Social

COLUNA SOCIAL 11364

 

Com Nada 

* Desde o início da pandemia se comportando como autêntico negacionista, o presidente Bolsonaro promoveu aglomerações sem o devido uso de máscara; fechou os olhos para os ataques xenofóbicos de seus filhos e ministros contra a China; disse que não tomará vacina e desincentivou a população a se imunizar. E agora com mais de 218 mil mortos e não tendo vacina nem pra quem está atuando na linha de frente do combate a Covid, ele faz como se tudo isso nunca tivesse existido. Tem até quem veja com bons olhos, o fato dele ter baixado o tom com relação a pandemia, mas também há quem afirme, que na verdade, o presidente mentiu pra nação.  

Com Tudo

* Tem novidade na Rádio Folha FM 100.3, a partir deste sábado, 30. Estamos falando do novo Programa “Amazônia Music” que tem estreia agendada para esta data e a partir de então, irá ao ar todos os sábados das 14 às 15h, com apresentação de Carlos Filho Vilhena e patrocínio da Amazônia Telecon. O “Amazônia Music” será um programa informativo e musical, com um misto das principais notícias atualizadas e músicas mais tocadas. Para saber mais sobre o programa e toda a extensa e diversificada programação diária da emissora, basta acessar as redes sociais @radiofolhabv e Facebook: Folha FM.  

A Magnífica Reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, durante a solenidade de posse do professor Isaac Sutil da Silva, diretor-geral (eleito) do Campus Boa Vista Zona Oeste, para o quadriênio 2020-2024

 

 

No STF 

* Que Jair Bolsonaro fala e faz coisas inacreditáveis, depois nega, isso já se tornou coisa corriqueira desde que ele se elegeu presidente da República. Tanto que, em levantamento oficial recente, há provas irrefutáveis de que ele tem sido responsável por (em média) três declarações falsas e destorcidas por dia, em dois anos de mandato.  

* E foi uma dessas “declarações falsas”, que levou o governador do Maranhão, Flavio Dino, a apresentar queixa-crime contra ele no STF, que além de questionar se o presidente pode “costumeiramente mentir”, pede que, instruída a ação penal, ele seja condenado pela prática do crime de calúnia.  

 

Inegável  

* Não se pode negar que o aumento de casos de Covid 19, é mundial. Haja vista, os trocentos lockdown ao redor do mundo. Também inegável que a situação do Brasil não é das melhores, pois “pelo andar da carruagem”, entraremos em 2022 sem ter vacinado toda a população.  

* Mas o atual cenário, por certo, seria outro, se o presidente Jair Bolsonaro não tivesse desautorizado o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, publicamente pelas redes sociais, após a reunião com governadores em outubro, quando ele anunciou a compra das vacinas coronavac. No entanto, Pazuello é quem foi denunciado ao STF, por Augusto Haras. 

 

Das Medidas  

* Com os casos de Covid avançando em Roraima, novas medidas foram tomadas ontem, no sentido de conter o contágio pelo coronavírus e suas variantes. A Prefeitura de Boa Vista proibiu eventos (festas, aniversários); suspendeu pontos facultativos para a Saúde e Segurança, além de proceder o desligamento de luzes das quadras poliesportivas dos espaços públicos;  

* A prefeitura da capital também decretou o fechamento do Bosque dos Papagaios e balneários públicos. O Governo do Estado suspendeu o transporte de passageiros por duas semanas e recomendou a Prefeitura de Boa Vista que decrete “Toque de recolher” das 21h às 6h da manhã.  

 

Sem Energia  

* E enquanto a pandemia prossegue a passos largos, o interior de Roraima sofre com a falta básica de energia elétrica. Ontem, a Associação da Comunidade e Agricultores Familiares do Distrito de Nova Petrolina do Norte, município de Caracaraí, emitiu “Nota de Repúdio” (com indignação) a companhia de eletricidade.  

* Na nota, assinada pela presidente Miriam Guimarães Ferreira, a comunidade de Petrolina, composta por 130 famílias, sofre com frequentes cortes no abastecimento de energia nos finais de semana, que tem atingido constantemente toda a região. A nota também expõe os prejuízos dos comerciantes ocasionados pelos repetidos blackouts.  

Dra. Ana Paula Vitti, ilustrando a Coluna desta quarta-feira  

 

 

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, João Batista Xavier, Anaya Castro Lopes e Marcio Junqueira.  

* Por meio de um leilão online, na página wrleiloes (www.wrleiloes.com.br), a Policia Civil de Roraima disponibiliza para lances 62 lotes de mercadorias.  

* As referidas mercadorias vão desde motos, carros, joias e outros itens que foram apreendidos em operações.  

* Os objetos que ora estão sendo leiloados, estavam se deteriorando e ocupando espaço nos pátios das delegacias.  

* Uma máquina que realizava serviço de drenagem pelo município de Boa Vista, foi a responsável pelo corte no fornecimento de água em 13 bairros da capital, ontem.  

* Tudo por conta do dano causado a adutora da Avenida Ville Roy, os bairros São Pedro, São Francisco, Aparecida, dos Estados, Caçari, Paraviana, Airton Rocha, 31 de Março, Parque Caçari, River Parque e o Centro dentro ficaram sem água.  

Estudante de Medicina, Giovanna Piva, é referência em elegância e estilo  

Tá Valendo  

Home Office  

*A maioria das repartições públicas de Roraima, voltaram a instituir expediente em total sistema de Home Office, por conta do aumento da contaminação pelo coronavírus. Hospitais lotados, muita gente morrendo e ainda assim tem gente se refestelando em festas clandestinas.  

 

Musicoterapia

*A musicoterapeuta e professora de música, Vânia de Sousa Compasso Moura, chegou recentemente de Londrina, no Paraná, onde palestrou sobre o tema ‘musicoterapia’. Aqui em Roraima ela atende pessoas com qualquer deficiência e com problema neurológico, utilizando a música como tratamento. Mais informações: 95-99170-1116.

A musicoterapeuta Vânia de Sousa Compasso Moura, desenvolve excelente trabalho por meio da música