Social

COLUNA SOCIAL 11963

Com Nada

* Pois é, ainda na edição de ontem aqui mesmo nesse espaço, falamos sobre o golpe virtual pra clonar WhatsApp, pelo qual as quadrilhas ligam pras pessoas se passando por representantes do Ministério da Saúde, simulando uma pesquisa sobre Covid 19 e no final enviam um código através do qual capturam seus dados. E quando o telefone é codificado, eles se passam por uma equipe do próprio WhatsApp informando que detectaram mensagem maliciosa e enviam um e-mail com link para desabilita-lo e roubar seu número. Pois bem, o mesmo golpe está sendo praticado agora, a pretexto de agendamento de vacinação contra o coronavírus. Então, minha gente, todo cuidado é pouco.

Com Tudo

* Encerra-se nesta quarta-feira, 19, o Festival Internacional de Divulgação Científica, que é desenvolvido por coordenadores e equipes espalhados por todo o país e aqui no estado, está sendo organizado por professores, pesquisadores e acadêmicos da UERR (Universidade Estadual de Roraima) e UFRR (Universidade Federal de Roraima). O Pint of Science Festival, é um evento que ocorre simultaneamente em 30 países e está mobilizando 67 cidades brasileiras desde o início desta semana, com o objetivo principal de tirar os cientistas das universidades e institutos de pesquisas e levá-los para compartilhar suas descobertas científicas em ambientes comuns, como bares, cafeterias e restaurantes locais.

Henna Vitória Mota e sua irmã Suyene Therezinha, em clima de comemoração dos 10 anos do Espaço Formas

Sobre Golpes

*Duas coisas básicas, que especialistas em golpes virtuais sempre alertam a população. A primeira é nunca se fazer transferências bancárias sem ouvir a voz da pessoa que está solicitando o empréstimo, principalmente se for para a conta de terceiros. E a outra, é jamais clicar em links enviados seja lá por quem for.

* O banco, o Instagram, o Ministério da Saúde e nenhum outro Órgão, irá enviar link paras pessoas. Os criminosos porém, se valem desse artifício pra roubar dados e com isso cometer crimes em nome das vítimas, como o já manjado golpe do empréstimo de valores por meio de transferências bancárias que tem causado inúmeros prejuízos.

Da Diplomacia

* Ontem, durante a audiência do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo na CPI da Covid, os senadores deram um show de diplomacia, que certamente faltou ao ex-chanceler enquanto esteve no cargo, especialmente ao insultar a China por meio de artigos publicados e postagens na internet, além de apoiar desrespeitos de outras pessoas, com o nosso principal parceiro comercial

* O presidente da Comissão, senador Omar Azziz, com toda a finesse do mundo, chamou a atenção de Araújo, deixando claro por A + B, que ele estava faltando com a verdade ao ser questionado justamente sobre questões relacionadas a China. Já a senadora Kátia Abreu, chamou memória de ex-ministro de “leviana”.

Feira Orgânica

* O Sebrae/RR, em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima, promove a Feira Orgânica, em Rorainópolis, nos dias 25 e 26 deste mês, em alusão à Semana Nacional de Alimentos Orgânicos, que ocorre todos os anos, em várias cidades do país.

* Realizado de forma presencial e seguindo todos os cuidados de saúde e segurança que o momento requer, a ação contará com a participação da Associação Grupo Sul Orgânico e reunirá produtores de orgânicos da região expondo e comercializando seus produtos. A programação contará com consultoria técnica, oficinas e cursos oferecidos pelo Sebrae/RR e parceiros.

Feira Orgânica II

* Ainda sobre a Feira Orgânica de Rorainópolis, a ação tem como objetivo, divulgar a existência da produção orgânica em Roraima e apresentar quem são e onde estão esses produtores, além de dar oportunidade de comercialização dos produtos em maior escala.

* E de acordo com o coordenador da iniciativa, Emerson Melo, o Sebrae tem investido no desenvolvimento desse setor por meio de um projeto que atende atualmente cerca de 80 produtores do PA Nova Amazônia, Boa Vista, Alto Alegre, Rorainópolis, Truaru e Murupu, com consultorias, suporte para comercialização e orientação técnica. Mais informações, pelos telefones: (95) 2121-8056 ou (95) 99119-0151.

O empresário Tetusuya Eda (J. Castro Eda), em clima de sombra e água fresca

#Rápidas

* A coluna de hoje é dedicada a querida e talentosa marchand e artista, Edy Cardoso (viúva do grande artista plástico roraimense, Augusto Cardoso), que nesta quarta-feira, inaugura idade nova.

* Também de aniversário hoje, a colega jornalista Airlene Carvalho, Dr. Elidoro Mendes e Suzana Pereira.

* Artistas locais poderão dar sugestões no segundo edital participativo Cultura em Casa 2021, da Secretaria de Estado da Cultura.

* O referido edital contempla 180 vagas para Credenciamento de Artistas e produtores culturais para apresentações culturais online com cachês que variam de R$ 1.000,00 a R$2.000,00.

A prévia do edital está disponibilizada no site no link https://bit.ly/3otJLfj e os interessados terão até sexta-feira, 21 pra enviar as sugestões que devem ser feitas no e-mail para: [email protected].

* Nesta qu
arta, 19, ocorrerá a Live ‘Tira-dúvidas’ por meio do Instagram oficial da Secult @secultroraima a partir das 11 horas.

O cantor Neto Andrade, fazendo sucesso com seu recém lançado projeto, “Duetos” que apresentará todo mês, um trabalho em parceria com um artista nacional

Ta Valendo

Seletivo

* A UERR (Universidade Estadual de Roraima) lançou no início da semana, um edital para a seleção de preceptores de estágio supervisionado do curso de Enfermagem. As inscrições serão realizadas no período de 20 de maio e 7 de junho pelo site uerr.edu.br.

Fura Fila

* Já existe até Lei estadual pra punir quem fura a fila da vacina contra a Covid 19. Mesmo assim, há denúncias de pessoas que não tem nenhuma das 22 comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde, fraudando laudos pra poder tomar o imunizante.

Coronel Leocádio Menezes, feliz com suas atividades agora na Advocacia