Bom dia,
Hoje é segunda-feira (03.05). Entrevista, ontem (domingo), ao programa Agenda da Semana da Rádio folha FM 100.3, o governador Antônio Denárium (sem partido) faz revelações exclusivas que poderão constituir um cenário político atual e ainda para as eleições do próximo ano. Denárium garantiu que vai escolher o partido no qual irá se filiar ainda neste mês de maio e antecipou que ouvirá antes o presidente Jair Bolsonaro, também sem filiação partidária até agora, e o seguirá na vinculação partidária. Disse que, até agora, seu companheiro de chapa para o Senado Federal será o atual senador Telmário mota (PROS), candidato a reeleição, que goza de muito prestígio em Brasília e tem sido um parlamentar atuante na base de apoio ao seu governo.
Antônio Denárium garantiu que tem apoio atualmente de 20 deputados estaduais, com perspectiva de continuação desse apoio em 2022. O governador citou nominalmente 12 prefeitos/prefeitas de municípios do interior do estado com que tem mantido estreito relacionamento político e que espera tê-los em seu palanque eleitoral do próximo ano. Dos 15 prefeitos e prefeitas roraimenses, Denárium só não conta com o apoio dos prefeitos de Boa Vista, Mucajaí e São Luís. Com relação à bancada de oito deputados/deputadas federais, o governador diz ter o apoio de pelo menos seis e espera tê-los no palanque eleitoral de 2022. Confirmadas as previsões do governador, politicamente, ele parece estar fortalecido na sua decisão de reeleger-se. Como tem muita água para rolar por debaixo dessa ponte, é bom deixar o tempo passar.
PESSOAL
O governador Antônio Denárium resolveu apostar alto pata tentar melhorar o desempenho de seu governo na área da saúde. Deve empossar logo mais as 9h da manhã desta segunda-feira, o ex-deputado federal e ex-assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel como o novo secretário da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). Fontes da Parabólica garantem que a escolha de Cascavel foi decisão pessoal de Denárium e objetiva estreitar o relacionamento com o Palácio do Planalto -ele tem hoje muito trânsito junto ao presidente Jair Bolsonaro-, e ao Ministério da Saúde, pela experiência e relacionamento acumulados durante sua passagem como assessor especial do ex-ministro Eduardo Pazzuelo.
REAÇÃO
As mesmas fontes da Coluna dizem que a escolha de Airton Cascavel para a chefia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não foi bem recebida por parte da bancada de deputados estaduais de apoio do governador na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Apesar das reações contrárias, fontes confiáveis, e bem situadas no Palácio Senador Hélio Campos, afirmam que o governador Antônio Denárium está disposto a “bancar” sua escolha por acreditar que não pode mais errar na escolha dos dirigentes da Sesau, afinal, caso se concretize a mudança, Cascavel será o novo secretário daquela pasta em pouco mais de dois anos da atual administração estadual.
APOIO
De Brasília vem a informação de que raposas do MDB, experiente na construção de alianças político/eleitorais estão trabalhando intensamente para construir uma aliança que leve o partido a apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro na eleição de 2022. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída no Senado Federal com relatoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL), estaria sendo usada como instrumento de pressão sobre Bolsonaro para convencê-lo de que é importante uma aliança política com os emedebistas agora, e com possibilidade de que isso venha resultar no apoio eleitoral nas próximas eleições gerais no país. Em sendo assim, haveria um recuo do MDB nas tintas que pretende imprimir no relatoria final de CPI.
AQUI
Se a costura das raposas do MDB, -que pretende colocar no colo de Bolsonaro o partido-, resultar exitosa, haverá importantes consequências nas eleições de alguns estados. Aqui em Roraima, e no Amazonas, por exemplo, onde a aceitação de Bolsonaro é maior do que a média nacional, o cenário eleitoral sofreria uma reversão importantíssima: Teresa Surita (MDB) passaria a ser a candidata bolsonarista no estado, inviabilizando a decisão do atual governador Antônio Denárium de seguir filiado ao mesmo partido do atual presidente da República. No Amazonas, Eduardo Braga, também do MDB, passaria a ser o nome mais forte na eleição de 2022 para dirigir aquele estado. Essas são duas, das muitas alternativas que estão sendo postas na mesa de negociação entre o MDB e o Palácio do Planalto.
PERDA
A Parabólica registra com muito pesar o falecimento da professora Cidalina Thomé Abdala, ocorrido neste final de semana. Mestra querida, e respeitada, de muitas gerações de alunos que se destacaram nas vida política e econômica de Roraima, a professora Cidalina foi casada por muitos anos com Mário Abdala, o primeiro fisioterapeuta prático da terra macuxi, também respeitado e querido por muita gente daqui. Daqui a Coluna manda pêsames e solidariedade na dor da saudade, ao filho Aiub Thomé Abdala, exemplar servidor municipal aposentado; e ao seu irmão, o respeitado médico psicanalista Laerth Thomé. Decididamente, uma perda muito sentida pelos que conheceram a professora Cidalina.