Cotidiano

Exército divulga resultados da 10ª fase da Operação Ágata

Os materiais apreendidos pelos militares, frutos de descaminho, juntos somam mais de R$ 200 mil. O Exército recrutou mil homens para a operação que terminou hoje

Após 10 dias de operação, o Exército divulgou hoje o resultado dessa décima edição do trabalho de reforço na fiscalização contra os crimes transfrontiriços e ambientais. Nesse período em que aconteceu a operação Ágata 10, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva apreendeu diversos materiais por conta do descaminho, que juntos estão avaliados em mais de R$ 200 mil.

Além disso, o Exército informou que nessa etapa da Operação mais duas pistas de pouso que serviam de apoio para o garimpo ilegal foram interditadas e duas áreas de garimpo foram neutralizadas.

Houve ainda apreensão de mais de 900 metros cúbicos de madeiras extraídas de forma ilegal na região sul do estado. Ao todo, três mil veículos foram revistados pelos militares que estavam na fiscalização pelas rodovias federais e vicinais do estado.

Além do patrulhamento das equipes pelas vicinais e rodovias, os militares também patrulharam pelos rios do estado e com isso foi possível atualizar o cenário de inteligência das equipes que atuam em Roraima.

Por fim, o Exército durante a realização da operação Ágata 10 promoveu um total de 800 atendimentos médicos, odontológicos e recreação para as crianças. Essa ação é o braço social da operação, que leva atendimento às comunidades mais distantes e que estão localizadas ao longo da faixa de fronteira. Para realizar essas atividades, a 1ª Brigada empregou um total de mil militares na Ágata 10.