FOLHA SPORTS
SURTO NO FORTALEZA
O Fortaleza registrou 12 casos de Covid-19 após reapresentação dos colaboradores que estavam folga devido ao Réveillon. A lista inclui atletas, membros da comissão técnica e demais funcionários. Ao todo, nove jogadores estariam infectados, mas o Fortaleza só vai confirmar no boletim médico antes da partida diante do Sport. Os nomes não foram revelados, o que só ocorre antes da partida contra o Sport, na quarta-feira (6), às 20h30, na Ilha do Retiro, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A testagem que registrou os infectados foi a primeira realizada em 2021. Os jogadores precisarão cumprir isolamento de 10 dias seguindo protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Marcelo Chamusca, treino, Fortaleza — Foto: Karim Georges/Fortaleza EC
LUXA NA ÁREA
Vanderlei Luxemburgo comandou neste sábado seu segundo treinamento do Vasco desde que teve seu retorno oficializado, no último dia 31. E o trabalho será integral, já que os atletas voltam a campo às 16h. A primeira sessão do dia teve ênfase na parte física. A atividade foi feita sob orientação de Antônio Mello, coordenador de preparação física do Vasco, e Daniel Félix (preparador). Depois de cumprirem protocolos fisiológicos e participarem de atividades na academia, os jogadores foram para o gramado e se dividiram em cinco grupos. Os atletas foram submetidos a quatro circuitos com ênfase no ganho de força e potência. Um deles, porém, também priorizou a posse de bola e a marcação sob pressão. Terminada a atividade, Luxemburgo reuniu os atletas no gramado e conversou com eles. O Vasco volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h, contra o Atlético-GO, fora de casa.
Vanderlei Luxemburgo observa treino do Vasco neste sábado — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama
BRASILEIRO SUB-20
Atlético classificado
O Atlético-MG venceu na noite deste domingo o Palmeiras, por 1 a 0, em Belo Horizonte, e se classificou para a semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. Dono da melhor campanha da primeira fase, o Galo decidiu o confronto em casa e avançou no torneio com um gol de Guilherme Santos, no primeiro tempo. O Atlético agora enfrenta o Corinthians na luta por uma vaga na decisão.
Atlético-MG x Palmeiras, pelo Brasileirão Sub-20 (Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Corinthians classificado
Jogando fora de casa, o Corinthians começou perdendo por 2 a 0, mas buscou a virada no segundo tempo. O gol da classificação saiu aos 44 minutos da etapa final. No duelo de ida, as equipes tinham empatado em 0 a 0.
Corinthians venceu o Grêmio por 3 a 2 no Brasileirão Sub-20 — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio
Athetico-Pr classificado
O Athletico venceu o São Paulo por 1 a 0, na tarde deste domingo, e está classificado para a semifinal do Brasileiro Sub-20. Depois do primeiro jogo terminar em 1 a 1, João Pedro definiu a partida no CT do Caju. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com os times em estratégias bem definidas. Athletico foi para cima, criava mais, enquanto o São Paulo se aproveitava de contra-ataques. Mas os visitantes sofreram do próprio veneno com o gol de João Pedro, que começou de um jogada no meio de campo, teve Jajá segurando ela no ataque e depois a sobra para o atacante mandar para o gol. O São Paulo ainda teve boas chances, mas o primeiro tempo ficou mesmo com vantagem para o Furacão. O segundo tempo foi de nervoso e pressão do São Paulo, mas o Athletico soube fazer o jogo da classificação. Com o placar na mão, o time recuou e se aproveitou de seus atacantes velozes para assustar a defesa tricolor.
ÁRBITRA NO MUNDIAL DE CLUBES
A Fifa divulgou nesta segunda-feira o quadro de arbitragem do Mundial de Clubes de 2020, a ser disputado neste ano no Catar. A brasileira Edina Alves Batista vai comandar um dos trios. A assistente Neuza Back também foi selecionada. A indicação de Edina Alves para liderar um dos trios de um grande torneio da Fifa segue uma sequência de exemplos iniciada na Copa do Mundo Sub-17 de 2017, quando a suíça Esther Staubli apitou um dos jogos da competição masculina, e depois continuada pela uruguaia Claudia Umpierrez, que esteve no último Mundial Sub-17, realizado no Brasil em 2019. Edina Alves faz parte do quadro de árbitras da Fifa desde 2016 e já apitou em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro masculino. Ela esteve na última Copa do Mundo feminina (França-2019), em que comandou a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos. Neuza Back é assistente da Fifa desde 2014. Ela também esteve no último Mundial feminino e recentemente trabalhou no jogo entre Vélez Sarsfield e Peñarol, pela Copa Sul-Americana masculina.
Edina Alves Batista apitou na última Copa do Mundo feminina, em 2019 — Foto: Getty Images
GATITO
Afastado do Botafogo desde o dia 23 de setembro, Gatito Fernández ainda não tem prazo para voltar ao Botafogo. A expectativa era de que o goleiro atuasse antes da virada do ano, mas não foi possível. O paraguaio, em recuperação de edema ósseo no joelho direito, está no processo de transição e empenhado em voltar a jogar, mas ainda sente dores. Pelo Campeonato Brasileiro, o último jogo de Gatito foi no dia 20 de setembro, o empate em 0 a 0 com Santos em casa. Três dias depois, ele esteve em campo no também empate sem gols com Vasco, que classificou o Botafogo às oitavas de final da Copa do Brasil. Na última entrevista coletiva de 2020, o técnico Eduardo Barroca disse que Gatito ainda está no processo de transição e precisa cumprir mais etapas da recuperação antes de voltar. Gatito esteve afastado dos gramados no momento mais crítico do Botafogo. Com apenas oito jogos no Brasileirão, o goleiro viu de longe a situação do time se agravar no campeonato com a luta pela permanência na Série A.
Último jogo de Gatito Fernández pelo Botafogo foi contra o Vasco, pela quarta fase da Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/Botafogo
FUTEBOL INTERCIONAL
MILAN
O Milan mostrou a força do líder do Campeonato Italiano na vitória deste domingo sobre o Benevento, por 2 a 0, fora de casa, pela 15ª rodada, com gols de Kessié e Rafael Leão Único invicto da competição, o time rubro-negro viu a Inter de Milão assumir provisoriamente a liderança, e precisava da vitória para se manter na liderança. Conseguiu, na base da raça: com um jogador a menos desde a expulsão de Tonali aos 32 minutos do primeiro tempo, o Milan segurou a pressão da equipe da casa até o fim. Milan e Inter de Milão travam um duelo emocionante pelo título italiano: apenas um ponto separa os dois rivais.
Kessié Benevento x Milan (Foto: Reuters)
JUVENTUS
Ano novo, velha rotina na Juventus. Com Cristiano Ronaldo decisivo, a equipe de Andrea Pirlo venceu a Udinese por 4 a 1 neste domingo, em Turim, pela 15ª rodada do Campeonato Italiano. O português marcou dois gols e deu uma assistência na partida. Chiesa e Dybala fizeram os outros gols para a Juve, e Zeegelaar fez o único para os visitantes. A Juventus chega aos 27 pontos, na quinta posição, com um jogo a menos que a maioria dos rivais. O líder do Italiano é o Milan, com 37 pontos. Os dois gigantes se enfrentam nesta quarta-feira, em Milão. A Udinese segue com 15 pontos, agora na 14ª posição, quatro pontos acima da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do time de Udine é contra o Bologna, fora de casa.
Jogadores da Juventus comemoram um dos gols de Cristiano Ronaldo na vitória da Juventus (Foto: Massimo Pinca/Reuters)
MANCHESTER CITY
O Manchester City venceu o Chelsea por 3 a 1 neste domingo, em Stamford Bridge, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Inglês . Essa talvez tenha sido a melhor atuação do City até aqui na temporada – pelo menos no primeiro tempo. Gündogan, Foden e De Bruyne marcaram na etapa inicial, e Hudson-Odoi descontou para o Chelsea no segundo tempo. O Manchester City tem oito vitórias em 15 jogos neste Campeonato Inglês, além de cinco empates e duas derrotas. Em termos de aproveitamento dos pontos, o desempenho só é pior do que o dos líderes Liverpool e Manchester United (68,8% contra 64,4%). Das 15 vitórias do Manchester City nesta temporada até agora, em sete delas venceu por três gols ou mais de diferença.
Manchester City vence o Chelsea em Stamford Bridge pelo Campeonato Inglês (Foto: Getty Images)
NBA
A noite foi de Stephen Curry. Registrando nada menos que 62 pontos, o armador sobrou em quadra e regeu a vitória do Golden State Warriors sobre o Portland Trail Blazers por 137 a 122, no embate que encerrou a rodada deste domingo na NBA. A sensacional marca representou o recorde pessoal de Curry em sua vitoriosa trajetória na mais importante liga de basquete do planeta. De quebra, ultrapassou o “splash brother” Klay Thompson (que chegou a 60) e igualou Rick Barry (1974) na franquia.
Além de anotar quase metade da pontuação de sua equipe (com 8 tiros certos de 3 em 16 tentados), o astro produziu ainda 4 assistências e apanhou 5 rebotes. Andrew Wiggins marcou 21 pontos e pegou 7 rebotes, tornando-se um eficiente coadjuvante no show da fera. Com um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes), James Wiseman também esteve bem pelos locais, que agora somam 3 vitórias em 6 jogos e se igualam ao rival desta noite.
O Super Curry “voa” após chegar a impressionante marca em San Francisco — Foto: Getty Image
LeBron James sempre é um fator de desequilíbrio. Pesa muito ter um astro como ele no time. Neste domingo, King James cresceu no último quarto para comandar o Los Angeles Lakers a uma vitória fora de casa sobre o Memphis Grizzlies, por 108 a 94, em uma noite marcada por um tributo a Marc Gasol. Foi o terceiro triunfo seguido dos atuais campeões da NBA, que já colam no Phoenix Suns na liderança da Conferência Oeste. LeBron chegou ao último quarto com uma atuação discreta e apenas nove pontos. Só que na hora da decisão, King James brilhou. Ele anotou 13 pontos na reta final e fez a diferença. Foi o cestinha da partida e ficou muito perto de um triplo-duplo (22 pontos, 13 rebotes e 8 assistências).
LeBron James no jogo entre Lakers e Grizzlies — Foto: Joe Murphy/NBAE via Getty Images