Social

COLUNA SOCIAL 12002

 

Com Nada 

* Desde a exoneração os ministros do Exército, Marinha e Aeronáutica e a troca do Ministro da Defesa, de uma só vez, instaurou-se um visível mal estar entre o Executivo e as Forças Armadas. E a cada dia que passa, aumenta mais o constrangimento dos militares, especialmente perante a comunidade internacional. Tanto que, na avaliação de analistas, se aproxima o momento em que, o alto comando das Forças Armadas do Brasil, terá de decidir, se fará como os militares americanos, que ao invés de apoiar o presidente Trump, optaram por cumprir a Constituição e defender a Nação, ou se como os militares venezuelanos, que em detrimento do país e do povo, até hoje apoiam os desmandos de Maduro.  

 

Com Tudo  

* O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, deferiu na última segunda-feira, 24, a Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental de N º 709, ajuizada pela Articulação de Povos Indígenas do Brasil e entidades parcerias, que trata da situação de vulnerabilidade dos povos indígenas do nosso país durante a pandemia. A ação inédita, trata da proteção dos povos indígenas, questões de invasões de suas terras e ausência do poder público, o que os tornam ainda mais vulneráveis. Em sua decisão liminar, o ministro determinou a retirada dos milhares de invasores das Terras Indígenas Yanomami (Roraima) e Munduruku (Pará).  

 

A Top Plus número do mundo, Flúvia Lacerda e seu amado, engenheiro agrônomo, Nêgo Rodrigues, em clic exclusivo para a Coluna 

Da Decisão 

* Apesar da determinação do ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, para que os invasores sejam retirados das Terras Indígenas Yanomami (Roraima) e Munduruku (Pará), tudo indica que pelo menos aqui em Roraima, isso não irá acontecer tão cedo. Daí vocês haverão de perguntar: “Ah! então eles vão descumprir a Lei?” 

* E lhes respondemos: eles já estão descumprindo! A Constituição Federal é clara no tocante a mineração em terras indígenas, mesmo assim, há mais de 20 mil invasores na Terra Indígena Yanomami, que já até mataram indígenas, entre os quais duas criancinhas e tiveram a ousadia de atirar contra agentes da Policia Federal. E por certo não será a decisão de um ministro lá em Brasília, que eles haverão de acatar, infelizmente.  

 

Esclarecimento  

* Só para que fique bem claro, o problema do garimpo ilegal não são somente os garimpeiros, aquelas pessoas que se metem nos grotões por meses a fio longe das famílias na ilusão de bamburrar e ficar rico da noite para o dia, não. Esses aí, também são vítimas. O problema é o empresário explorador ganancioso dono dos maquinários.  

* Além de toda a gama de ruindade que acompanha a atividade garimpeira, como a pistolagem, tráfico de drogas, prostituição e todo tipo de atravessadores. Além dos poderosos que tem interesse financeiros nesse verdadeiro desastre ambiental que acaba com os rios florestas e contamina todo o meio ambiente com mercúrio. Aliás se garimpo trouxesse desenvolvimento, Serra Pelada era igual a Paris… 

 

Live  

* Na próxima quinta-feira, dia 27, o secretário do Índio, Marcelo Pereira, vai participar de uma Live sobre os projetos e ações do Governo de Roraima voltados para às comunidades indígenas. A ação será executada pela Escola de Governo da Segad e conta com o apoio da Faculdade Estácio da Amazônia, com transmissão ao vivo, será executada a partir das 15h, pelo Facebook da Segad (www.facebook.com/segadroraima).  

* O evento virtual abordará as ações de desenvolvimento para as comunidades indígenas de Roraima. Será sem dúvida uma ótima oportunidade para se perguntar o que o Governo do Estado está fazendo para coibir a ação de mais de 20 mil invasores nas Terras Indígenas do nosso Estado.  

 

Centro Auditivo 

 * O Centro Auditivo Boa Vista, que possui um amplo portifólio, integra a lista das empresas conveniadas ao SINTER. O benefício consolida a busca de parcerias para qualidade de vida dos profissionais da educação do estado de Roraima. O referido Centro, prioriza os cuidados com a saúde, demonstrando o respeito e reconhecimento consolidado por meio de cada parceria, que visa o alcance com equidade dos produtos e serviços. 

* Com Clínica especializada em Aparelhos Auditivos, Exames, Assistência Técnica e Acessórios, o Centro Auditivo (instalado na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, 940B) disponinibiliza em seu perfil @centroauditivobv, a relação de seus produtos, serviços e tabela de descontos.   

 

 

Arnóbio Lima em recente visita a Macuxiland  

Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, Leandra Scanferla, Antonio Sales e Paola Xaud Figueiredo.  

* Muitas denúncias chegam do interior dando conta da situação precária de vários municípios nesses tempos de muita chuva e alagamentos.  

* As queixas principais são especialmente, sobre pontes que desabam ou estão em estado tão precário que colocam em risco o deslocamento das pessoas e em muitos casos as deixam ilhadas mesmo.  

* Também não são poucas as reclamações sobre grandes atoleiros por conta da buraqueira das vicinais, o que dificulta os moradores de escoarem seus produtos nessa época do ano.  

* Diariamente, muita gente tem ligado para a Rádio Folha, de diversas localidades pra dar duas versões sobre essas intercorrências invernosas que causam transtornos a quem mora no campo.   

* Há ainda os fenômenos da natureza, como o transbordamento de rios bastante comum nessa época do ano.   

* E o pior de tudo, é que de acordo com a meteorologia, esse perío
do está apenas no começo, pois o tempo das chuvas só dará uma trégua lá pra meados de julho.  

 

O conselheiro do TCE, Brito Bezerra, recebe hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data nesta quarta. Na foto, ele divide clic com sua amada, Stela Pinheiro 

 

Tá Valendo  

Hospital do Amor  

* A ex-senadora Ângela Portela, uma das responsáveis por emenda parlamentar que destinou recursos para a construção do Hospital de Amor em Roraima, confirmou que está agendada para 2 de junho a inauguração da importante Unidade de Saúde, e confirmou a presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e do presidente da Rede Hospital de Amor, Henrique Prata.  

 

Do Show 

* Está confirmado para quinta-feira, 27, o show de Jânio Tavares na Toca da Bruxa Coletivo de Artes. O evento terá início impreterivelmente as 20h com duração de uma hora e terá público restrito pra poder manter o devido distanciamento que o momento requer.  

Francisca Evânia da Costa Lima, sócia proprietária e diretora administrativa do Centro Auditivo de Boa Vista