Opinião

OPINIAO 11301

Preconceitofobia: saiba o que é e se assuma de uma vez por todas!

Flávia Oleare

Sim, eu inventei este palavra.

Mas o significado é evidente: fobia à preconceito.

Preconceito consiste em um prejulgamento sem nenhum fundamento, em uma intolerância demonstrada a um ser humano sem qualquer razão.

Que diferença faz se a pessoa nasceu em um país ou outro país?

Se a cor estampada na pele dela é amarela, marrom, branca ou lilás? Embaixo da pele, é tudo igual: sangue, músculo, osso, órgãos…

Que diferença faz na vida de terceiros, a opção sexual de uma pessoa?

Se ela se sente atraída por pessoas de sexo oposto ou do mesmo sexo?

Se ela é católica ou muçulmana?

Ah, Flávia, mas parece até que você não vê o “noticiário”, o que o Estado Islâmico faz!

“E o que aquele homossexual, fez com aquela criança”? Você não viu?

Veja, estou falando aqui de pessoas normais. Não estou falando das aberrações.

Óbvio que o Estado Islâmico, aquela organização criminosa que explode e decapita pessoas não é algo normal. Isso é uma distorção da religião muçulmana.

Pergunto eu: “E o noticiário que mostra um monte de heterossexuais estuprando e matando, você perdeu?” “Aquela filha branca, loira e heterossexual que matou os pais para ficar com herança, você esqueceu?”

Então, agora, devo pensar que todas as pessoas brancas, loiras e heterossexuais são propensas a matar os pais?

Ao contrário dos preconceituosos, o que eu tenho, é um conceito já formado e abominável sobre determinadas pessoas.

Portanto, tenho um conceito péssimo em relação a quem rouba. A quem estupra. A quem mata. A quem dá golpe criminosos e destrói famílias. E essas coisas são feitas por pessoas de todas as cores, raças, países, religiões ou orientação sexual.

Agora, não me venha com teorias inventadas, sem nenhuma comprovação em estudos sérios para me dizer que pessoas com orientação sexual x, y ou z são mais propensas a fazer isso ou aquilo… Que pessoas de tal cor, têm uma tendência maior ao crime…

Se você fizer isso, não terei preconceito contra você, terei convicção mesmo. E não será positiva.

Estude, pense, reflita antes de ficar repetindo baboseiras.

Os preconceitofóbicos, como eu, vão te agradecer imensamente!

*Flávia Oleare é advogada cível especialista em Direito de Família e Sucessões e membro da Comissão de Direito e Família e Sucessões e da de Direito de Idosos da OAB/ES. Sócia do escritório Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria (www.oleareetorezani.com.br), contato: [email protected]

No meio dos vizinhos tem uma árvore!

Sabrina Torezani da Fonseca Gava

Árvore devia ser motivo de alegria, né?

Faz sombra, refresca…

Mas infelizmente não é bem assim.

Há várias situações em que uma árvore é motivo de muita briga entre vizinhos.

Vamos ver algumas situações e como podemos resolver.

Quando as árvores são plantadas próximas à divisa ou na divisa entre dois terrenos vizinhos, elas são chamadas de árvores limítrofes.

O nosso Código Civil regula várias situações corriqueiras que podem acontecer nesta hipótese, vejamos:

1) Quando a árvore (tronco) está plantada na divisa entre dois terrenos.

Nesse caso, podemos indagar: A quem pertence essa árvore? E os frutos?

Pois bem. A árvore plantada na divisa de dois terrenos, é chamada de árvore meia.

Essa árvore meia e os frutos pertencem aos dois proprietários dos terrenos.

2) Quando a árvore está plantada em um determinado terreno, próximo à divisa de um outro terreno, mas os galhos e ramos invadem o terreno do vizinho.

O vizinho que tem os ramos e galhos invadidos por essa árvore que não lhe pertence, pode cortá-los?

Pode e não precisa emitir qualquer notificação ao proprietário do terreno, ao qual pertence a referida árvore.

É válido ressaltar, que o vizinho pode cortar os ramos até o limite vertical da divisa de seu terreno e o proprietário da árvore não terá direito a qualquer indenização.

3) Frutos caídos da árvore no terreno do vizinho.

Se os frutos caírem no terreno do vizinho, a quem pertence referidos frutos?

Pertencem ao proprietário do terreno no qual caíram.

Para ficar mais fácil, vou dar um exemplo: Se Bianca tem uma goiabeira plantada próxima a uma divisa do terreno de Claudia. Se a goiaba cair no terreno de Claudia, pertencerá a Claudia.

O legislador estabeleceu essa norma, para evitar que um vizinho invada o terreno do outro vizinho em busca de algum fruto.

É importante ressaltar, que antes de tomar qualquer atitude em relação a seu vizinho, tente dialogar para evitar situações constrangedoras, afinal nada melhor que ter um bom relacionamento com seu vizinho.

E como está tudo previsto em nossa legislação, se ambos cumprirem a lei, não haverá motivo para brigas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seu vizinho!

*Sabrina Torezani da Fonseca Gava é advogada cível especialista em Direito Imobiliário e Contratos. Conselheira Estadual da OAB/ES. Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/ES. Sócia do escritório Oleare e Torezani Advocacia e Consultoria (www.oleareetorezani.com.br), contato: [email protected].

Faça você mesmo

Afonso Rodrigues de Oliveira

“É você quem deve desobstruir sua própria trilha. Os outros podem ajudar: mas a tarefa é verdadeiramente sua.” (Og Mandino)

Ainda estávamos no início da década dos cinquentas do século XX. Eu frequentava muito a casa do Vereador Tarcílio Bernardo, em Sampa. Numa das paredes da sala havia um quadrinho com a seguinte frase: “Aquele que fica parado esperando que as coisas mudem, descobrirá depois, que aquele que não parou está tão adiantado que já não pode ser alcançado.” Nunca desperdice seu precioso tempo esperando que as coisas mudem. Elas nunca mudarão se você não mudar. Também não espere que os outros façam por você o que você mesmo ou mesma deve fazer.

Você é o único responsável pela sua própria vida, pelo seu futuro, pelo seu sucesso, pelo seu fracasso. Então vá sempre em frente. Esteja sempre atento na escolha da vereda que deve seguir. Aceite sempre a ajuda, mas no fique dependente dela. Tome sempre suas decisões. Mesmo que elas causem o erro, procure aprender com ele. Não permita que o erro provoque desânimo. Ele faz parte da evolução. Mire sempre nos bons exemplos. É com eles que aprendemos. Mas apenas mire-se. Não tente imitar. Seja sempre independente nos seus pensamentos e atitudes. Veja sempre o que é melhor pra você. E o melhor pra você deve ser melhor para as outras pessoas, ligadas ou não a você. Você, como todos nós, faz parte da humanidade. E como membro dela todos nós temos o dever de fazer o melhor por ela.

Procure viver seu dia, hoje, como se ele fosse o último. Porque amanhã já será futuro. Amanhã você já estará desfrutando o que plantou ontem. Porque é assim que caminhamos em direção ao sucesso. E só quando sabemos
o que realmente somos é que somos. Ou somos o melhor ou não somos nada. E cada um pode e deve ser o melhor no que faz. E sem se esquecer de que cada um de nós está construindo sua própria vida. E por isso não permita que ninguém seja superior a você, assim como você não deve ser superior a ninguém. Porque somos todos iguais nas diferenças.

Ajude sempre a alguém na caminhada da evolução racional. Mas apenas ajude. Não tente dirigir. Apenas oriente. E é na orientação que ajudamos na escolha da vereda a ser seguida. Mas cada um tem o poder de escolher a direção a seguir. Não espere pelas mudanças, faça-as. Você pode se acreditar que pode. Acredite e vá sempre em frente. Mire sempre no horizonte. É lá que está sua felicidade. Você nunca vai alcançar o sucesso, continuando olhando para o bico dos seus sapatos. Levante cabeça, pense alto e sinta-se feliz no que você realmente é. E você é o que você pensa. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460