Bom dia,

Hoje é sexta-feira (30.04). E terminamos abril, ultrapassando a marca de mais de 400 mil mortos por conda da Covid19. E apesar de que a taxa de aumento do número de vítimas fatais em decorrência de complicações trazidas pelo vírus estar declinando nos últimos dias, a possibilidade de um repiquete do número de casos de contaminação e de mortes paira sobre todos nós. Afinal, o ritmo de vacinação no Brasil continua muito lento em virtude da falta de vacinas, cuja chegada ao país continua dependendo quase que totalmente de China, onde aliás, surgiu este vírus responsável pela maior tragédia sanitária da humanidade.

Apesar dos discursos otimistas das autoridades do governo, inclusive, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, as perspectivas de melhoria do ritmo de vacinação para os próximos 30 dias não são otimistas. Ontem, quinta-feira, chegou a São Paulo, o primeiro lote de um milhão de vacinas da Pfizer, o que é uma quantidade mínima, suficiente apenas para vacinar 500 mil pessoas nas capitais, em função das exigências mais rigorosas de refrigeração deste imunizante. Com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de não autorizar a utilização emergencial da vacina russa Sputnik V, continuaremos dependendo das vacinas e matérias-primas vindas da China.

ERA ESPERADA

A Parabólica antecipou. Está sendo comemorado efusivamente pela esquerda brasileira o discurso do presidente estadunidense Joe Biden perante o Congresso dos Estados Unidos da américa (EUA) para comemorar os primeiros 100 dias de seu governo. Parte da imprensa brasileira, inclusive dos chamados ”analistas” das redes de televisão chegam a dizer que estão com “inveja” dos norte-americanos por terem um presidente tão progressista, enquanto o nosso por aqui, é um conservador fora de moda. Tal comportamento é um demonstração explícita da macaquice assumida por parte da elite intelectual do país.

FALTA CONSISTÊNCIA

De um observador atento ao que acontece nos bastidores, e mesmo em manifestações explícita de alguns parlamentares, recebemos a seguinte mensagem: “Eu calculo que mais da metade da bancada de apoio ao governador Antônio Denárium (sem partido) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pode estar em outro palanque nas eleições de 2022. É uma gente pouco confiável, que se considera esperta, e imagina gozar o máximo possível dos bônus de ser governo, e que não terá o menor pejo de soltar para fora do barco governista quando lhe for conveniente. A história política de Roraima está cheia de exemplos dessa natureza”.

FRENTE AMPLA

Diferente do que pensa esse observador, correligionários do governador Antônio Denárium apostam na formação de uma frente única para enfrentar o grupo Romero Jucá/Teresa Surita, do MDB, em 2022. “Grande parte dos políticos locais conhece profundamente o comportamento tanto do Jucá quanto da Teresa. Eles são árvores que não dão sombra para abrigar os outros. Não permitem espaço para além de seus próprios objetivos e interesses políticos, por isso é grande a possibilidade da formação da frente única para isolar os dois. Acredito até que alguns partidos de centro-esquerda venham compor o palanque do governador”, disse um deles a Parabólica. Os próximos meses vão ser definitivos para ver quem tem razão.

RÁPIDAS

Fontes da Parabólica dizem que está sendo rigorosa a escolha do corpo clínico para trabalhar no Hospital do Amor, a ser inaugurado nos próximos meses -a inauguração está prevista para junho-, pela Fundação Pio XII. ### “Pelos critérios da Fundação, quem for escolhido deverá cumprir rigorosamente sua carga horária no hospital, o que não é muito comum por aqui em Roraima”, disse uma fonte. ### Apesar do tempo que ainda têm para tomar a decisão, muitos políticos locais já conversam intensamente para mudar de partido. Ainda não se definiram por conta do atraso nas regras a serem definidas pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente, quanto à possibilidade de voltar a serem permitidas as coligações para a eleição proporcional em 2022. ### E por falar em mudança de partido, o Republicanos poderá expulsar de suas fileiras o deputado estadual Renato Silva. É o que se pode depreender de uma nota assinada pelos quatro vereadores que compõem a bancada do partido na Câmara de Vereadores de Boa Vista. ### Pelo menos um deputado estadual, que oficialmente é da base de apoio governista, aproveita o período chuvoso para cobrar do governo Antônio Denárium melhoria de algumas vicinais no interior. ### Animados por conhecido agitador na questão indígenas, os índios estão fechando parcialmente a estrada estadual de acesso ao Município do Uiramutã, a exemplo do que é feito com a BR-174 pelos Wamiri-Atroari . Vácuo de poder do Estado brasileiro. ###   Até segunda-feira.