Opinião

OPINIAO 11326

Previsões para 2021

*Por Danny Allan

Desenvolvedores terão mais voz no direcionamento da tecnologia e na estratégia de dados das companhias

Veremos uma mudança agressiva de estratégias em todas as indústrias, onde CIO’s dependerão mais dos seus times de desenvolvimento para guiar a direção técnica da companhia. Historicamente, equipes de desenvolvimento adotaram uma abordagem de cima para baixo para mover seus dados para a nuvem, mas – como várias coisas no mundo – isso mudou com a pandemia com o reforço de ambientes baseados na nuvem. Em 2021, veremos times de DevOps tendo muito mais voz em seus processos de estratégia de dados, e como resultado veremos um grande aumento na mobilidade das cargas de trabalho, correlacionando com um aumento nas técnicas de gerenciamento de dados na nuvem.

Foco maior na proteção e gestão da plataforma de colaboração de trabalho em nuvem

Forças de trabalho distribuídas já estavam em uma trajetória ascendente, mas foram completamente aceleradas com a pandemia do COVID-19. Com diversas empresas estendendo o trabalho em casa, a confiança nas plataformas de colaboração baseadas em nuvem só aumentará. Isso significa que ainda mais equipes buscarão aproveitar o poder da nuvem para armazenar um fluxo de dados das plataformas de colaboração. Em 2021, isso criará mais foco, conscientização e necessidade de proteção e gerenciamento de dados em software de colaboração.

Com o declínio de hardware, modelos definidos por software se tornarão mais proeminentes 

Os aparelhos diminuirão em atrativos à medida que há uma mudança em direção a modelos definidos por software. Há dez anos, os hardwares eram esses brinquedos brilhantes que todos queriam ter em suas mãos, entretanto eles não tiveram a permanência que nós prevíamos. Na verdade, nós vimos uma mudança em direção a backup como serviço. O trabalho remoto na pandemia teve um impacto real sobre como nós lidamos com hardware em 2020, que continuará em 2021 com modelos definidos por software ocupando o centro do palco.

Aprendizado de máquina passará a ser democratizado na nuvem em torno dos dados

Já estamos vendo as organizações reconhecendo oportunidades ilimitadas disponíveis por meio dos dados que elas já têm coletado. Dados reutilizados serão uma grande tendência para a qual nós veremos as organizações mudando em 2021, com muitos alavancando o poder do aprendizado de máquina para ajudá-los nisso. Isso está ainda em um estado emergente, entretanto, sua adoção aumentará à medida que as organizações reconhecerem como isso pode ajudá-las a analisar e reutilizar dados que elas já têm. Ao alavancar o aprendizado de máquina na nuvem, as organizações se tornarão por fim mais inteligentes.

As multas de regulamentação de compliance não verão um aumento. Elas continuarão em tendência de queda

As regulamentações de privacidade de dados continuarão a ganhar forma em 2021. Em particular, eu prevejo as novas regulamentações federais sobre o tema ainda no início do ano. No entanto, as multas de conformidade continuarão numa tendência de queda como vimos em 2020. Nós vimos um grande salto nas multas de conformidade em 2019, o que consolidou o quão a sério GDPR, CCPA precisavam ser levados. Agora que essa atenção foi recebida e a conscientização já existe, a mudança será em relação a uma maior consistência das regulamentações de privacidade a nível federal.

Os investimentos em TI irão se recuperar

Apesar da turbulência da economia trazida pela pandemia em 2020, nós veremos de cinco a 10% de aumento nos gastos gerais em TI em 2021. Os investimentos provavelmente focarão mais em segurança, modernização gerais de sistemas (backup, aparelhos, migrações de nuvem etc.), e atualização de software. Além disso, organizações prestarão atenção no que estava em espera em 2020 para endereçar os gastos de TI que acontecem em uma base recorrente anual. Por exemplo, hardware deve ser atualizado a cada três anos, e se a pandemia interrompeu a atenção de uma organização para hardware, é possível que também tenha um investimento nesse sentido.

*Danny Allan é CTO da Veeam Software

Pise firme

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Passos firmes e decididos… mesmo que você esteja apenas andando de um cômodo para outro em sua casa. Assuma uma atitude de encarar o mundo. (Catherine E. Rollins)

Sua posição, gestos e atitudes são importantes para sua felicidade. Sua firmeza no caminhar indica sua firmeza no ser. Pise firme até mesmo quando não estiver pisando. Seus pensamentos já são uma caminhada. Inicie sua semana com firmeza para que você chegue à próxima semana com o espírito ativo. E não perca tempo buscando sua felicidade fora de você mesmo ou mesma. Todo o poder de que você necessita para ser feliz está em você mesmo. Tudo vai depender de sua firmeza no pensar.

Fale sempre a verdade. Não importa o que você diz, o importante é que você seja sincero e fiel com você mesmo. A felicidade está com você e em você. Não a desperdice. Não fique perdendo tempo dando atenção a coisas e fatos desagradáveis. Não desperdice tempo com assuntos negativos. Busque a felicidade em você mesmo. Ame, ri, sorria e procure viver a vida que você merece. Os trancos no dia a dia fazem parte da vida. Eles nos ensinam a vencer.

Nenhum tranco é superior a você se você não se curvar. Embora os entendidos não falem nisso, acredite que os obstáculos são como os cachorros e os covardes. Eles sabem quando você está com medo deles. Acredite nisso.

Não sei se você já conhece o caso do Raimundinho. Éramos escoteiros, na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Raimundinho era Lobinho no meu grupo, porque ele tinha pouco mais de seis aninhos de idade. Certo dia, num treinamento, perguntei-lhe o que ele faria se numa caminhada ele encontrasse uma árvore atravessada na estrada, e ele respondeu:

– Eu pulo pu riba.

Eu ainda era um adolescente, mas fiz força e segurei o riso. Embora fosse estanha a resposta dele, ela era correta e educativa. Tudo que você deve fazer para vencer o obstáculo é pular por cima dele. Se não der pra pular, circunde-o. Dê a volta em volta dele e deixe-o onde ele estiver. Porque é assim que os cachorros e os covardes se sentem quando você não lhes dá trela: eles baixam a cabeça. Porque se você lhes der atenção eles pisam no seu pescoço. Seja sempre mais forte do que os trancos que possam surgir na sua frente.

Sidarta Gautama disse: “Não acredite em nada, não importa onde você o leia ou quem o diga, a menos que esteja de acordo com sua própria razão.” Mas, é claro, você tem que estar com sua mente equilibrada. E você só manterá sua razão realmente equilibrada, mantendo seus pensamentos em equilíbrio. Mantenha-se sempre em equilíbrio na sua maneira de pisar firme. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460