Com Nada
* Diante do assombroso aumento de casos e de óbitos por Covid no Brasil, (foram e 92.625 novos casos e 3.829 mortes em 24 horas), o presidente Jair Bolsonaro disse ontem, em Foz do Iguaçu, durante a posse do novo diretor-geral da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, que não adianta “chorar o leite derramado”. O presidente também se declarou surpreso com o empenho da mídia a respeito de informações e cobranças por vacinas, e disse acreditar que em breve surgirá um remédio contra o vírus. E enquanto esse suposto remédio não chega, não temos vacinas suficientes e ultrapassamos 340 mil mortos.
Com Tudo
* Pra quem ainda tinha dúvida, a boa notícia veio do Grupo Vebra Covid 19, que reúne pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, além das Secretarias estaduais de Saúde do Amazonas e de São Paulo e as Secretarias municipais de Saúde de Manaus e São Paulo, apoiado pela Organização Pan-Americana de Saúde. O grupo realizou estudos com 67.718 trabalhadores da área da saúde de Manaus e revelou que a vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, é eficiente contra a variante P.1 da covid-19.
Jô Rodrigues – na foto com suas maravilhosas filhas, Karla Brienne, Nell Anne e Nell Enne – ainda recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data
Mau Exemplo
* E enquanto os profissionais de Saúde padecem em meio a pandemia (muitos encontram-se intubados, outros estão afastados tratando das seqüelas da doença, além dos que não resistiram e morreram), o presidente Jair Bolsonaro, segue dando mal exemplo, sem que absolutamente ninguém seja capaz de fazer com que ele pelo menos fique calado.
* Ontem, por exemplo, em sua passagem por Chapecó, ele voltou a defender o chamado “tratamento precoce”, sabidamente ineficaz. Não é a toa que muita gente, ao invés de tomar a vacina, prefere detonar o fígado, os rins e o sistema imunológico se entupindo de cloroquina e iverctina, acreditando que assim estarão imunes ao coronavírus.
Na ONU
* A propósito, um documento, elaborado à pedido da secretaria do Conselho Econômico e Social da ONU, que servirá de base para um debate em Nova Iorque sobre a situação dos povos indígenas no mundo, que faz parte do Fórum Permanente para Questões Indígenas, faz duas graves denúncias contra o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
* O grupo que elaborou o texto é composto por 18 peritos, dos quais metade é escolhida pelos governos nacionais, denuncia Bolsonaro por atitude negacionista diante da pandemia de Covid-19 e aponta seus atos como responsáveis por aumentar a pressão sobre a floresta. O documento traz informações que deixa o Brasil bem “feio da foto”.
Leilão
* O Governo de Roraima decidiu leiloar o prédio da antiga Casa do Estudante de Roraima, em Manaus, localizado no Centro daquela cidade, que encontra-se abandonado há pelo menos uns 15 anos. A iniciativa faz parte de um projeto do Executivo estadual, sob a responsabilidade do secretário adjunto da administração, Leocádio Vasconcelos .
* O imóvel que encontrava-se penhorado por conta de dívidas trabalhistas do antigo proprietário, porque ninguém se preocupou em transferi-lo para o Estado, deu trabalho para ser desembaraçado. Mas agora desimpedido de entraves, depende só do Laudo de Avaliação da Secretaria de Infraestrutura para a realização do leilão.
Leilão II
* Leocádio Vasconcelos afirma que há centenas de imóveis pertencentes ao Estado em situação irregular que estão sendo legalizadas para também irem a leilão. Segundo ele, há dois prédios em Manaus, um em Belém e vários em Boa Vista e os primeiros a serem leiloados serão os prédios da antiga Escola Ayrton Senna e Professor Diomedes, ambos no centro da cidade.
* O secretário adjunto disse ainda que , numa segunda fase, o Conjunto dos Executivos, na Avenida Getúlio Vargas; a antiga sede do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), na Avenida Ville Roy; e um prédio comercial no Centro Comercial Caxambu, na Avenida Sebastião Diniz, também serão leiloados.
Dr. Lucio Vilella, inaugurando idade nova hoje, ao lado de sua amada Socorro Cruz
#Rápidas
* A coluna de hoje, é dedicada ao nosso colega Natanael Vieira (Rádio Folha) que nesta quinta recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.
* As chuvas que por aqui começam a surgir no mês de maio, esse ano chegaram mais cedo e desde o comecinho de abril tem caído forte por esses lados.
* E em uma delas ocorrida esses dias, causou o maior transtorno em alguns bairros da cidade, onde derrubou arvores e destelhou casas.
* A meteorologia continua indicando que as chuvas e temperaturas amenas persistirão por aqui durante este mês.
* E se esse clima persistir como parece, tudo indica que o inverno começou mesmo por esses lados.
* A boa notícia é que além de espantar o calor favorece as lavouras e as plantinhas de modo geral.
*A má noticia é aquela que todo mundo já sabe e ninguém nunca dou capaz de sanar. Muitas ruas da cidade, incluindo algumas do centro ficam – literalmente – alagadas com dez minutos de chuva.
A nutricionista Príscila Coelho, especialista em saúde da mulher e doenças autoimunes, está atendendo no ITERR ( 99135 9939)
Vale Conferir
* Estão prorrogadas até dia 12, as inscrições para o vestibular do curso superior de bacharelado em Agronomia do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima. Interess
ados em se inscrever devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Concurso do IFRR, no endereço eletrônico: sgc.ifrr.edu.br.
SOS Ambulatório
* A acadêmica de Medicina Ana Luiza Cavalcanti, neta do médico Mozarildo Cavalcanti, está fazendo o maior sucesso depois de criar o Aplicativo SOS Ambulatório Médico, que funciona como um guia de bolso. Informações no Insta @anacavalcantibr
A acadêmica de Medicina, Ana Luiza Cavalcanti, está fazendo o maior sucesso com o aplicativo SOS Ambulatório