Kemell na Bélgica. Interessados devem se apressar em fazer o agendamento para as ceias ligando para o telefone (95) 99123-1624.
Aline Albuquerque e seu pai, chef Jean Luc Felix: talento gastronômico que ultrapassa gerações
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Capoi Brasil, Valdemar Januário dos Santos Junior e Marques Leandro da Silva.
* A artista roraimense Cecy Brasil está com a exposição “Patrimônio Histórico Arquitetônico de Roraima”, até o dia 15 de março de 2021, na Galeria de Artes Franco Melchiorri – Sesc Mecejana.
* A mostra de arte tem entrada gratuita, tanto presencial quanto virtual e os interessados poderão acessar no site do Sesc.
* São 35 obras sobre tela, 22 em aquarela pintadas pela renomada artista plástica Perpe Brasil, e 13 telas em técnica de arte popular moldadas pela artista plástica e artesã Petita Brasil.
* Sem dúvida uma feliz iniciativa da sempre atuante Cecy Brasil que além de artista sensível, pesquisadora, escritora e conferencista sobre a história, lendas e costumes de Roraima.
* Uma excelente oportunidade para saber mais sobre a história de Roraima, por meio da beleza da arte e da cultura na linda exposição “Patrimônio Histórico Arquitetônico de Roraima”,
* Registramos com pesar o falecimento do empresário grego (há anos radicado em Roraima) Vaptistis Papoortziz (conhecido popularmente como Sr. Batista), ocorrido essa semana em Boa Vista.
Mariana Poltronieri recebeu a nova coleção de festas de final de ano da Amora Boutique glamour e Amora Casual
Tá Valendo
#Luto
* É com imenso pesar que registramos o falecimento do cantor Marzinho de Carvalho, ocorrido ontem no Nordeste, vítima da Covid 19. Marzinho residiu por longos anos em Boa Vista e havia mudado recentemente para Paraíba.
Saudade
* Hoje faz exatamente 9 anos de sua partida e a falta que ele nos faz, continua sendo muito sentida. Falamos do brilhante jornalista e intelectual roraimense, Feutmann Gondim, que nos deixou precocemente em 17 de dezembro de 2011. Saudade demais!
Dario Yanomami, da Hutukara, selecionada no Programa Rumos do Itaú Cultural