Olá queridos leitores!
Começamos mais um ano e desejo muita saúde para todos.
Em 2021 a coluna Letras Saborosas completa 10 anos de informação e receitas no jornal Folha de Boa Vista e teremos novidades a partir de março, aguardem.
Quero dividir com vocês minha alegria no final de 2020 que foi ter recebido o prêmio Tia Quelé de Cultura Alimentar (Gastronomia) pela Divulgação nesses 10 anos da gastronomia do estado. O prêmio foi concedido pela Secretária de Cultura de Roraima através da Lei Aldir Blanc, que é uma ação emergencial destinada ao setor cultural durante a pandemia do Covid-19. Foram contempladas mais quatro pessoas, duas que apresentaram receitas de pratos e duas que apresentaram bebidas elaboradas com ingredientes roraimenses.
O ano que passou foi difícil para todos, foi uma mudança de mentalidade e de costumes para todos. Muitos ficaram desempregados, passaram fome, muitos adoeceram e tiveram parentes falecidos.
Mas confesso que não achei o ano ruim, pois minha família e eu não adoecemos, tivemos mais tempo para estarmos juntos e descobrimos o quanto foi bom esse período.
A coluna continuou sendo escrita, aliás vamos aos números: foram 45 colunas em 2020, onde temos 10 receitas doces, 34 salgadas e uma de bebida. Participaram com receitas os chefs: Babu Loreiro (AM), Carla Pernambuco (SP), Cia. dos Fermentados (SP), Escola Mausi Sebess (Argentina), Elzio Callefi (SP), Henrique Escabia (SP), Melchior Neto (SP), Thiago Ribeiro (SP) e Valdelícia Coimbra (MG).
Mesmo sendo um ano atípico, trabalhei muito dando palestras online para alunos de gastronomia e nutrição das universidades: Federal da Paraiba (UFPB); Federal da Bahia (UFBA); Faculdade Promove de Minas Gerais e Centro Universitário Claretiano (SP).
Ainda participei de Lives com os chefs: Rodrigo Bellora (RS); Rafael Brunno (MA); Claúdio Jr. (PR) e com o Instituto Brasil a Gosto, falando sobre a cultura alimentar indígena.
E mesmo que a pandemia tenha vetado os eventos presenciais, participei de três eventos gastronômicos online: Festival Panela de Barro (ES); Festival das Tulhas (MA) e Festival Fartura Gastronomia du Brasil (MG).
Como podem ver foi um ano super produtivo e este deverá ser igual.
A receita de hoje eu fiz para a ceia de ano novo, com inspiração na amiga chef Ana Luiza Trajano, rainha do cuscuz e vocês podem encontrar a receita no IGTV do Festival Fartura.
O cuscuz paulista que fiz foi com camarão, mas podem fazer com frango, sardinha, só com legumes, como quiserem.
Espero que todos continuem usando máscaras e álcool em gel, façam o distanciamento e fiquem em casa se puderem, ainda não nos livramos dessa doença. E que tenhamos vacina para todos em breve.
Até a próxima semana!
PRATO DO DIA
Cuscuz paulista de camarão
Chef Ana Luiza Trajano
INGREDIENTES:
Caldo de camarão
02 colheres (sopa) de óleo de milho
½ cebola cortada rusticamente
01 talo de salsão cortado rusticamente
½ cenoura cortada rusticamente
400g de cascas de camarão
01 dose de cachaça
03 litros de água (ou até cobrir as cascas)
Cuscuz
02 colheres (sopa) de azeite
01 cebola picada
01 dente de alho picado
05 camarões rosa picados
01 colher (sopa) de extrato de tomate
01 xícara (chá) de molho de tomate
02 ½ xícaras (chá) de caldo de camarão
¾ xícara (chá) de ervilha cozida
05 camarões rosa inteiros grelhados
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 ½ xícaras (chá) de farinha de milho flocada
04 ovos cozidos cortados ao meio
01 tomate cortado em rodelas
Salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
¼ xícara (chá) de ervilhas cozidas
MODO DE PREPARO:
Caldo de camarão
Numa panela em fogo médio aqueça o óleo, coloque a cenoura e doure, depois adicione a cebola e refogue bem. Junte o salsão (ou talos) e doure. Retire os legumes da panela e reserve. Na panela coloque um pouco mais de azeite e as cascas de camarão e cabeças de camarão. Deixe dourar bem e adicione a cachaça e refogue por mais 1 minuto. Volte os legumes para a panela e despeje a água até cobrir. Abaixe o fogo e deixe ferver por 15 minutos. Apague o fogo, passe na peneira e descarte o que ficar. Reserve o caldo.
Cuscuz
Numa panela em fogo médio aqueça o azeite coloque o alho e doure. Depois junte a cebola e doure. Adicione os camarões e sele de todos os lados. Junte o extrato de tomate, o molho de tomate, ervilhas, o caldo de camarão e misture bem. Abaixe o fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Junte a farinha de milho aos poucos e vá mexendo com o batedor arame e deixe cozinhar por +/- 10 minutos até ficar cremoso e firme. Apague o fogo e reserve.
Numa forma untada com azeite distribua a ervilha, os camarões grelhados, os ovos cozidos, o tomate em rodelas e a massa do cuscuz ainda quente. Cubra com papel filme e leve para a geladeira por 30 minutos. Desenforme passando uma faca por toda lateral e meio e sirva em seguida.