Social

Coluna Social 11501

Com Nada 

* Na tentativa de esclarecer qual vacina tomou sua mãe, Olinda Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro protagonizou mais uma lambança daquelas. Ao mostrar o cartão de vacina da idosa de 93 anos, durante uma live, ele conseguiu foi revelar uma espécie de fraude, pois no referido cartão consta o número de lote da Coronavac, mas com o nome da vacina de Oxford. Outro fato que chamou a atenção, foi a data da segunda dose, que se fosse do laboratório AstraZeneca (Oxford) teria de ter sido aplicada três meses após a primeira e não em 21 dias como consta no cartão da mãe do presidente, que ainda precisa esclarecer toda essa controvérsia.

Com Tudo 

* Um grupo de voluntários, incluindo comunicadores locais e pessoas de outros segmentos, está trabalhando numa importante ação filantrópica em prol da Associação Beneficente aos Portadores de Câncer. Trata-se de uma feijoada que será realizada no dia 20 de março, e a renda será destinada a pessoas que se encontram em tratamento da doença. Para tanto, os voluntários contam com doações de ingredientes para a feijoada. Os que desejarem doar poderão entrar em contato pelos telefones: 99127-9795 (Maíza Marcondes); 99135-3174 (Mariano Marcondes) e 99146-2564 (Valdemir Bentes).  

Maiza Marcondes (na foto com o coronel Alei, da Operação Acolhida) é ima das voluntárias que articula a feijoada em prol da Associação Beneficente aos Portadores de Câncer   

  

Yanomami  

* Não se fala em outra coisa no metier da arte e cultura nacional e internacional, do que do filme brasileiro “A última floresta”, selecionado recentemente para o Festival de Berlim, na Alemanha. O longa-metragem retrata a vida dos indígenas Yanomami que vivem isolados na floresta Amazônica e tentam afastar garimpeiros invasores.  

* O filme é dirigido por Luiz Bolognesi, que assina o roteiro junto com Davi Kopenawa Yanomami, xamã, escritor e líder daquela etnia indígena. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano e acontece no momento em que os yanomami estão ainda mais fragilizados por conta da Covid-19 e da destruição da sua reserva por milhares de garimpeiros ilegais.

Macuxi  

* Outro indígena roraimense que está bombando na mídia, é o macuxi Jaider Esbell. O artista plástico, produtor cultural e escritor, abriu no sábado (20), exposição individual na Galeria Millan, em Pinheiros – São Paulo, com 60 obras, que reúne pinturas, objetos e desenhos. A mostra segue até o dia 20 de março. 

* Nascido na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, o artista Macuxi combina nessa nova exposição um mix de pinturas, escritas, desenhos, instalações e performances, com intuito de explicitar questões cosmológicas, míticas originárias e espiritualidade que povoam o universo indígena da sua etnia. Além disso, sua arte revela imensa preocupação com questões socioambientias.

Imigrantes  

* Gente do céu! Já perdemos as contas de quantos alertas já fizemos aqui na coluna a respeito da grave situação dos imigrantes em Roraima, em meio a essa terrível pandemia. Mas pelo visto nada consegue sensibilizar as autoridades responsáveis pela fronteira, que se encontra fechada por decreto presidencial (só no papel), mas escancarada pra quem quiser entrar.  

* E toda vez que se toca no assunto, a resposta é sempre a mesma, que os imigrantes usam trilhas alternativas pra atravessar a fronteira. O que não é bem verdade, pois eles estão passando normalmente em plena luz do dia, sem serem incomodados por absolutamente ninguém. Além disso, se o controle fosse instalado no prédio da Sefaz, não tinha como eles transporem as imensas montanhas pra passar pro lado de cá.

Imigrantes II 

* Alias, é só olhar as ruas da cidade, em especial a Rodoviária Internacional de Boa Vista, pra se ter uma noção do tanto que aumentou a quantidade de imigrantes por aqui. E o que é pior, essas pessoas que vêm em busca de acolhimento, estão agora em situação de ainda maior vulnerabilidade, pois como estão irregulares não podem ser abrigadas.  

* Legalmente, a Operação Acolhida não pode receber os imigrantes nos abrigos, pois estariam contrariando o Decreto do Governo Federal de fechamento da fronteira. E assim, os imigrantes irregulares ficam a mercê da própria sorte, pois não podem tirar documentação, pois seriam extraditados e nem serem atendidos pelo sistema de saúde sem documentos, em pleno pico da pandemia.  

Socorro Peixoto, aniversariando hoje   

   

 #Rápidas 

* Inaugurando idade nova hoje, Dr. Evandro Pereira, o ex-deputado Zé Galeto, Maria Eliane Leite e Yara Gabriela Silva  

* O Governo de Roraima, por meio da Sefaz, lançou ontem um pacote de medidas que visam garantir o desenvolvimento do Estado, bem como o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia. 

* Foram quatro projetos de lei elaborados pelo Executivo e que serão encaminhados à Assembleia Legislativa. 

* Incentivo à aquisição de insumos e equipamentos para o combate à Covid-19; refinanciamento de dívidas do IPVA; manutenção e atração de novos voos para Roraima e produção de energias renováveis. 

* Um dos projetos vai isentar da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) mais de 100 itens de materiais e equipamentos que são utilizados diretamente no combate ao Coronavírus. 

* Incluso na isenção dos impostos, estão os medicamentos do chamado Kit Covid (cloroquina, ivermectina e azitromicina), cujo médico que instituiu o protocolo sem comprovação cientifica – tão defendida pelo presidente Jair Bolsonado e seus aliados – morreu em Mato Grosso, justamente de Covid 19, após longos dias na UTI.  

Wilson Evaristo voltou a residir na cidade, após anos em Manaus, e está atuando no Miro Beauty Center   

Tá Valendo  

Na Aderr  

* O engenheiro agrônomo Kelton Oliveira Lopes, é o novo presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima). O  roraimense, 45 anos, é funcionário efetivo da Secretaria de Agricultura e Pecuária há 26 anos e em 2012 foi chefe da unidade avançada do Incra e depois a superintendência do órgão federal. 

Na Cathedral 

* A Faculdade Cathedral anunciou esta semana, o retorno dos atendimentos presenciais na sua Clíni
ca Escola de Fisioterapia, a partir de 1º de março, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Os atendimentos de Urologia serão das 9h às 12h, já os de Ortopedia, Pneumologia e Neurologia será se 14h às 17h30.  

 Marcela e Evandro Rodrigues, com a filha Julia, celebram o primeiro aninho do caçula Nathan