Social

Coluna Social 11472

Com Nada 

* Não bastasse os que furam a fila da vacina em detrimento dos profissionais de saúde que arriscam suas vidas na linha de frente do combate a Covid-19; de idosos e de indígenas aldeados altamente suscetíveis à doença, agora tem mais uma jaca. Familiares de idosos estão denunciando a falsa aplicação de vacinas em vários estados do país. São várias imagens que não deixam dúvida da fraude, intencional ou involuntária, que está sendo inclusive investigada pelo Ministério Público em diferentes localidades. Ou seja, alguns integrantes de equipes de vacinação Brasil a fora, ou são despreparados ou mau caráter irresponsáveis e em ambos os casos, isso é preocupante e inédito no mundo.  

Com Tudo 

*A boa notícia é que, com relação à campanha de vacinação, o estado de Roraima está bonito na foto. É o segundo com maior número de vacinados (atrás apenas do Amazonas). Além disso, o trabalho de imunização da população local contra a Covid, realizado pela  Secretaria Estadual de Saúde, terá novo reforço do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada para o secretário Marcelo Lopes, que manteve a agenda de trabalho no feriado de carnaval, participando de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o assessor especial do MS, Airton Cascavel, em Manaus. Roraima fará parte do cronograma amazônico de vacinação, com vacinas proporcionais ao número de habitantes. 

Nossos queridos amigos  Stanley “Boboco” Lira e Marina Cantão (Restaurante Marina Meu Caso), celebram o aniversário dele hoje, sem festa, de acordo com as regras do chamado novo normal  

Vacinas  

* Gente do céu! Depois do Rio de Janeiro, agora a Bahia e Mato Grosso também pararam de vacinar a população, simplesmente porque não tem vacina e nem previsão de reabastecimento. E de acordo com analistas, essa preocupante situação do nosso país, infelizmente, deve virar tendência.  

* Tanto que, os governadores do país se reunirão nesta quarta-feira com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, pra tratar desse assunto. Quem informou foi o governador do Piauí, Wellington Dias. “Teremos uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e o Fórum dos Governadores do Brasil para tratar sobre o cronograma de entrega de vacinas até o mês de abril”, disse ele numa rede social.

Previsões  

* E enquanto a variante brasileira do coronavírus detectada em Manaus se espalha Brasil a fora, os mesmos cientistas que previram a segunda onda de Covid-19 em Manaus, com publicação num artigo em agosto de 2020 na Nature, alertam agora para terceira onda do coronavírus na região. De acordo com os pesquisadores, o estado do Amazonas corre o risco de espalhar a crise com a nova cepa do coronavírus, para todo o Brasil.  

* Eles afirmam categoricamente que isso acontecerá caso não seja imposto lockdown com pelo menos 90% da população isolada e vacinação em massa mais acelerada do que no restante do País. Felizmente a vacinação em Manaus é a número um do território nacional! 

Da Campanha  

* Como acontece todos os anos na quarta-feira de cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lança oficialmente hoje a Campanha da Fraternidade, que este ano terá como tema  “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. A campanha da CNBB 2021 faz críticas a vários temas da atualidade, entre os quais, a “Negação da ciência” durante a pandemia de Covid-19

* E também critica a atuação do governo federal no combate ao coronavírus; igrejas que não respeitaram o distanciamento social, além da “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+. A campanha da fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960.

Da Campanha II 

* A propósito, são os membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) quem escrevem o texto base das Campanhas da Fraternidade que passa pelo aval da direção-geral da CNBB. E esse posicionamento é de instituições tão importantes, de certa forma norteiam as ações da  comunidade cristã, em especial a católica, durante o período de um ano. 

* “A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”, afirma a CNBB em nota divulgada recentemente.  

Daniela Cidade, ficando um ano mais maravilhosa, nesta quarta-feira de cinzas. Na foto, ela divide clic com seu amado Silvio Colares  

#Rápidas 

* Happy birthday to: Marecos “da Bayte” Sampaio, Dimitri Ivannovick e Carmem Duarte.  

* Está confirmado! Será nesta quinta-feira, 18, a partir das 19, a Aula Magna da Universidade Federal de Roraima, que em tempos de pandemia, será virtual com transmissão ao vivo no canal da UFRR no YouTube

* “O mundo de hoje vem sofrendo transformações de maneira vertiginosa, colocando em xeque nossa capacidade de lidar e de nos adaptar com essas mudanças”, explica o pró-reitor de Ensino e Graduação da Instituição, professor Antônio Sansevero. 

* Ele fala justamente sobre o tema escolhido para a Aula Magna da  UFRR, que abordará o conceito de universidades em tempos desafiadores.

* Para o pró-reitor, “a rediscussão do conceito de universidade, nesse contexto, torna-se cada vez mais necessária”. 

* O palestrante será Roberto Romano, professor titular de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que possui ampla experiência em temas como crise universitária, crise política e universidade pública. 

* A Aula Magna marca a abertura do período letivo suplementar 2020.2 da UFRR, que começou no dia 8 de fevereiro e vai até o dia 22 de maio, por meio do Ensino Remoto Emergencial.  

Helio Holanda, fuçando um ano mais competente e atuante  

Tá Valendo

Vestibular 

*O Instituto Federal de Roraima (IFRR) prorrogou as inscrições para o processo seletivo Vestibular 2021/1, até o dia 5 de março. São ofertadas 144 vagas. As inscrições devem ser feitas através deste site. As provas serão aplicadas em 16 de maio, das 14h às 18h.  p>

Musicoterapia 

*Vânia Moura desenvolve um trabalho fantástico, utilizando a música para tratamento daqueles que têm dificuldade para se expressar em palavras, e pessoas com distúrbios de comunicação e problemas neurológicos também. Ela é formada em Música, pela Universidade do Estado do Pará; especialista em Educação Musical pelo Instituto Federal do Amazonas, e em Musicoterapia pela faculdade CENSUPEG de Manaus. Contato: 95 99170-1116. 

Dr. Alexandre Salomão, um dos médicos da linha de frente da Covid, também está na campanha institucional de combate e prevenção ao  coronavírus