Olá queridos leitores!
Chegou a época do ano que todos querem aglomerar, mas que devido a pandemia não vai acontecer. Este ano não teremos carnaval de rua, mas nada impede aos foliões de fazer o seu carnaval em casa. Preparem o carnaval da quarentena.
Que tal ouvir um samba enredo, curtir as Lives carnavalescas, fazer um churrasquinho e alguns drinks, tudo em casa, se cuidando e cuidando dos seus, para que em 2022 possam todos curtir o carnaval como se gosta, na rua, nos bailes.
E aproveitem, no domingo, para celebrar o Dia de São Valentim, mais conhecido como Valentine’s Day, o dia do amor, dos namorados, celebrado em todo o mundo, menos no Brasil, porque comemoramos no dia de Santo Antônio, em junho.
Hoje tem uma receita para o carnaval, de um Pacu na brasa com farofa de banana do Churrasqueiro Helvécio Maciel e a receita pode ser vista no vídeo, acessem: https://youtube.com/kf6h31HEbDE.
E para quem curte vinho com frutas, que tal uma sangria como drink? Essa receita foi enviada pelo Divino Fogão, para sua festa à dois.
Estamos num momento muito difícil aqui em Roraima, então não vacilem, não aglomerem, fiquem em casa, mantenham o distanciamento, usem máscara e álcool em gel. Por favor, se cuidem e cuidem dos seus, deixem as festas para 2022, com segurança.
Até a próxima semana!
PRATO DO DIA
Pacu na Brasa com Farofa de Banana
Churrasqueiro Helvécio Maciel
INGREDIENTES:
Banda de pacu laminado
Sal grosso
Manteiga derretida
Folha de louro
Limão
Farofa de Banana
03 Bananas da terra
Óleo de soja
Manteiga
01 Cebola
02 dentes de alho
Sal fino
Pimenta-do-reino
Farinha de milho
Cebolinha
Limão
MODO DE PREPARO:
Tempere o peixe com sal grosso somente no lado da carne e coloque na grelha de peixe. Na manteiga derretida, coloque a folha de louro dentro para dar um gosto, e pincele no lado do couro. Leve para a churrasqueira no braseiro médio (40 cm da brasa), com o couro para baixo. Deixe assar 10 minutos para depois virar por mais 10 minutos.
Descasque as bananas e corte em pedaços. Em uma frigideira, aqueça o óleo de soja, acrescente a banana para até caramelizar. Retire e coloque em um refratário. Reserve.
Retire o óleo usado na frigideira, e nela, coloque uma colher de sopa de manteiga, adicione a cebola picada, o alho picado, misture, acrescente a banana, a pimenta-do-reino, um pouco de sal, baixe o fogo, mais uma colher de manteiga, farinha de milho, misture, raspas da casca de limão e depois esprema uma metade do limão para um toque cítrico. Finalize com a cebolinha picada.
Pegue o pacu. Para não quebrar o peixe, abra a grelha, coloque uma tábua, feche e vire a grelha, puxe a tábua com o peixe e vire o lado da carne para cima em uma travessa. Sirva-se com a farofa.
DRINK DO DIA
SANGRIA COMO DRINQUE
Divino Fogão
INGREDIENTES:
500 ml de vinho tinto à escolha
½ maçã cortada em meia lua, pedaços finos
08 uvas
100 ml de suco de laranja
Suco de 1 limão
01 colher de sopa de açúcar
Especiarias: Anis estrelado e cravo da índia
MODO DE PREPARO:
O vinho deve estar refrigerado. Numa tigela coloque as frutas, o açúcar, suco de laranja, limão e deixe na geladeira até a hora de servir. No momento de servir, misture as frutas com o vinho, coloque na taça e complete com gelo, se quiser. Decore com anis estrelado, cravo da índia e duas rodelas de laranja.
Rendimento: 1 taça de 600 ml
CANAL CHURRASQUEADAS COM RECEITAS DE PEIXES AMAZÔNICOS NA BRASA
Está no ar no canal Churrasqueadas a “Expedição Amazônia”, um especial de quatro episódios em que o churrasqueiro e apresentador José Almiro foram desbravar pela primeira vez os rios e conhecer mais da cultura e espécies dos peixes com o pescador profissional Johnny Hoffmann, um dos maiores do país. Nessa aventura divertida com muita pescaria, José Almiro também assou um Pirarucu, o maior peixe de escama de água doce do mundo, conhecido como “o bacalhau da Amazônia”, pescou o seu primeiro Tucunaré, preparou uma caldeirada de peixe e um piau defumado na churrasqueira.
Além disso, é possível encontrar no Churrasqueadas algumas receitas de peixes como Salmão, Dourado, Pacu, Pintado, Pirarucu, Sardinha, Tainha, Tambaqui, Tilápia e Tucunaré, os mais indicados para fazer na churrasqueira. José Almiro destaca 5 pontos para assá-los:
1. Os peixes possuem características distintas, mas a maioria tem a carne bem delicada, e deve ser feita de maneira que ao virá-lo não se desmanche. Existem grelhas específicas para prender o peixe e poder virar manualmente, evitando quebrá-lo. Na churrasqueira, opte por peixes mais gordos, já que na grelha o peixe desidrata.
2. Pode usar os mesmos temperos que utilizaria para fazer no forno: azeite, pimenta-do-reino, sal, limão e ervas.
3. Colocar o peixe no braseiro médio, 40 cm da brasa ou mais. Um calor muito intenso pode queimar por fora e não assar por dentro.
4. O peixe deve ficar aberto na churrasqueira, pois papel alumínio gruda, e assim, pegará o gosto delicioso de fumaça do churrasco.
5. O tempo do peixe na churrasqueira vai depender do tamanho do peixe (inteiro ou filé), mas no geral, peixe é uma carne que assa rápido.
Então, para churrasquear no período mais quente do ano, que tal optar por um peixe? Confira a seguir o passo a passo de algumas receitas da Expedição Amazônia e do canal Churrasqueadas – www.youtube.com/churrasqueadas
Outros canais par
a acompanhar a turma do Churrasqueadas:
Site : www.churrasqueadas.com.br
Facebook: www.facebook.com/churrasqueadasoficial
Instagram: @churrasqueadasoficial