Com Nada
* Nesse momento em que Roraima ultrapassa a casa de 100 mil infectados com o novo coronavirus e o estado beira 1.600 óbitos, causa espanto que ainda se veja muita gente transitando em locais públicos, sem os devidos cuidados e quando questionadas, dizem logo: “eu já tive Covid”, mesmo com todo mundo sabendo, que essa doença é altamente transmissível e que as pessoas se reinfectam várias vezes. Na verdade, a essas alturas, quando já está comprovado, que mesmo aqueles que tiveram a Covid e adquiriram anticorpos (os quais duram apenas cerca de 90 dias), podem pegar a segunda variante, que é muito mais letal. Aliás, infelizmente, há inclusive vários casos de óbito nessas condições.
Com Tudo
* Está aberto até o dia 15 de junho, o período de recebimento de artigos para a revista científica Ambiente, Gestão e Desenvolvimento da UERR (Universidade Estadual de Roraima). Os referidos artigos científicos, devem ser inéditos e desenvolvidos nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Agrárias e Ciências Socialmente Aplicadas. A publicação faz parte do Dossiê: “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Uma Abordagem Inter, Multi e Transdisciplinar”, organizado pelo Programa de Mestrado em Segurança Pública, Direito Humanos e Cidadania em parceria com o curso de Ciências Humanas e Sociais da instituição de ensino.
Coletiva
* Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, a Defensoria Pública do Estado e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima, lançam essa semana, a campanha temática “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”.
* O lançamento oficial da campanha, acontecerá nesta terça-feira, 18, com uma coletiva de imprensa às 8h40, na sede da DPE-RR (Av. Sebastião Diniz, 1165- Centro), oportunidade em que serão explicitadas todas as ações e serem realizadas, visando fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e políticas públicas de pessoas indígenas, negras e migrantes.
Coletiva II
* Também durante a Coletiva de Imprensa da Defensoria Pública em Roraima, amanhã as 8h40 em sua sede, será apresentada a programação de atividades comemorativas dos 21 anos de criação da Entidade, que acontecerá por todo o restante do mês de maio – Mês Verde, iniciando com atendimentos aos venezuelanos indígenas da etnia Warao.
* A Coletiva contará com as presenças, do defensor público-geral do estado, Dr. Stélio Dener, do presidente da Adper, Dr. Frederico Leão, entre outras autoridades. Visando preservar o cuidado geral e seguir os protocolos, é necessário confirmação de presença. Após a coletiva, será oferecido um coffee break com serviço de rotisseria.
Toca da Bruxa
* Foi aberto no final de semana em Boa Vista, o Espaço Cultural “Toca da Bruxa Coletivo de Artes” na Av. Benjamim Constant, 761 – Centro. O point, com vários ambientes (internos e externos), funciona de segunda a sexta-feira, das 15 as 22h (estilo happy hour) e dispõe de Bar, cafeteria, soparia, lanchonete, restaurante, local para shows, biblioteca e oficinas de criações, para confecções de vários itens.
* Além disso, na Toca da Bruxa, há Bazar, lojinhas com vários tipos de produtos, expopsições-feiras de artistas e artesãos. Pode-se dizer com certeza, que é um ambiente cultural que realmente faltava na nossa capital e que tem como proposta reunir todas as tribos.
Toca da Bruxa II
* Entre todos os espaços disponibilizados na Toca da Bruxa Coletivo de Artes, dois são os que chamam mais a atenção, pelo cunho social. Um deles, é o Bazar solidário, que dispõe de roupas, calçados, óculos, e vários tipos de acessórios, e na compra de qualquer item, parte do pagamento é transformado em cestas básicas, destinadas a famílias carentes.
* O outro, são as mini lojas, onde qualquer pessoa poderá levar seus produtos usados (ou não) pra vender. Se alguém por exemplo, for mudar de cidade e quiser vender suas coisas, poderá faze-lo naquele local de forma segura e sem qualquer preocupação, mediante a uma taxa simbólica. Mais informações, no Instagram: @tocadabruxarr.
#Rápidas
* A Coluna de hoje é dedicada ao Dr. Marcio Rosa, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.
* Também inaugurando idade nova hoje, Márcia Nóbrega, Domicio Cruz, Cristina Andrade, Vera Lucia Oliveira e Carla Patrícia Moraes.
* Não é de hoje que as pessoas reclamam do grave problema de poluição sonora, por conta dos chamados “paredões”, que promovem perturbações do sossego público pelas suas dos diversos bairros da cidade.
*Os Paredões, são caixas para amplificação de som, colocadas, na maioria das vezes em carrocerias de veículos, que causam muito incomodo nos horários mais inconvenientes.
* Recentemente, o vereador Guarda Jullyerre Pablo, apresentou solicitação à Prefeitura de Boa Vista para que realize a fiscalização da poluição sonora nos postos de combustíveis da cidade.
* De acordo com o parlamentar, a solicitação partiu dos próprios moradores do bairro Dr. Sílvio Botelho e Nova Canaã, “que não aguentam mais tanto barulho ocasionado por ‘paredões’ de som no período da noite nesses postos de combustível”, – Justificou!
Tá Valendo
#Luto
* Várias autoridades emitiram nota de pesar pela morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aos 41 anos, que há tempos lutava contra um câncer. Quem assumirá a vacância na capital mais populosa do país, será o vice, Ricardo Nunes que já encontra-se no cargo desde a internação do titular.
Desconto
A Casa Jaraguá, a mais tradicional do ramo de produtos agropecuários em Roraima, firmou convênio com a Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), oferecendo desconto especial, na loja do bairro Asa Branca, para advocacia, dependentes, estagiários e colaboradores da CAARR.