Bom dia,

Hoje é sexta-feira (18.12).  Existe um princípio em administração, seja pública ou privada, que estabelece ser algumas atividades impossíveis de ser paralisadas. São atividades, que em linguagem técnica, devem ser de natureza continuada. As reclamações de pacientes, e mesmo de vídeos distribuídos pelas redes sociais mostrando a situação caótica de algumas unidades hospitalares do estado, demostram que este princípio basilar tem de ser, urgentemente, observado pelas autoridades estaduais, tanto do governador Antônio Denárium (sem partido), quando do secretário estadual da Saúde, Marcelo Lopes.      

Todos são sabedores de que essas autoridades estão na expectativa de adotar um novo modelo de gestão na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas vidas humanas não podem ser perdidas por conta dessa transiçãol. É preciso que medidas devam ser adotadas, com urgência, para que não haja um colapso, que parece ser iminente, no setor da saúde pública estadual.  

QUEDA-DE -BRAÇO 1    

A  eleição do vereador Idázio da Perfil (MDB) para a presidência da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) disse um vereador à parabolica, não pode ser dada como favas contadas. Ele chegou a publicar foto com os seus apoiadores, inclusive, com os candidatos aos outros cinco cargos da Mesa Diretora. Mas os partidos que fizeram parte da coligação que elegeu Arthur Henrique (MDB) elegeram apenas três vereadores, o que em democracia minimamente respeitável, é indicador de que os eleitores/eleitoras boa-vistenses votaram para entregar o Poder Executivo para um agrupamento de partidos, mas preferiram eleger para o Poder Legislativo, candidatos de oposição, talvez na esperança de que esses vereadores fizessem o papel que deles se espera, que é o de fiscalizar o executivo.

QUEDA-DE -BRAÇO 2    

E, tanto isso é verdade, que a queda-de-braço para formar a futura Mesa Diretora da CMBV está sendo travado entre a prefeita Teresa Surita (MDB), que lançou e bancou eleição de Arthur Henrique; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade), que fez o mesmo com o candidato derrotado no segundo turno, deputado federal Ottaci Nascimento (Solidariedade). Teresa que fazer de seu correligionário, o vereador  Idázio da Perfil, o novo presidente da CMBV. Já Jálser Renier dá apoio a  Genilson Costa, seu correligionário do Solidariedade. A composição dos outros cinco cargos da Mesa Diretora são: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e 3º secretário. A eleição do presidente dependerá muito da escolha para os demais cargos.

EMPREENDEDOR

Você já sabe, ou deverá saber, do falecimento por Covid19 -após dois meses de internação hospitalar-, do empresário Vaptistis Anastase Papoortis. Os mais novos e os chegantes nas três últimas ao estado, talvez não saibam da história de empreendedorismo desse migrante grego, que aqui aportuguesou seu nome para Batista. Ele começou sua bem-sucedida carreira empresarial como proprietário e dirigente da Gran Roraima, a mais moderna e mais qualificada panificadora de Boa Vista nos anos 70 e 80 do Século passado. Batista foi igualmente investidor no ramo imobiliário, tendo um papel relevante para o desenvolvimento de Roraima, estado que escolheu no Brasil para morar. Aqui, prosperou, formou família; daqui nunca mais saiu.

ASSÉDIO

Financeiras especialmente sediadas em São Paulo andam assediando diariamente pessoas que têm empréstimos consignados, oferecendo comprar o débito e refinanciá-lo em prazo maiores reduzindo o valor das prestações. O problema é saber os meios pelos quais essas financeiras conseguem acessar o banco de dados dos emprestantes. Não queremos acreditar que instituições bancarias estejam informando esses dados, o que é ato criminoso. Um leitor da Parabólica, só esta semana recebeu quatro telefonemas de duas financeiras oferecendo a operação. Com certeza, muitos incautos e endividados caem na esparrela.

RÁPIDAS

A Colômbia é o segundo país da América do Sul a iniciar a vacinação da população contra a Covid19. Enquanto isso o Brasil espera que os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidam se a vacinação será obrigatória. Pobre-rico país. ### Apesar de todo, e tocado pelo garimpo ilegal e pela exportação para a falida Venezuela, Roraima foi o campeão brasileiro na geração de emprego no último trimestre. E sem qualquer política pública que ajudasse a empurrar o crescimento econômico do estado. ### E tudo começou com a transferência da Área de Livre Comércio de Pacaraima (ALC), onde não era eficaz, para Boa Vista; feita pelo ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio (PSB), nas últimas eleições foi tratado como péssimo gestor. Que fazer? É o povo que assim quer. ### Uma empresa guianense vai iniciar de dezembro/20 a maio/21 voos não regulares e experimentais entre Boa Vista e Georgetown. Se a operação de mostrar viável, a empresa pode solicitar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que lhe seja dada a habilitação para transformar esses voos em regulares. ### E quando falamos em regulares estamos dizendo sobre o ponto de vista da frequência dos voos, pois esse início experimental está devidamente sancionado pela ANAC. É regular, do ponto de vista jurídico. ### Até segunda-feira.