Cotidiano

Espaço União Operária completa 66 anos com programação especial

Durante o mês de novembro serão realizadas palestras, cursos e exposições fotográficas no local

Em comemoração aos 66 anos do Espaço de Cultura e Arte União Operária, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoverá uma programação especial durante o mês de novembro.

A programação terá inicio na quarta-feira, dia 04 e segue até o dia 29 de novembro. No Espaço, será realizada a palestra “Mulheres negras, Direitos Humanos e Empoderamento”, um curso de extensão em Gestão Cultural, a exposição fotográfica “Chronos” por Devair Fiorotti, o 1º Fest Foto Amazônia, o 3º Encontro Dançante e as apresentações do grupo de comédia Alforria e do grupo Mananu, banda Paricarana e Madrigal da UFRR.

HISTÓRICO

Em 1949, a União Operária Beneficente foi idealizada por um grupo de operários da construção civil, desejosos de implementar um espaço no qual pudessem realizar atividades sociais, culturais e recreativas.

Inicialmente, as reuniões da sociedade não dispunham de um espaço próprio, sendo realizadas no quintal da residência do seu presidente e, posteriormente, em um salão alugado na Praça da Bandeira. A sede definitiva começou a materializar-se em 1951 com a doação do terreno e a liberação de verbas para sua construção. Edificado com a mão-de-obra de seus sócios, o prédio da União Operária passou a integrar o cenário urbano de Boa Vista, tornando-se um local de referências física e simbólica.

O projeto desenvolvido pela Universidade tem o objetivo de preservar a função social do imóvel e garantir sua manutenção como marco simbólico e cultural para a cidade. Este programa iniciou-se com a cessão do imóvel União Operária Beneficente, por um período de 50 anos à UFRR.

O objetivo era resgatar a memória histórica e ofertar à comunidade um espaço de integração cultural e participação social.

Com informações da UFRR