Social

social 11990

Com Nada 

* Sabe aquela fábula de colocar a raposa pra tomar conta do galinheiro? Pois foi bem isso que o presidente Jair Bolsonaro fez ao nomear o ministro Ricardo Salles para o Meio Ambiente e Eduardo Bin (agora afastado por decisão judicial) para a presidência do Ibama. A dupla promoveu a desarticulação completa da fiscalização dos órgãos ambientais, de forma tão acintosa, que agora o resultado ta aí pra todo mundo vê. Além de um desastre ambiental sem precedentes, o maior contrabando de madeira de todos os tempos, onde – pelo inquérito da Policia Federal – o grande  beneficiário é justamente o escritório de advocacia do próprio ministro.  

Com Tudo  

* Tanto o secretário estadual de Saúde Airton Cascavel, quanto o prefeito Arthur Henrique Machado, já divulgaram o calendário de Vacinação contra a Covid 19. Em Boa Vista por exemplo, começa nesta segunda-feira, a vacinação do novo grupo de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, de 40 a 44 anos e segue até quarta-feira, 26; De quinta-feira, 27 a sábado, 29, serão vacinadas a faixa etária entre 30 e 39 anos e da próxima segunda-feira, 31 ao dia 6 de junho, estará aberta a vacinação para pessoas com comorbidades (e deficientes) de 18 a 29 anos, em todos os postos de vacinação do município de Boa Vista.  

Ângela Portela e deputado Hiran Gonçalves, estão felizes da vida. O Hospital de Amor, que foi viabilizado graças aos recursos de emenda parlamentar dos dois, já iniciou o atendimento a população 

Escândalo  

* As autoridades americanas, apreenderam (pasmem!!!) 70 toneladas de madeiras retiradas criminosamente de reservas ambientais do Brasil e exportadas também ilegalmente com a conivência do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente. E segundo as investigações da Policia Federal, quem lucrou com isso foi o escritório de advocacia do ministro Ricardo Salles em sociedade com sua mãe.   

* Os Estados Unidos, além de querer compartilhar as investigações com a Policia Federal, quer devolver todo o contrabando da madeira para o Brasil. Mas apesar do escândalo internacional, o presidente Bolsonaro diz que Salles é o melhor ministro e que isso é invenção de ambientalistas chiitas.  

Escândalo II 

* Então vamos por partes: o Ministro é acusado pela Policia Federal de proteger os criminosos e de praticar advocacia administrativa pra aferir lucros por meio do seu escritório particular; as autoridades americanas interceptam o contrabando de 70 toneladas de madeira ilegal e tudo isso é fake news. Ou seja, a PF mente e os Estados Unidos, também, é isso ?  

* Na verdade, diante de todos esses fortes indícios, o certo seria que o ministro investigado fosse afastado do cargo e esperar que as pessoas indignadas entrem na Justiça para que isso aconteça. E ao se recusar a fazer isso, o Executivo, descredibiliza uma Instituição séria como a Policia Federal, além de incentivar a impunidade. #prontofalei! 

Das Comorbidades  

* Além das deficiências permanentes, o Ministério da Saúde elencou 22 comorbidades, que dão prioridades pra receber a vacina contra a Covid 19. Mas é preciso ter laudo médico comprovando ser portador de alguma dessas doenças. Entretanto, já existem denúncias de que o famoso “jeitinho brasileiro” está sendo muito utilizado.  

* Diz que,  tem gente que se vacinou somente com receita de medicamento; outros apresentam laudos de doenças que não possuem e por aí vai… Fato é que, ninguém sabia que tinha tanta gente hipertensa. Aliás, os médicos devem ficar atentos porque isso pode da processo e até perda do “CRM”, o que impede o profissional de clinicar.  

Das Comorbidades II 

* Assim,  vamos reeditar aqui, as  22 as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, que dão direito a vacina da Covid. São elas: Diabetes; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2; Insuficiência cardíaca; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias;  Além de Pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantado; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Imunossuprimidos; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática.   

Jânio Tavares, estará se apresentando – para público restrito – na próxima quinta-feira, 27, no palco do Espaço Toca da Bruxa Coletivo de Artes  

Rápidas  

* A Coluna desta segunda-feira, é dedicada a colega jornalista, Lourdinha Farias, por conta de sua troca de data hoje.  

* Também inaugurando idade nova hoje, Marion Filgeueiras e Karla Mariane Viegas. 

* Nesses tempos chuvosos, muitos moradores de Boa Vista, inclusive de bairros mais centrais como Caçari, Paraviana, Canarinho, São Francisco, Aparecida, entre outros, tem reclamado de várias pragas.  

* Tudo por conta dos muitos terrenos baldios tomados pelo mato que nesses tempos de chuva propiciam a proliferação de ratos mosquitos e outros bichos nocivos. 

* Tanto que tem sido observada considerável incidência de malária, dengue, zica e chicungunya em plena capital.  

* A maioria dos lotes abandonados, tem donos, mas seus proprietários não se preocupam em fazer a limpeza periodicamente e com isso acaba afetando a saúde de outras pessoas.  

Quem recebe kilométricas homenagens nesta segunda-feira por conta de sua troca de data, é o Dr. Veronildo Holanda. Na foto, com sua sempre elegante, Leninha   

Ta Valendo  

Mega Sena  

* A semana começa em todo o país com um corre-corre daqueles nas Casas lotéricas. Tudo porque, a mega sena acumulou e pagará no próximo sorteio, desta quarta-feira, 27, cerca de 80 milhões de reais. Senhoras e senhores, façam suas apostas!  

Na UERR 

* Começa hoje a  terceira edição da Semana de Letras da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), que se estenderá até sexta-feira, 28.  O evento é promovido pelo PET (Programa de Educação Tutorial) e Colegiado de Letras da instituição e esse ano terá como tema:“Cultura Popular: as vozes e as linguagens no mundo virtual”.  

Alessandra e Mauro Campello, celebraram ontem in familly a troca de data dela