Bom dia…
GRÊMIO X SÃO PAULO
Grêmio e São Paulo iniciam a disputa por uma das vagas à final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre, no jogo de ida da semifinal.
O Tricolor gaúcho entrou na competição nas oitavas e, desde então, passou por Juventude e Cuiabá. Vem de eliminação na Libertadores com goleada sofrida para o Santos e empate por 1 a 1 diante do Sport, no último sábado, pelo Brasileirão.
O São Paulo vive o melhor momento na temporada. Líder do Campeonato Brasileiro com cinco pontos de vantagem sobre o Flamengo, segundo colocado, não entra em campo desde a quarta passada, quando aplicou 3 a 0 no Atlético-MG. Na Copa do Brasil, também começou nas oitavas de final e eliminou Fortaleza e Flamengo.
Grêmio – técnico: Renato Portaluppi
A baixa da vez é o zagueiro David Braz, com desconforto muscular. Mas Kannemann retorna ao time para fazer dupla com Geromel. Resta uma dúvida no ataque: Ferreira é o principal candidato na ponta direita, mas Alisson está recuperado de lesão muscular e foi relacionado.
Escalação provável do Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Ferreira (Alisson), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
Quem está fora: David Braz, Orejuela, Maicon, Leonardo, Robinho, Pinares e Luiz Fernando.
São Paulo – técnico: Fernando Diniz
O treinador faz mistério quanto à escalação de Luciano. O atacante sofreu um pequeno estiramento na coxa esquerda há duas semanas, viajou para Porto Alegre, mas o clube ainda o coloca como dúvida para o duelo. Caso ele não tenha condições de jogo, Tchê Tchê deve ser o substituto.
Escalação provável do São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Luciano (Tchê Tchê) e Brenner.
Quem está fora: Walce (lesão no joelho) e Liziero (lesão no tornozelo)
PALMEIRAS X AMÉRICA-MG
Palmeira e América-MG começam nesta quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo, a decidir uma vaga na final da Copa do Brasil. O confronto de volta das semifinais do torneio nacional será na próxima semana, em Belo Horizonte.
Vivo nas três competições restantes da temporada, o Palmeiras pode ter os retornos de Luiz Adriano e Rony nesta quarta-feira. O primeiro não entra em campo há um mês por causa de uma lesão muscular, e o segundo foi preservado do jogo contra o Inter no último sábado.
O América-MG faz ótimo 2020. Na Série B, é o vice-líder, dois pontos abaixo da Chapecoense, a primeira colocada, e já tem o acesso à primeira divisão muito bem encaminhado. A briga, agora, é pelo título.
Na Copa do Brasil, o Coelho já deixou dois adversários de Série A pelo caminho: o Corinthians e o Inter. Essa já é a melhor campanha do América na história da competição. A equipe tem um número grande de desfalques, mas Lisca tem encontrado soluções, e o time tem mantido o rendimento.
Palmeiras – técnico: Abel Ferreira
O Palmeiras deve ter um elenco quase completo à disposição nesta quarta-feira. Somente Patrick de Paula continua em transição física, além dos jogadores que foram operados nos últimos meses. Com Luiz Adriano participando dos últimos treinos, AbelFerreira pode ter um ataque reforçado no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil.
Quem está fora: Felipe Melo (cirurgia no tornozelo), Luan Silva (cirurgia no joelho), Patrick de Paula (transição) e Wesley (cirurgia no joelho).
Pendurados: ninguém.
América-MG – técnico: Lisca
Lisca tem desfalques relevantes para a partida. Os laterais Diego Ferreira e João Paulo seguem machucados e devem ser substituídos por Daniel Borges e Sávio, respectivamente.
Zé Ricardo (também lesionado) e Alê (suspenso) são outros jogadores importantes que Lisca não terá à disposição – Flávio e Geovane devem ter novas chances no meio. Por fim, o atacante Léo Passos sequer viajou para São Paulo, já que pertence ao Palmeiras, e o Coelho teria que desembolsar R$ 500 mil para tê-lo em campo.
Quem está fora: Diego Ferreira, João Paulo, Zé Ricardo e Guilherme (machucados); Alê (suspenso); Léo Passos (fora por força de contrato); Arthur e Lohan (já atuaram por outras equipes na Copa do Brasil).
Pendurado: Ademir.
PRESENTÃO
O garoto de apenas 11 anos que foi vítima de injúria racial em um jogo de futebol no interior de Goiás chegou ao CT Rei Pelé, do Santos, nesta terça-feira, para conhecer o clube. Ele terá contato com o elenco na atividade de quarta-feira.
O Santos publicou uma foto de Luiz Eduardo Bertoldo Santiago no CT Rei Pelé na tarde desta terça. O garoto conhecerá os jogadores no próximo treinamento e fará testes para as categorias de base em 2021.
Luiz Eduardo Bertoldo Santiago ficou conhecido por um vídeo que viralizou nos últimos dias em que chora ao denunciar que sofreu racismo do técnico adversário.
Garoto de 11 anos vítima de racismo conhece CT Rei Pelé, do Santos — Foto: Divulgação / Santos FC
PRÓXIMO ADVERSÁRIO
O Santos saberá na noite desta quarta-feira quem será o adversário na semifinal da Copa Libertadores. Racing e Boca Juniors, ambos da Argentina, disputam a vaga na próxima fase do torneio sul-americano às 21h30, em La Bombonera.
A vantagem é do Racing, que venceu o jogo da ida por 1 a 0, e joga pelo empate e até por uma derrota por um gol de diferença se marcar fora de casa (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3…).
O Boca Juniors, por sua vez, colocará sua força em casa à prova e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Se devolver o placar da ida, a decisão será nos pênaltis.
O Santos nunca encontrou o Racing na Libertadores e não enfrenta o clube argentino desde 1997. No retrospecto geral, segundo o acervo histórico do clube, são 14 jogos entre as equipes, com sete vitórias do Peixe, três empates e quatro derrotas.
Com o Boca Juniors, a história é bem diferente, especialmente na Libertadores, competição em que só se encontraram na final. Em 1963, o Santos levou a melhor e conquistou o bicampeonato ao bater o Boca. Os argentinos deram o troco em 2003, quando superaram o Peixe na decisão.
No retrospecto geral diante do Boca, o Santos tem seis vitórias, dois empates e quatro derrotas em 12 jogos disputados.
Racing venceu o Boca Juniors em Avellaneda e tem vantagem nas quartas de final — Foto: REUTERS/Gustavo Garello
LAUDO DAS OFENSAS
O Flamengo enviou para análise imagens da partida contra o Bahia que mostram uma discussão entre Bruno Henrique e Ramirez. A leitura labial feita por especialistas do Ines (Instituto de Educação de Surdos) mostrou que o jogador do time baiano ofendeu o atacante rubro-negro.
– O Flamengo encomendou a especialistas do INES – INSTITUTO DE EDUCACAO DE SURDOS, uma leitura labial da situação do Ramirez com o Bruno Henrique momentos antes do que se passou com o Gerson. A prova revelou que teria havido a ofensa, vamos apresentar ao STJD e entregar a polícia – afirmou o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, nas redes sociais.
Segundo os especialistas, Ramirez diz a Bruno Henrique o seguinte:
– Está falando muito, seu negro.
Luis Felipe Ramos Barroso acrescenta que, no início da discussão (a partir de 4 segundos no vídeo acima), Bruno Henrique também xinga o colombiano.
– Gringo de m…
O entrevero aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo – portanto, 13 minutos depois da acusação de Gerson ao próprio Ramirez. Bruno Henrique se irritou com o que achou cera de Ramirez na área do Bahia e começou a discutir com o colombiano. Naquele momento, o Flamengo perdia por 3 a 2.
Procurado pela reportagem, Bruno Henrique se manifestou, através de sua assessoria, e disse que não ouviu Ramirez chamá-lo de negro.
O Bahia respondeu com a seguinte nota oficial:
“O Bahia informa que não teve acesso a nenhum laudo produzido sobre o tema e que contratou laudos próprios para fundamentar a sua decisão, que será firme e corajosa, fazendo jus ao trabalho de combate a todas as formas de preconceito realizado há três anos pelo clube.
Além disso, lamenta que um jogo de futebol tenha transcorrido em clima tão agressivo de todas as partes, que, além da denúncia de racismo, protagonizaram desrespeitos mútuos, agressividades e xenofobia.”
Ramírez Bruno Henrique Flamengo Bahia — Foto: Reprodução
NBA
Os Clippers pisaram firme e começaram falando grosso a temporada regular da NBA. Comandada em quadra por Paul George e Kawhi Leonard, a equipe derrotou os arquirrivais Lakers por 116 a 109 na noite desta terça-feira no Staples Center (já madrugada de quarta no Brasil), vencendo o clássico de Los Angeles na rodada de abertura da edição 2020/21 da Liga.
George brilhou, fechando como o maior pontuador do jogo com 33 ao todo (além de 6 rebotes). Kawhi assinalou 26 pontos e formou uma dupla infernal com o ótimo número 13. Serge Ibaka (15 pontos e 6 rebotes) também esteve bem e deu o seu recado.
Pelos Lakers, LeBron James registrou 22 pontos (ainda 5 rebotes e 5 assistências) e terminou como o cestinha, com 4 a mais que Anthony Davis (7 rebotes). Chegando aos dois dígitos em dois fundamentos, os estreantes Montrezl Harrell (17 pontos e 10 rebotes) e Dennis Schroder (14 pontos e 12 rebotes) mostraram serviço, porém não impediram o primeiro revés do atual campeão. Mandando muito bem, Schroder ficou a somente duas assistências do triplo-duplo.
Tal como fez no quarto inicial, o Los Angeles Clippers tomou conta na parte derradeira e rapidamente colocou 17 pontos de vantagem (111 a 94). Sem forças para ameaçar, os Lakers esbarraram na imposição do adversário, que pôs as rédeas sob o braço e, mesmo tirando o pé, assegurou a primeira, e emblemática, vitória na temporada.
Paul George mandou no Staples Center e regeu os Clipper na estreia — Foto: Getty Image
Na abertura da temporada 2020-2021 da NBA, o novo Brooklyn Nets mostrou a que veio. Ao lado de Kevin Durant, que voltou a atuar numa partida “oficial” depois de um ano e meio, Kyrie Irving brilhou como cestinha da noite e conduziu o Brooklyn Nets a uma vitória acachapante diante do Golden State Warriors: 125 a 99, para alegria de Steve Nash, que fez sua estreia como treinador principal na NBA.
Kyrie saiu de quadra com 26 pontos (62% de aproveitamento), 4 rebotes e 4 assistências, enquanto Durant mostrou que está muito à votade após se recuperar de uma ruptura de tendão de Aquiles. O ala foi eficiente, atacou a cesta sem hesitações e entregou à sua equipe 22 pontos (43% de aproveitamento), 5 rebotes, 3 assistências, 3 roubadas e 1 toco. No lado dos Warriors, Curry teve 20 pontos, 10 assistências e 2 roubadas.
Durant e Kyrie dão show, e Nets impressionam com surra nos Warriors na abertura da NBA — Foto: Jesse D. Garrabrant/Getty Images