Bom dia,
Hoje é sexta-feira (07.05). Vamos começar hoje contando uma história. Lyndon Johnson Mesquita, apesar do nome em homenagem ao ex-presidente estadunidense que substituiu John Kennedy, é um jovem, filho de família humilde, com 30 anos de idade. Pai de um menino de cinco anos, Mesquita, como é conhecido, é motorista, e junto com a com a esposa, conseguiram montar um pequeno comércio no mesmo prédio em que residem num bairro da periferia de Boa Vista. Foram aos juntando os ganhos minguados incluindo salários, gratificação natalina (13º Salário) e venda férias até que conseguissem comprar mercadoria, uma frízer, e outros equipamentos necessários a abertura do pequeno negócio. Estavam, até o começo desta semana, prosperando razoavelmente no comércio, quando no final do dia, quase anoitecendo, foram atacados por dois bandidos, que além do dinheiro existente no comércio e na residência, levaram as mercadorias mais valiosas e os dois telefones celulares do casal. De quebra agrediram os dois, deixando amarrada e bastante machucada a esposa de Mesquita.
E por quê contamos essa triste história, que é apenas um exemplo, dos muitos que estão acontecendo nessa onda de recrudescimento da violência em Roraima? É para indagar, preliminarmente, aos dirigentes do aparato policial estadual como ficam suas consciências sabendo do sofrimento de tantas famílias pobres vítimas de bandidos, que quase livremente praticam toda sorte de violência no estado? Nalguns casos, assaltos a pequenos estabelecimentos e residências resultam em pessoas mortas ou gravemente feridas. No caso, do pobre Mesquita, felizmente, apesar dos ferimentos físicos e psicológicos, restou a obrigação de começar tudo quase de novo, juntando o pouco que ganha como assalariado, para recomeçar seu pequeno negócio.
E não se pode cobrar do atual governo estadual falta de investimento em Segurança Pública. Desde que assumiu, o governo de Antônio Denárium investiu pesadamente na compra de viaturas, armamento e recuperação/construção de prédios tanto para a Polícia Civil, quanto da Polícia Militar e para o sistema prisional do estado. O governo também realizou concursos para o provimento de pessoas para a Polícia Militar e para policiais penais. E como justificar que todo esse investimento não se traduza em maior tranquilidade à população roraimense? O governador Antônio Denárium (sem partido) tem o dever de exigir de sua auxiliares diretos que cumpram com suas obrigações, para que não se repitam com tanta frequências as histórias dos mesquitas das vida.
CIRURGIAS
Três brasileiras foram presas na cidade venezuelana de Santa Helena de Uairén. O motivo da prisão foi a entrada clandestina no país vizinho -cuja fronteira com o Brasil continua fechada por decisão do governo brasileiro-, para realizar as chamadas cirurgias eletivas, que aqui continuam suspensas por conta da prioridade no combate à Covid19. Um dessa mulheres, solta por interferência de uma brasileira que trabalha na cidade fronteiriça foi operada de um mioma no útero e lavada para a prisão ainda sangrando em consequência da cirurgia.
CASO CHICO
Em decisão proferida na quarta-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, prorrogou por mais 60 dias as investigações da Polícia Federal sobre o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), investigado por suposto envolvimento em um esquema de desvios de recursos que seriam destinados ao combate da pandemia em Roraima e flagrado pelos policiais federais com mais de 30 mil reais escondido na cueca. A decisão é desta quarta-feira (5), e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favorável à prorrogação do prazo.
REAJUSTES
Como se não bastassem os preços de alimentos, de combustíveis, medicamentos e outros produtos pelas alturas, o consumidor deve preparar o bolso. A Empresa Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de anunciar reajuste nas tarifas das concessionárias de telefonia fixa (Oi/ Telemar Norte Leste, Vivo/Telefônica, Algar e Sercomtel) para chamadas destinadas a telefones móveis e a terminais do Serviço Móvel Especializado (corporativos). O aumento varia de 7,3% a 10,8% e entrará em vigor dentro de 24h, após publicação do Diário Oficial da União (DOU).
ZONA AZUL
E a empresa que havia vencido licitação realizada pela Prefeitura de Boa Vista, para implantar o tão falado Estacionamento Zona Azul, perdeu mais uma briga na Justiça. Dessa vez, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais uma tentativa judicial da empresa que exploraria o estacionamento pago nas ruas centrais da Capital. A ação que tenta anular definitivamente o contrato foi ajuizada pelo então vereador Linoberg Almeida (REDE). “São 815 dias de batalha judicial, depois de liminares, agravos, embargos, recursos, apelações”, disse o ex-parlamentar, um dos mais atuantes na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBN) na legislatura passada.
JUNTOS?
E o notório ex-senador Romero Jucá (MDB) fez circular, por redes sociais, um vídeo onde afirma que seu partido apoia abertamente o presidente Jair Bolsonaro e que é consultado frequentemente por ministros do atual governo, especialmente da área econômica. Para provar sua proximidade com o governo, Jucá publicou uma foto sua, em audiência no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro. Alguém lembra do que disse o candidato Bolsonaro, em relação a Jucá, quando da eleição de 2018?