Social

Coluna Social 11413

Com Nada 

*Sobre as mortes de 10 crianças indígenas na Terra Yanomami, em Roraima, óbitos que veem ocorrendo desde o dia 26 do mês passado e que ganhou repercussão na imprensa nacional e internacional, somente na última terça-feira 2, o Ministério da Saúde enviou equipes para a região. A decisão foi tomada depois de uma semana da comunicação das mortes das crianças com sintomas da covid-19. O presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna, Júnior Hekurari Yanomami, disse que essa decisão do Ministério, foi muito tardia.

Com Tudo  

* O Ministério Público do Estado de Roraima completa 29 anos nesta sexta-feira (05), atuando na promoção dos direitos humanos, na defesa da sociedade roraimense, combatendo ao crime e na proteção do patrimônio público. Nessas quase três décadas, o MPRR se estabeleceu como instituição forte, resiliente, diligente em cada canto longínquo do nosso Estado. E esse aniversário da instituição é emblemático, o Ministério Público tem se reinventado e priorizado sua atuação na luta para vencer junto com a sociedade, o quanto antes, os desafios que a pandemia do coronavírus nos impôs. 

Reeleita recentemente para mais um mandato no comando do Ministério Público do Estado de Roraima, a procuradora geral de Justiça, Janaína Carneiro, recebe no final de semana kilométricas homenagens por conta de seu aniversário, no sábado

Yanomami *Ainda sobre as mortes de crianças indígenas, o Ministério da Saúde afirmou que equipes de Saúde Indígena estão “colhendo relatos para a investigação dos óbitos das crianças yanomami”. O MS informou ainda que pelo menos 25 crianças estão em estado grave, com sintomas similares aos do coronavírus.  

* A propósito, faz dois meses que os postos de saúde na região estão fechados. Tudo porque não há helicópteros para enviar profissionais de saúde para o devido atendimento das comunidades naquela região.

Vacinação *Advogados especialistas em proteção de dados pessoais/segurança da informação, telecomunicações, mídia e tecnologia, alertam às pessoas que já tomaram a vacina contra a covid-19 para que não publiquem foto do seu cartão de vacinação nas redes sociais. *Segundo eles, além do comprovante ter o nome completo do cidadão, há informações sobre a unidade onde a vacina foi aplicada, quando foi feita a vacinação, o lote utilizado, a fabricante, o vacinador e a data quando a segunda dose deverá ser tomada. “Em mãos erradas, essas informações podem gerar diversos riscos, inclusive a falsificação dos cartões de vacinação”, alertam.

1º Escalão * Depois da posse de Flamarion Portela na Casa Civil – em substituição ao deputado Sampaio, que voltou pra Assembleia, onde foi eleito presidente recentemente – o governador Antonio Denarium segue fazendo mudanças no primeiro escalão da administração estadual e, desta vez, efetivou substituições em duas secretarias e uma Fundação. *Na Secretaria de Agricultura, sai Emerson Baú que vai para a Seplan e na sua vacância na Seapa assume o empresário Aluízio Nascimento.

Mestrado  

* As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima, encerram nesta sexta-feira, 5. O referido mestrado profissional oferta 18 vagas, sendo 15 para ampla concorrência e três vagas para ações afirmativas. O ingresso dos aprovados será no primeiro semestre deste ano.  

* O programa contempla as seguintes linhas de pesquisa: Saúde, Educação e Meio Ambiente; Política, Gestão e Sustentabilidade de Sistemas e Programas de Saúde; Diversidade Sociocultural, Cidadania e Modelos de Atenção à Saúde; e Epidemiologia e Vigilância em Saúde na Amazônia. Acesse aqui o edital nº003/2021 – Procisa. 

A professora e ativista de direitos humanos, Viviane Morales, inaugurando idade nova hoje  

 #Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Kleber Paulino e Wellington Melo de Lemos.  

* No sábado, quem estará aniversariando é o Padre Paulo Mota, o prefeito Leandro Pereira, a médica Maria Cátia Rodrigues e Marcos Elias Zouein.  

*A Universidade Federal de Roraima, já disponibiliza dois novos canais de comunicação para ampliar o diálogo com a comunidade interna e com toda a sociedade e para difundir a produção sua jornalística e científica .  

* Por meio dos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, os interessados receberão notícias selecionadas sobre ciência, educação e extensão relacionadas à universidade.  

* Ambos os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones com sistema operacional Android e iOS. 

* Para receber os conteúdos via WhatsApp, basta preencher este formulário  e adicionar o número (95) 98412-4296 na agenda de contatos. 

* As notícias serão enviadas pelo recurso lista de transmissão, portanto os destinatários não serão inseridos em nenhum grupo de discussão, apenas receberão as informações repassadas.  

* Os usuários do aplicativo Telegram receberão o conteúdo por meio do canal @noticiasufrr. Para entrar no canal, clique aqui ou faça uma busca por “@noticiasufrr” no aplicativo. 

Paula Holanda ficando hoje um ano mais maravilhosa  

 Tá Valendo  

Amora

* Quem deseja renovar o guarda-roupas com peças lindas, de qualidade e preço pra lá de acessível, a hora é agora.  É que a Amora Boutique decretou liquidação com 50% de descontos nas roupas da Amora casual, que já são bem em conta e agora estão pela metade do preço. Além disso, tem várias novidades da Skazi.

No MPE 

* Reeleita com mais de 80% de aprovação, a procuradora geral de Justiça, Janaína Carneiro, teve seu nome referendado por decreto governamental no mesmo dia. A posse para o novo mandato no comando do Ministério Público do Estado de Roraima será dia 12 de março.  

A fonoaudióloga Janaína Brasil trocando de data nesta sexta-feira