Social

Coluna Social 11459

Com Nada 

* A lei inconstitucional que o governador Antonio Denarium enviou para a Assembleia, onde foi aprovada pelos deputados (apenas dois votaram contra) e sancionada sem veto pelo Governo de Roraima, tá dando muito  o que falar mundo a fora. A lei, que libera garimpo em Roraima, inclusive com uso de mercúrio, está sendo chamada de excrescência, de violência jurídica, que desrespeitou a Constituição Federal. O Estado não pode legislar sobre mineração em terra indígena e o Ministério Público já denunciou. Enquanto isso, os yanomami seguem entregues a própria sorte e expostos a todo tipo de danos, inclusive coronavírus, com mais de 20 mil garimpeiros em suas terras.

Com Tudo

* Por conta da pandemia, o encontro de carnaval Ruah de Deus, promovido pelo Movimento Eclesial da Igreja Católica, Renovação Carismática Católica de Roraima, esse ano será virtual. Todo ano, nos dias de carnaval o evento reúne cerca de 500 pessoas por dia, de vários municípios do estado. Este ano, o encontro está sendo realizado desde sábado, de forma online, a partir das 16h, com o tema “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33). A programação conta com momentos de louvor, pregação da palavra de Deus, oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, por meio do canal do Movimento no Youtube: https://www.youtube.com/rccroraima.

Mayara Rodrigues e Harisson Morais, em clic exclusivo para a coluna  

 Do Mercúrio  

* Naturalmente que o governador Antonio Denarium sabe que o Estado não pode legalizar um garimpo ilegal, muito menos em terra indígena e que isso é incumbência constitucional da União. Mas, por enquanto, o povo fica falando dessa aberração jurídica que o Estado forjou, os garimpeiros seguem livres inundando os rios com mercúrio. 

* O rio Mucajaí já virou lama e o Uraricoera está no mesmo caminho. Mas, as autoridades preferem ignorar o alto risco à saúde da população, considerando que o mercúrio é um metal pesado, bio acumulativo que entra no organismo e não sai, causando vários tipos de doenças graves como câncer e distúrbios neurológicos.  

SOS Autoridades  

* Enquanto o governador Antonio Denarium é duramente criticado pela mídia nacional e internacional, por querer transformar Roraima numa Serra Pelada, o estado segue sofrendo um grande impacto ambiental com a presença de mais de 20 mil garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, com a conivência de muitas autoridades.  

* Todo mundo sabe quem são os donos dos maquinários; de quem são as aeronaves, onde estão os hangares, as pistas clandestinas e quem abastece o garimpo ilegal em terras indígenas, mas ninguém faz nada pra coibir. SOS Exército brasileiro, SOS Ministério Público, SOS Policia Federal!  

Importante  

* A Universidade Federal de Roraima, firmou um acordo de cooperação com a Fundação Osvaldo Cruz para formação de sanitaristas, por meio do curso de especialização em Saúde Pública. O referido Curso será ofertado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, vinculada à Fiocruz,  

* O curso terá uma abordagem interprofissional, com a meta de capacitar 650 novos sanitaristas no Brasil, sendo 40 no estado de Roraima, por meio da parceria com a UFRR. A qualificação integra o projeto “Nova Formação em Saúde Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: uma abordagem interprofissional”, com o objetivo de ampliar a oferta dos cursos Lato Sensu da área da saúde pública no Brasil. 

Da Jiboia  

* E por falar em Universidade Federal de Roraima, recentemente foi encontrada numa das prateleiras na Biblioteca Pública daquela Instituição (pasmem!) uma enorme cobra jiboia, entre os livros. Como a cobra entrou no local e do que se alimentava, ainda não foi esclarecido.  

* Porém, há de se pensar que deveria fazer muito tempo que a biblioteca da UFRR não passava por uma limpeza criteriosa, pois se até uma jibóia morava lá tranquilamente sem ser perturbada e se ninguém fava comida pra cobra, é possível que  permanecesse no local se alimentando de animaizinhos como ratos, por exemplo.  

Danielle Araujo e Valdo Lima, felizes  com a herdeira Carolina  

 #Rápidas 

* A coluna de hoje é dedicada ao senador Telmário Mota, que recebe kilometricas homenagens por conta de seu aniversário nesta segunda-feira.  

* Também celebrando idade nova, Dra. Iara Calheiros, Dulce Machado e Marcelo Natanael.  

* O Brasil ultrapassou 238 mil mortos por Covid-19 e a variante encontrada em Manaus, muito mais transmissível e mais letal, já está sendo detectada em outros estados.  

* E se essa tendência se mantiver nesse ritmo acelerado, vai ser bem difícil o retorno completo de aulas presenciais nesse semestre.  

* E entre as vidas perdidas recentemente na pandemia, está a do professor doutor Marcos Braga, diretor do Insikiran (Instituto Indígena da UFRR).  

* O professor era uma voz ativa em defesa dos povos indígenas de Roraima, da Amazônia e do Brasil, com vários importantes estudos publicados. 

O empresário Beto Freitas, em visita a Vinícola Calza, em Monte Belo do Sul (Vale dos Vinhedos), sempre em busca de mais novidades para a Casa Freitas Empório & Vinhos  

Tá Valendo  

Fraternidade  

* A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, em parceria com a Loja Maçônica Grande Oriente do Estado de Roraima e apoio da Grande Loja Maçônica, realizaram no ultimo fim de semana, a entrega de 350 kits de higiene para os pacientes com Covid-19, no Hospital Geral de Roraima.  

Mistério  

* É um verdadeiro mistério, o fato de uma paciente de São Paulo ter testado positivo para a nova variante do coronavírus identificada em Manaus, se ela mora na capital paulista e não esteve no Amazonas.  

O jovem cantor Engher Bogadi, natural da Ilha Margarita – Venezuela, vem sendo super elogiado pela qualidade de suas composições