O passo a passo para você sair das dívidas de uma vez por todas
Ter dívidas nos trás preocupações e leva embora nosso sono. Quantas vezes você já perdeu uma noite de sono pensando em como pagar as dívidas? Quantas vezes já entrou em desespero por não ter dinheiro suficiente para pagar as dívidas? É difícil, mas você não está sozinho. Em 2020 66,5% das famílias brasileiras estavam endividadas, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e em Roraima a situação não é muito diferente.
Por isso, hoje, trago um passo a passo pra você sair das dívidas de uma vez por todas. Jádila se eu por em prática todas as dicas as dívidas somem? Claro que não! O endividamento é um processo, ninguém tem um bolo de contas do dia para a noite, e o processo de se livrar das dívidas também não acontece assim, é preciso paciência, foco e muito trabalho.
1º passo: Liste todas as suas dívidas
Sim, olha o clichê aqui de novo. Listar, escrever, ter no papel todas as suas dívidas te mostra exatamente o quanto você está devendo. Não adianta ter noção de quando se deve, é preciso saber cada centavo. Quando pergunto aos meus clientes “Quanto você deve?” as respostas mais comuns são: Acho que x valor, devo o carro e casa, devo o cartão de crédito … Perceba que isso não nos leva alugar nenhum, se você não sabe o quanto deve, não sabe de quanto precisa pagar e muito menos de como vai pagar.
Então papel e caneta na mão e comece, liste todas as suas dívidas, financiamentos, cartão de crédito, cheque especial, empréstimos (aquele dinheiro que você pegou com parente também viu), tudo mesmo. Lista feita, você vai anotar em três colunas: o valor original da dívida, na segunda o valor dos juros dessa dívida e na terceira o valor atualizado. Assim você saberá exatamente o quanto pagará de juros. E porque isso importa Jádila? Calma que já te explico.
2º passo: anote tudo o que ganha
Esse passo é importante para você ter noção do quão a organização financeira é importante na nossa vida. Anote tudo o que ganha e compare com o montante de suas dívidas, reflita sobre como você chegou nessa situação. Sabendo exatamente o quanto você ganha e o que você deve, vamos ao próximo passo.
3º passo: faça uma lista para pagamento de dívida
Depois da lista de dívidas prontinha, vamos saber agora qual dívida pagar primeiro?! O primeiro passo para se livrar das dívidas já foi dado, você tem um lista pronta e sabe o quando deve, agora você vai começar a renegociar essas dívidas. Existe um escala de prioridades de dívidas que vou te passar agora, que vai facilitar sua vida.
Contas essenciais: luz, água, gás, internet; Contas com bens em garantia como os financiamentos; Empréstimos, cheque especial, cartão de crédito.
Essa é a ordem de dívidas que você deve se atentar ao começar a pagar. Quando você chegar na terceira fase, você deve dar prioridade as dívidas de juros mais altos.
4º passo: troque uma dívida mais cara por uma mais barata
Como assim Jádila? Preste bem atenção, lembra da lista de dívidas, quando você anotou o valor original, o valor dos juros e o valor atualizado? Pois bem, nesse passo é interessante analisar alguns empréstimos que tenham uma taxa de juros menor do que você paga atualmente. Mas muito, muito cuidado nessa hora, não é pra adquirir um novo empréstimo e ficar com mais uma dívida, é pra quitar uma existente e pagar uma mais barata. Analise todas as suas possibilidades e veja o que cabe no seu bolso.
Siga esses quatro passos e tenho certeza que você conseguirá montar uma estratégia para se livrar das dívidas.