Social

Coluna Social 11392

Com Nada 

* A proibição do transporte rodoviário oficial, tem ocasionado muitas denúncias de transportes clandestinos estado a fora. As viagens em ônibus intermunicipais e interestaduais, sempre foram feitas obedecendo todos os critérios do protocolo de combate ao coronavírus, até no que se refere à questão do estratégico e eficiente sistema de renovação de ar dos ônibus Marcopolo, além dos cuidados com o distanciamento e higienização. Porém com os ônibus regulares proibidos de circular, as pessoas que precisam viajar, fatalmente apelam para o transporte clandestino, que geralmente não observam esses cuidados.

Com Tudo  

* Está confirmada para quarta-feira (3), a cerimônia de devolução das instalações de Ka’ubanoco (antigo Clube do Servidor), ao Governo do Estado, oportunidade em que o comandante da Operação Acolhida, general Antonio Barros, e representantes de instituições envolvidas no processo, concederão entrevista coletiva. Desde setembro de 2020, mais de 870 refugiados e migrantes venezuelanos, foram transferidos da ocupação espontânea Ka’ubanoco, para os abrigos de Boa Vista. As mudanças se deram de forma voluntária, fruto de um cuidadoso trabalho de diálogo dos militares e colaboradores da Operação Acolhida. 

O delegado geral Herbert Amorim, baixou portaria determinando que os boletins de ocorrências presenciais não sejam mais registrados na Central de Flagrantes, somente nos demais distritos

Da Eleição  

* O Ministério Público do Estado de Roraima, realiza na manhã desta terça-feira (2), a eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça, biênio 2021/2022. A votação secreta e trinominal será realizada, por meio eletrônico, com link de acesso exclusivo já disponibilizado no site da instituição, na intranet, das 8 as 12h. 

* Os procuradores e promotores de Justiça podem usar as senhas pessoais do e-mail institucional. A atual procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro, é a única candidata ao cargo e após a votação, o nome da eleita será encaminhado ao governador do Estado que, no prazo de 15 dias, deverá efetivar a nomeação.

Vacinas 

*O Brasil deve receber, ainda neste mês, entre 10 e 14 milhões de doses da vacina produzida pela AstraZeneca-Oxford contra a covid-19. A notícia veio do Ministério da Saúde na última semana, que afirmou ter recebido uma carta do consórcio internacional Covax Facility com as informações sobre o repasse de doses. 

*São 191 países fazendo parte da Covax Facility, dentre eles o Brasil. O grupo faz parte de uma aliança global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso ao imunizante. Além disso, o governo federal possui parceria direta com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produção de vacinas, por meio da Fundação Osvaldo Cruz, e com o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac. 

Hospital Estadual 

* A Secretaria de Saúde do Estado, já deu inicio a transferência dos pacientes com covid-19 para o Hospital de Campanha que agora foi batizado de Hospital Estadual e foi reaberto 120 leitos para o tratamento da doença em Roraima. De acordo com a Sesau, além dos novos leitos, o hospital conta com suporte ventilatório, respirador e  monitor.

* E serviços médico hospitalar; de fisioterapia com ventilação não invasiva;  farmácia;  oxigênio;  conforto médico; conforto de enfermagem; ambiente climatizado e integrado ao HGR, que é a unidade referência para o tratamento da covid 19 no nosso Estado, ou seja, os pacientes só serão transferidos do Hospital Geral após terem prontuários e indicação clínica definidos. 

Bonfim 

*A partir desta terça-feira (2), entra em vigor um novo decreto em Bonfim, para conter o avanço do coronavírus no município, que faz fronteira com a cidade de Lethem, na Guiana.Com validade de 15 dias, as novas medidas seguem recomendação do governo estadual. 

*O novo decreto com medidas restritivas estabelece toque de recolher que passa a ser a partir das 20h. O não cumprimento das medidas pode gerar penalidades e até cassação de funcionamento dos estabelecimentos. Ficam fechados balneários, praias, quadras esportivas, campos de futebol, praças e áreas de lazer privada ou pública. Pizzarias, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, podem abrir após o horário de toque de recolher, apenas por delivery. 

Rita Junge, entre seu filho Marcus Rafael e o amigo Jóris Martins  

 #Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Weber Negreiros, Gil Sabóia, Delman Veras e Poliana Nunes.  

* A Polícia Civil e Roraima, deu início ontem, ao trabalho de desinfecção e sanitização de todas as unidades policiais. A ação começou na Central de Flagrantes, onde circula um maior fluxo de pessoas. 

* As próximas unidades a passarem pelo processo de sanitização, serão a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e o Instituto de Identificação Odílio Cruz. 

* A iniciativa irá atender todas as delegacias da capital e do interior e a meta é realizar a ação de forma contínua, independente da limpeza convencional que é feita diariamente. 

* A Polícia Civil já vinha adotando protocolos nas delegacias, como a obrigatoriedade do uso de máscara, além de solicitar que o cidadão utilize álcool em gel antes de entrar nos espaços. 

A atual procuradora-geral de Justiça, Dra. Janaína Carneiro, é candidata única e deverá ser reconduzida ao comando do Ministério Público Estadual, na eleição desta terça-feira  

Tá Valendo  

Empregos 

*A geração de empregos em Roraima no ano passado foi de 3.777 novos postos de trabalho, aumentando 67% em relação ao ano anterior, que foi de 2.261. Ou seja, nestes dois últimos anos, foram criadas 6.038 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Fake News  

*Ontem rolou em tudo que é de grupo de WhatsApp e até em páginas das redes sociais, uma informação falsa, dando conta da morte do professor Parmênio Citó da UFRR. Contactado por meio de telefone, antes de dizer “alô” ele falava: “Eu estou vivo!” 

 Carol Vassilak estilista da marca @zampeoficial, veste pijama em tricoline de seda da #aMartasabe @martabraidmelo