Social

COLUNA SOCIAL 11635

Com Nada 

* Desde o ano passado, que temos presenciado inertes a morte dos rios de Roraima, por conta da ação criminosa do garimpo ilegal nas terras indígenas do nosso Estado, com o incentivo dos governos federal e estadual. Ninguém contesta que o rio Mucajaí virou lama, o Uraricoera agoniza e o rio Branco está no mesmo caminho. Se a lama dos rejeitos despejados na água já causa esse estrago (praticamente) irrecuperável, avaliem o dano que trará o mercúrio (substancia invisível e letal) que mata peixes e seres humanos. Porém até o momento, não foi feito sequer um estudo sobre o terrível (provavelmente até irreversível) mal que isso fará em nossas vidas.  

 

Com Tudo  

* Os sete defensores gerais dos estados da Região Norte, assinaram eletronicamente ontem, durante reunião virtual, o termo de cooperação técnica para a criação da revista jurídica “ARANDU – Norteando Direitos”. O periódico será anual, com publicação de artigos científicos e a primeira edição tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. A revista tem como principal objetivo divulgar, fomentar e publicar artigos e pesquisas jurídicas das sete defensorias envolvidas no projeto, bem como abrir espaço para o público externo, para as instituições das demais regiões do país como um meio de estudos e pesquisas.  

O defensor público geral de Roraima, Dr. Stelio Dener, e sua amada Kallyana Machado (Miss Roraima 2021), em clic exclusivo para a Coluna

 

Decisão  

* Atendendo a pedido do Ministério Público Federal em Roraima, a 2ª Vara da Justiça Federal de Roraima, determinou que o Governo Federal retire os cerca de 30 mil garimpeiros da TI Yanomami, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão. A União terá prazo de 10 dias para apresentar cronograma de retirada de garimpeiros. Isso se não recorrer, o que na atual conjuntura é bem provável que aconteça.  

* Além do próprio Governo Federal, foram notificados a cumprir a referida sentença, a Funai (Fundação Nacional do Índio; o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).   

 

Denúncia  

* A propósito, há até denúncia na ONU contra o Governo Brasileiro, por permitir a atividade de mineração criminosa nas terras indígenas de Roraima (TI Yanomami e TI Raposa Serra do Sol), o que além dos danos ambientais, coloca os indígenas, em especial os mais isolados, em completo estado de vulnerabilidade e entregues à própria sorte.   

* O Exército e a PF até tentam conter o garimpo ilegal, fazendo operações esporádicas. Mas, tão logo eles terminam, os garimpeiros voltam e postam vídeos zombando da lei. Resolver mesmo essa questão, só quando meia dúzia de “barões” que possuem aeronaves e maquinários no garimpo ilegal forem presos. Até porque, Deus-e-todo-mundo sabe quem são.   

 

Irracional   

* Os brasileiros assistiram estarrecidos ao inacreditável episódio das ameaças de morte sofridas pela médica Ludhmila Hajjar, pelo simples fato de ter sido convidada para assumir o Ministério da Saúde. Tudo porque, a conceituada cardiologista, como cientista que é, posiciona-se contra o uso da cloroquina e ivermectina para “tratamento da Covid”, defende o distanciamento social e o uso de máscaras.  

* Isso foi o suficiente para que os bolsomínions (bolsonaristas extremistas) dessem início a uma série de ataques nas redes sociais, com ameaças de morte e de invasão do hotel onde ela estava hospedada. É impressionante a que ponto chegou à irracionalidade nesse país.    

 

Vergonha  

* Tão grave quanto os criminosos ataques de extremistas à médica Ludhmila Hajjar, quando esta foi convidada a assumir o Ministério da Saúde, foi outro episódio relacionado ao caso. Após a médica declarar que não aceitou o convite do presidente, o Governo Federal, por meio do Ministro das Comunicações, veio a público desmentir a cardiologista, afirmando que ela não foi convidada para assumir a pasta.  

* Gente do céu. Que credibilidade poderá ter um país, que autoriza seus representantes a mentir publicamente pra nação, sem a mínima necessidade? Aliás, faltar com a verdade dessa forma, além de ser uma vergonha, também é um tipo de corrupção.  

A empresária Keylla Lima, no clic de Helio Holanda  

 

#Rápidas 

* A coluna de hoje é dedicada a chef Mara Saldanha, que recebe homenagens nesta quinta, por conta de seu aniversário.  

* Também de aniversário hoje, Nilda Rocha, Antonio Eduardo Leite, Zeza Fernandes e Viviane Rodrigues.  

* O Governo de Roraima, por meio da Setrabes, recebeu essa semana do Consulado do Japão em Manaus, um micro ônibus doado aos idosos que integram o Centro de Referência do Idoso. 

* O referido veículo irá atender à necessidade dos idosos do Centro de Referência, que poderão ser transportados com conforto e segurança, proporcionando mais qualidade de vida. 

* A cerimônia contou a presença do governador Antonio Denarium, primeira-dama Simone Denarium, cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitmomi Sekiguchi, deputados estaduais, secretários e convidados. 

A psicóloga Georgia Moura, ficando hoje um ano mais maravilhosa  

 

 

Vale Conferir  

Mestrado  

* O Centro Universitário Estácio da Amazônia vai abrir vagas para os mestrados interinstitucionais nas áreas de Direito e Educação, em convênio com a Universidade Estácio de Sá. Os profissionais já podem se preparar para aguardar o lançamento do edital, previsto para ser divulgado ainda este mês de março. Os mestrados vão oferecer 25 vagas para cada curso e a previsão é de que as aulas devem começar já no mês de abril. A nota do Capes para Direito é 5 e para Educação é 4. 

 

Aftosa   

* Está confirmado para 1º de abril, o início da 41º campanha de vacinação contra a febre aftosa, em Roraima, que se estenderá até o dia 30 do mesmo mês. Nesta edição, a vacinação será feita em todo o rebanho, independentemente da idade do animal e os produtores devem ficar atentos para a atualização dos dados cadastrais. Este ano não haverá lançamento oficial da campanha por conta da pandemia.  

A maravilhosa Rudaina Abou Trabi (TVZ), seu marido Dr. Juhed Abuchahin e os filhos Wallid e Nabil