Social

COLUNA SOCIAL 11200

Com Nada

* A Polícia Federal realizou ontem a maior apreensão de madeira já apreendidas no Brasil, em todos os tempos. Foi na divisa dos estados do Pará e Amazonas, onde foram encontradas mais de 43 mil toras de madeira, extraídas irregularmente, o que representa 131,1 mil metros cúbicos de toras, volume suficiente para a construção de 2.620 casas populares. As 43.700 toras foram apreendidas em uma região de 20 mil km², do tamanho do estado de Sergipe e de acordo com a PF, o cálculo da apreensão ainda é preliminar e provavelmente deverá aumentar, após a realização de perícia que será feita com o apoio do Exército. 

Com Tudo

* A Universidade Federal de Roraima, recém publicou edital para contratar 32 professores substitutos que atuarão em diversos cursos e setores da instituição. As inscrições estarão abertas a partir de quinta-feira, 23, até 15 de janeiro de 2021. As vagas são para variadas áreas, com exigência mínima do curso de graduação e a remuneração dos selecionados será de R$ 3.126,31 mensais. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos entre os dias 23 e 31 deste mês. O seletivo é coordenado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFRR e os candidatos devem acessar a página www.concursos.ufrr.br, para realizar a inscrição.  

A princesinha Maria Elisa Dantas (filha de Meire Dantas e Julinho Reis) durante a recente celebração de seus 15 anos,na Cidade Porto

Devastação

* E enquanto a Amazônia segue sendo ultrajantemente destruída, o Governo Federal segue negando que haja queimadas e desmatamentos na região. E o que é pior, após desarticular propositadamente os mecanismos de fiscalização de órgãos como o Ibama, ainda incentiva os criminosos isentando-os da culpabilidade.

* De nada adianta apreender a madeira e não responsabilizar os culpados. Na verdade, o certo mesmo seria coibir esse crime ambiental que está devastando nosso país assustadoramente. Ou seja, depois que uma arvore é derrubada, vai prender a madeira pra que mesmo, se os criminosos nem responderão por isso?

Devastação II

* Mesmo com todo descaso do Governo Federal, atualmente com relação ao meio ambiente, é louvável o trabalho da Policia Federal. Apesar de todas as dificuldades com que desempenha suas atividades, ainda é o único órgão que tem enfrentado esse verdadeiro descaso com a natureza.  

* Mesmo assim, a instituição que é, reconhecidamente, uma das mais sérias desse país, vem sofrendo sistemáticas tentativas de desmoralização. Um exemplo disso foi o trabalho realizado no Pantanal, onde incêndios criminosos mataram milhares de animais de todas as espécies pra ampliar áreas de pasto. A PF identificou os responsáveis, mas até agora ninguém foi preso por conta disso.

Bom Exemplo

* O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Joe Biden deu o que se pode chamar de bom exemplo para os americanos e para o mundo inteiro. O democrata de 78 anos tomou ontem a vacina contra a Covid-19, com transmissão do vivo, para incentivar a população a também se vacinar.   

Ele recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer e receberá a segunda daqui a 20 dias.

* A gestão do novo presidente americano terá início oficialmente em 20 de janeiro, mas o Biden já anunciou uma serie de estratégias para conter a pandemia no país e uma das medidas será vacinar 100 milhões de pessoas nos primeiros três meses de seu mandato.

No Recesso

* O Judiciário estará de recesso até dia 7 de janeiro e esse período, a Defensoria Pública funcionará em regime de sobreaviso e com atendimento ao público exclusivamente via WhatsApp, somente para demandas urgentes. Haverá uma escala de plantões para os defensores públicos, que atenderão primordialmente casos de urgência.

*Atendimentos urgentes, que não possam esperar pelo fim do recesso judiciário, na área Cível, mande um DPE ZAP para (95) 98104-2048. Os atendimentos urgentes na área criminal, o DPE ZAP é (95) 98104-2195.

A partir do dia 7 de janeiro de 2021, as atividades da instituição serão retomadas e todas as demandas, urgentes ou não, serão agendadas.

                 A personal Mayara Rodrigues – na foto com a empresária Adriana Lins – segue recebendo homenagens por sua recente colação de grau

#Rápidas

* Como última ação de entrega de kits de higiene para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Mulheres Vivá

recebe doações de materiais até a próxima sexta-feira, 25.

* As entregas marcam ainda seis meses de atividades do projeto voluntário, iniciado em junho deste ano.

* O projeto arrecada itens como absorventes, desodorantes, lenços umedecidos, cremes dentais, escovas de dente e rolos de papéis higiênicos.

* Desde o mês passado, o kit passou a levar camisinhas femininas e masculinas para que mulheres evitem Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  

* A ação de dezembro está marcada para ocorrer no sábado, 26 em diversas localidades de Boa Vista.  

* Os interessados em doar materiais de higiene podem entrar em contato através do perfil no Instagram @projetomulheresviva.  

* Além dos materiais, é possível ajudar o projeto com doações em dinheiro, compras na loja virtual e também sendo voluntária, desde que seja mulher e maior de 18 anos. 

* Mais informações poderão ser obtidas com Ana Paula Lima, direção – (95) 98112-0110 e Fabiana Brasil, voluntária – (95) 99129-4314.  

Diego Viana, em São Paulo, intensa temporada de reuniões de negócios 

Tá Valendo  

#Luto  

O metier da natação está de luto pela morte da nadadora Mariana Franklin Ferreira Silva, de 14 anos, que faleceu domingo por complicações causadas pela Covid-19. Ela disputou um campeonato no início do mês após ter testado positivo para a doença.

Da Hora  

* O Governo de Roraima lançou ontem, edital para a contratação imediata de 239 médicos que atuarão nas unidades de saúde estadual. A iniciativa visa reforçar o Plano de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) em Roraima. As inscrições estarão abertas do dia 24 a 29 de dezembro, no site: www.saude.rr.gov.br

Recém-eleito vereador pelo município de Boa Vista, o guarda Jullyerre Pablo, durante a diplomação. Ele é filho da nossa colega, Sandra Lima