Social

Coluna Social 11186

Com Nada 

* Pessoas que praticam ciclismo, tênis e caminhadas nos bairros Caçari/Paraviana, especialmente na popularmente conhecida Praça do Chefão, têm se deparado com cenas das mais grotescas, mesmo em plena pandemia. Não é de hoje que jovens de variadas idades, inclusive menores, se aglomeram por ali desde cedo da noite até o amanhecer do dia, consumindo bebidas alcoólicas y otas cozitas más. O saldo de tudo isso, é a perturbação do sossego público da vizinhança, por conta do som dos paredões e uma grande quantidade de lixo deixado para trás, que vai desde garrafas, plásticos, vidros quebrados, seringas, agulhas e restos de comida.  

Com Tudo 

* Em visita ao TJRR, o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Rafael Leite, que acompanhou a inauguração do Laboratório de Inovação e Inteligência do Poder Judiciário de Roraima, fez ao presidente, desembargador Mozarildo Cavalcanti, a proposta de integração à mais nova plataforma do CNJ. O magistrado, que em 2019 participou do evento de tecnologia do TJRR, o Justiça 4.0, e conheceu as soluções tecnológicas do Tribunal, destacou a importância de o Mandamus (Sistema de Automação de Processos e Distribuição Eletrônica de Mandados) pata compor a Plataforma Digital do Poder Judiciário do CNJ, que visa compartilhar as experiências exitosas da área com todos os Tribunais do país. 

O concorrido personal Ronner Távora, da bem equipada academia Owner, dividindo clic com sua linda Caroline Cattaneo 

Sucesso 

* E quando se pensava que o ápice do sucesso da atual gestão do Tribunal de Justiça de Roraima tinha sido a conquista do até então inédito “Selo Diamante”, eis que o Conselho Nacional de Justiça, por meio do juiz auxiliar da presidência, Rafael Leite, propôs a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre o TJRR e o CNJ.  

* Com isso, o Sistema de Automação, usado atualmente apenas em Roraima, passará o quanto antes a ser disponibilizado e usado por todos os Tribunais que tenham interesse. “A ideia é levar o que tem de melhor em inovação para dentro dessa plataforma e contribuir para o judiciário como um todo no Brasil”, disse ele.  

Referência  

* O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, acenou positivamente com a possibilidade de disponibilizar a solução tecnológica local, para que seja utilizada em todo o Brasil. “Avaliamos como muito positivo esse conceito colaborativo adotado pelo CNJ, e estamos dispostos a colaborar com o que for necessário”, declarou.  

* Ele destacou ainda a importância do reconhecimento dos avanços tecnológicos do Tribunal: “É gratificante ver o reconhecimento de uma das nossas soluções inovadoras em inteligência artificial e ao mesmo tempo poder contribuir com outros Tribunais”, concluiu. De fato, com esse termo de cooperação com o CNJ, o TJRR, torna-se referência nacional.  

Arte Amazônica  

* “Tambores e Saias da Amazônia” é como se chama (provisoriamente) o projeto da bela Leka Denz, que busca sintetizar suas vivências na região em um novo trabalho que mescla composições próprias e interpretações de artistas da Amazônia, que são traduzidos em um novo disco.  

* Convidada para participar de um projeto, em Manaus, aprovado pela lei Aldir Blanc, com cantoras e musicistas de samba raiz intitulado “Mulheres do Brasil”, ela foi uma das estrelas do projeto inédito na capital do Amazonas, com uma roda de samba composta exclusivamente por mulheres cantando e tocando todos os instrumentos.  

Arte Amazônica II 

* E falando da linda Leka Denz, ela aproveitou a temporada cultural em Manaus e por lá realizou um ensaio fotográfico para o projeto “Tambores e Saias da Amazônia” com o talentoso e conceituado fotógrafo Célio Said, cujo talento e know-how ultrapassaram as fronteiras amazônidas e há tempos tem seu importante e criativo trabalho reconhecidos internacionalmente. 

* O ensaio teve a participação da super produtora de moda e eventos Fefa Cacheado; assistência de produção de Agenor Paixão e coordenação geral do marido, artista e ex-secretário de Cultura do Amazonas, Denilson Novo, além do apoio logístico da Amatur. 

Marcelinho Meirelles e a jovem médica Talita Araujo Lima, ilustrando a coluna desta sexta-feira  

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, a talentosa Joice Lopes e Francisco Nazareno de Souza.  

* No sábado quem troca de data é Alessandra Cruz, Ana Maria Dantas e Parimé Lima.  

* De aniversário domingo, João Silva de Souza e Dr. Messias Gonçalves Garcia.  

* A Platô Filmes de Roraima, em coprodução com a Boulevard Filmes de São Paulo, e direção de Rodrigo Séllos, fará nesta sexta-feira, 18, as 22h estreia do longa metragem “Por Onde Anda Makunaíma?”.  

* A estreia acontecerá durante o 53º Festival de Brasília, que será transmitido pelo Canal Brasil.  

* Na verdade, Makinaimî (leia-se Makunáima), é um mito indígena da tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana), cuja origem lendária origem é o monte Roraima.  

* A referência ao mito, foi registrado pela primeira vez pelo etnólogo alemão Koch-Grünberg, em 1911, em quem Mario de Andrade se inspirou pra escrever “Makunaíma, o herói sem caráter” em 1926.  

* O comunicador José Alves Barros, mais conhecido como DBarros, e sua Fabiana Nogueira, inauguram o Cervejeiros S.A. nesta sexta-feira 18), a partir das 19h, na praça Ayrton Senna (em frente ao Totozão), com o DJ Lázaro (com o melhor dos Anos 80) e Josemar Sales, tocando os melhores sucessos do Legião Urbana.

A concorrida chef Elma Gouveia, super requisitada nesse período de festas de final de ano (@encomendaselmagouveia / 99166 0092) 

Tá Valendo  

Hoje  

* Assessores jurídicos das áreas Cível e Criminal da Defensoria Pública do Estado de Roraima, encerram nesta sexta-feira (18), o workshop “A Defensoria Pública e os Pressupostos de Admissibilidade dos Recursos Especial e Extraordinário”.  O treinamento teve início ontem no auditório da instituição e, após a conclusão do workshop, os participantes receberão certificados de participação. 

Hoje II 

* Para capacitar e apresentar projetos internos, o Sebrae local promove nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h3, o Encontro de Fornecedores 2020.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da Loja Virtual do Sebrae Roraima, no link: https://loja.rr.sebrae.com.br/loja/.

A Leka Denz: beleza e arte no clic de Célio Said