Roraima ao Extremo

RORAIMA AO EXTREMO 11524

Os melhores e mais bonitos destinos para quem ama MTB

Diego Sanches, embaixador da GoPro no Brasil, conta sua história no esporte dando dicas para aproveitar a aventura e ainda registrar memórias imperdíveis

Se engana quem pensa que bike é tudo igual. Não é todo mundo que acaba curtindo Mountain Bike, por exemplo. Esse é um desafio para quem ama uma ventura “mais rústica”. Os percursos incertos e subidas penosas costumam atrair ciclistas pelo senso de missão cumprida e pelas paisagens incríveis que encontram no caminho. Para Diego Sanches, embaixador da GoPro, praticante assíduo de MTB e fotógrafo viajante, não somente essa é uma de suas paixões, mas acabou se tornando seu trabalho. “Por meio do esporte, comecei a me especializar em capturar as aventuras e dividir meu conhecimento e experiência que adquiri na prática. Mudou a minha vida”.

O mineiro conta que a bicicleta é uma companheira desde pequeno, mas foi depois de adulto que começou a ressignificar a atividade, o que antes era apenas um hobby, se tornou um hábito e seu principal meio de transporte. Ao se mudar para Belo Horizonte percebeu que a bike era a opção mais prática e rápida disponível e foi nesse momento que surgiu a vontade de capturar e compartilhar um pouco da sua vivência em cima da magrela. “Me envolvi em alguns projetos sobre mobilidade urbana, rodando pelas ciclovias da cidade, gravando melhores trajetos para se fazer, ajudando mais pessoas a saírem do sedentarismo e procurar meios de transportes mais sustentáveis”, conta. Foi essa a porta de entrada para o Mountain Bike, que veio depois de uns meses depois de levar a bicicleta para uma viagem no interior de Minas, “coloquei a bike na estrada de terra e foi amor à primeira pedalada”, completa.

Desde então, se entregou à modalidade e começou sua trajetória em eventos, desafios e provas, levando sua vontade de compartilhar suas experiências registrando os trajetos. Diferente do que costumava ser feito, com filmagens de apenas alguns trechos, Diego teve a ideia de gravar de uma maneira mais próxima e íntima. Assim construiu seu canal no Youtube sobre a prática. “Os vídeos têm uma característica marcante já que são gravados na maioria do tempo com suporte peitoral, o chesty que segura a minha GoPro, o que realmente traz uma sensação ainda maior de imersão para o espectador . Perrengues, dores, lágrimas, sorrisos, todos os sentimentos e sensações são transmitidas de forma única”.

Diego também compartilhou alguns dos melhores lugares no Brasil para quem, assim como ele, ama MTB e quer aliar a aventura com a oportunidade de garantir imagens incríveis.

Serra da Canastra Um verdadeiro paraíso do Mountain Bike nacional. Com subidas e descidas iradas e um cenário deslumbrante. São travessias de rios, muitas cachoeiras e rock gardens desafiadores. Um dos destinos mais completos que com certeza prende qualquer iniciante.

“Mas foi na Canastra Brou Experience que descobri um ‘novo mundo’. Um novo formato de evento/prova. Uma ultra maratona que misturou diversão e competição. Tinham trechos cronometrados e trechos que tínhamos que parar e desfrutar de cachoeiras e outros atrativos! Foram 4 dias de uma vibe incrível!”, indica Diego. Para sentir um pouco da energia do Diego dá uma olhada no vídeo que ele preparou durante a experiência:

“Minha dica para que também quer registrar esses momentos é de fazer pequenos takes durante o pedal/prova. Já deixo a GoPro configurada para captura rápida, só aperto o botão de ligar e ela começa a gravar. Com o controle de voz ativado eu fico tranquilo e focado na prova, sem medo de perder algum momento, uma grande praticidade para não precisar tirar as mãos do guidão e ao mesmo tempo poder começar e paras a gravação quando eu quiser, otimizando a bateria. Com esses pequenos vídeos, jogo tudo no GoPro App e consigo fazer teasers de maratonas em poucos minutos”.

Serra do Cipó Muito conhecida pelos mineiros, a região possui inúmeras cachoeiras, trilhas e picos incríveis. Cenário também de provas, conta com trajetos tanto para quem está começando, quanto para os mais experientes. O cânion das bandeirinhas é um dos passeios indicados, um bate e volta com 25km no total, com direito a travessia de rios e banhos de cachoeiras.

Para garantir o take, Sanches ainda conta alguns truques, “a maior questão para quem quer registrar em cima de uma bike é lidar com trepidação, e a GoPro atende 100% isso. O Hypersmooth veio para somar e resolver nosso problema em todas as modalidades, Gravel, MTB ou Road, a estabilização sempre foi muito importante, então isso resolve demais”, complementa.

Belo Horizonte BH é conhecida como a capital do Mountain Bike. São inúmeras trilhas e atrativos na cidade e arredores. O retiro das Pedras é um dos lugares que o Diego vai para fazer meus treinos diários. São trilhas de todos os níveis, com um terreno bem desafiador, tudo isso em um cenário único. Hoje a cidade recebe inúmeros incentivos no seguimento.

A PROTIP para conseguir uma selfie de respeito é o acessório certo, o queridinho do fotógrafo é o 3-way “utilizo muito para selfies, o ângulo e captura ficam incríveis. Quando faço uma parada utilizo o tripé dele, e grito: GoPro tire uma foooooooto!”, sugere.

Arraial do Cabo Toda a região de Arraial, Cabo Frio, Búzios, possuem trilhas incríveis para prática do MTB. “Característica dos meus pedais: contemplar amanheceres. Como em Minas não tem mar, eu aproveito em dobro”, conta.

O macete por trás das imagens incríveis é como posicionar a GoPro. “Muita gente me pergunta porque utilizo a GoPro de cabeça pra baixo no suporte, então, se liga na dica: utilizando dessa forma, o ângulo fica melhor em cima da bicicleta, eu pego de uma forma bem fiel a minha visão e tenho mais espaço para movimentar a câmera pra cima e para baixo”, conta.

Cidades mineiras históricas: Sabará, Ouro Preto, Rio Acima e Congonhas Minas Gerais é cheia de cidades históricas, é um sobe serra e desce serra sem fim. Por isso, um dos melhores estados para praticar MTB. Cada cidade com sua peculiaridade, belezas naturais exuberantes e uma carga cultural sem precedentes. Existem diversas rotas para pedalar de Gravel ou MTB, uma das mais conhecidas é a Estrada Real, que parte de Diamantina em Minas Gerais e vai até Paraty no Rio de Janeiro.

A dica do Diego para gravar vídeos com uma boa resolução é ajustar a GoPro em 2,7k e 60fps, essa é uma configuração que permite editar mais tarde o frame em slow, já que são mais frames por segundo. Usar o Super View também é bem indicado nessa ocasião, garantindo um ângulo amplo e, aliado ao hypersmooth, dá para encarar qualquer trilha.