Economizando

Afinal porque o planejamento financeiro e tao importante 11551

Afinal, por que o planejamento financeiro é tão importante?

Muitos de nós queremos dinheiro na conta para realizarmos nossos sonhos e alcançarmos nossos objetivos, mas a verdade é que poucos conseguem. Nem todo mundo consegue ter controle sob o dinheiro e manter o foco para atingir o objetivo final, e é por isso que é tão importante ter um planejamento financeiro.

Se você está sendo carregado por uma onda de boletos e não consegue mais administrar o que entra e o que sai, já passou da hora de sentar e fazer seu planejamento. Não, o planejamento financeiro não faz milagre, mas ele te dá um mapa do que precisa ser feito para que você realize seus sonhos. A desorganização e o descontrole financeiro são obstáculos que o planejamento financeiro vai te ajudar a superar.

Ter um bom planejamento financeiro pessoal é o primeiro passo para uma vida financeira organizada, saber exatamente o quanto você ganha, o quanto deve, o que você quer daqui a 5 anos e de quanto você precisa para realizar seus sonhos, são pontos trabalhados dentro do seu planejamento.

Acredito que assim como eu, você também quer ter uma vida mais tranqüila, sem se descabelar por conta de dívidas, fazer aquela viajem legal, comprar a casa própria, trocar o carro… Mas Jádila, pra isso tudo eu preciso ter mais dinheiro! Sim, precisa. Mas sinto informar que quem não controla o pouco, não controla o muito. É comum que as pessoas achem que o problema maior é falta de dinheiro, quando na verdade é a falta de educação financeira.

Pois bem, o fato é que se você quer ter controle sobre o dinheiro, ter uma vida financeira organizada e conseguir realizar os sonhos de forma mais rápida e sem um acúmulo de dívidas, papel e caneta na mão e mãos a obra. Agora se você ainda não se convenceu da importância do planejamento financeiro na sua vida, vou te mostrar quatro pontos que podem te convencer. Afinal, qual a importância do planejamento financeiro?

Liberdade para tomar decisões: nem sempre tomamos as melhores decisões quando se trata de dinheiro, e isso acontece justamente por não sabermos ou não conhecermos toda a nossa realidade financeira. Quando se faz um planejamento financeiro pessoal, sabemos exatamente o quanto e em quê podemos gastar, passamos a conhecer nossos limites financeiros e temos consciência do que estaremos perdendo se enfiarmos o pé na jaca. Durante o processo do planejamento financeiro aprendemos a tomar melhores decisões, a refletir melhor sobre as compras por impulso e acima de tudo conseguimos nos planejar para tomar grandes decisões.

Redução de Custos: Mas Jádila eu anoto tudo o que eu gasto. Certo e você sabe o impacto disso no seu orçamento? Você acha que está gastando de forma inteligente? Você sabe o quanto está gastando em bens supérfluos? Todas essas perguntas tem respostas e isso tudo é descoberto dentro do planejamento financeiro, sabendo exatamente o quanto e em quê se gasta, conseguimos reduzir custos e fazer escolhas inteligentes.

Assumir o controle: Como já falamos na coluna anterior, o dinheiro não aceita desaforo, ou você o controla ou você vira refém dele. Pode parecer que vivemos em guerra com o dinheiro, mas não é isso. O fato  é que você precisa entender que o dinheiro é seu aliado, te ajuda a conquistar seus objetivos e a realizar seus sonhos, mas quando você não assume o controle, a sua vida financeira pode virar uma eterna bagunça, e é justamente pra te ajudar assumir o controle sobre o seu dinheiro que o planejamento financeiro pessoal serve.

Metas bem definidas: Todos temos sonhos e objetivos, mas na maioria das vezes esses sonhos nunca saem do papel, não pense que é só com você que isso acontece, é com milhares de pessoas. Ao decorrer do caminho muitas coisas nos distraem e até mesmo novas oportunidades surgem, e para não perder o foco você precisa transformar esses sonhos em metas, e o planejamento financeiro também te ajuda nisso. Durante o processo você cria as metas de curto, médio e longo prazo e passa a saber exatamente o quanto precisa para atingir cada meta. Com as metas bem definidas você consegue ter uma visão clara do que precisa fazer.

Pessoal, por hoje é só, se você ainda não tem um planejamento financeiro pessoal comece hoje mesmo a fazer o seu e dê o primeiro passo para ter uma vida financeira organizada.