Social

COLUNA SOCIAL 12012

 

 

Com Nada 

* Com o fenômeno dos chamados “cancelamentos”, acirram-se os ânimos nas redes sociais, o que não é nada bonito de se vê. O desrespeito generalizado, a falta de educação básica; o ódio de quem nem se conhece;  comentários insultosos e desnecessários, além da proliferação de fake news ácidos, maldosos e até criminosos, estão se tornando cada vez mais banais. Basta alguém postar uma informação, sobre qualquer pessoa (mesmo não sendo verdadeira) e demonstrar reprovação sobre algo que nem presenciou, nem tem certeza, somente baseado em sua própria conclusão equivocada, pra uma verdadeira legião de criaturas embarcarem nessa vibe e começar o apedrejamento virtual, como se verdade fosse e eles tivessem o direito promover o linchamento.  

 

Com Tudo  

* Nesta quinta-feira, 27, a partir das 14h, o Grupo de Estudos e Pesquisas Arte em Movimento, que faz parte do curso de Educação Física da UERR (Universidade Estadual de Roraima), vai promover a palestra “Arte e percepção na filosofia de Merleau-Ponty”. A programação faz parte de uma agenda desenvolvida sempre na última quinta-feira de cada mês. Nesta edição, a aula será ministrada pelo professor da disciplina de Estética do Curso de Artes Visuais da UFRR e doutorando na Escola Normal Superior de Paris, Adriano Melo Medeiros. A programação é aberta a toda a comunidade e a transmissão será realizada por meio da plataforma Google Meet. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo WhatsApp (95) 99159-9565. 

 

O professor Adriano Melo Medeiros,  da disciplina de Estética do Curso de Artes Visuais da UFRR, é quem ministrará a  palestra “Arte e percepção na filosofia de Merleau-Ponty, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Arte em Movimento, da UERR, hoje as 14h 

Dos Cancelamentos  

* A propósito dos tais cancelamentos virtuais, estes funcionam na internet como as facções criminosas fazem seus chamados “Tribunais do Crime”, em que só o fato de alguém não gostar de uma pessoa e inventar que ela tem algum relacionamento com membro de outra facção, é suficiente para que ela seja julgada, condenada e executada sem direito a defesa.  

* Nas redes sociais, não é muito diferente. Basta qualquer um fazer um post insuflando geral a detonar alguém, que imediatamente seus amigos e seguidores, armam logo o “Tribunal do Cancelamento” e num piscar de olhos, amealham trocentos xingamentos, colocando a honra e a dignidade da vítima, na “boca do povo”, da forma mais pejorativa possível.  

 

Dos Cancelamentos II 

* Na verdade, muitas dessas pessoas que se dedicam diariamente a promover o linchamento virtual dos outros, nas chamadas ondas de cancelamentos, (pasmem!!!), se dizem religiosas e na grande maioria, cristãs. Não é a toa que há trocentos memes com situações onde a criatura quando está na igreja fala manso ao dizer: “Deus te abençoe, irmão”, em seguida vai pra internet, ameaçar: “Vou te matar seu esquerdista”.  

* A propósito, se Jesus Cristo voltasse a terra na atual conjuntura, e perguntasse: “Aquele que se julgar sem pecado, atire a primeira pedra”, a história por certo seria outra. Pois ele teria sido apedrejado junto com Maria Madalena em praça pública, pelos julgadores de plantão.  

 

Da Aula  

* Perguntada pelo senador Tasso Jereissati, na CPI da Covid, sobre as vezes em que afirmou que a cloroquina e a hidroxicloroquina eram um medicamento anti-viral, Mayra Pinheiro, também conhecida como Capitã Cloroquina, respondeu que sim e disse que tinham publicações cientificas afirmando isso, sem contudo apontar quais.  

* Daí o show começou, e o senador Otto Alencar, renomado médico baiano, deu uma verdadeira aula. Começou informando que os medicamentos são anti-parasitários, uma droga antiga pra combater malária, causada pelo parasita Plasmodium. Ele disse, que não existe nenhuma medicação – como indicada no PrevCov – que possa evitar contaminação por um vírus. 

 

Da Aula II 

* O senador Otto Alencar perguntou também a Mayra Pinheiro se existiam alguma medicação senão a vacina capaz de evitar contaminação por doenças virais como o sarampo, paralisia infantil, varíola, H1N1 e ela teve dizer que não. Ele ainda perguntou: como é que inventaram agora que cloroquina pode evitar que alguém se contamine por coronavírus, que não é antiviral e não tem comprovação cientifica? 

* O parlamentar disse, que apenas 5% das pessoas desenvolve a forma grave da Covid, e que tiveram a ideia de dar cloroquina pra todo mundo porque a maioria ficará boa, então levantaram essa bandeira. “Isso não é sério, não é honesto, não é direito. Medicina, exige integralidade, verdade, consciência, responsabilidade e pesquisa pra aplicar uma droga” – concluiu!  

As irmãs, Lígia e Letícia Queiroz, em clic exclusivo para a Coluna  

 

 

Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Sutter e conselheiro Lauro Moreira.   

* Também trocando de data hoje, Natasha Ribeiro, João Néri de Morais, Wirismar Ramos e Adler Marion de Souza Cruz.  

* A UFRR, abrirá inscrições no período de 1⁰ a 20 de junho para o seletivo de oito alunos bolsistas.  

* Os selecionados irão atuar no projeto de extensão “Desenvolvimento de estratégias para a utilização e acompanhamento do uso do Moodle 3.9.1 pelos professores da modalidade presencial e a distância durante as aulas remotas da Instituição, em virtude ao enfrentamento à pandemia. 

* Eles receberão uma bolsa mensal de R$ 600 até dezembro de 2021, podendo ser prorrogado por mais um ano.  

* Te
rão uma carga horária semanal de 20 horas, cujo cumprimento deve ocorrer em horário compatível para exercer atividades presenciais com escala de revezamento e com o complemento remoto. 

* Os candidatos devem ser alunos de graduação regularmente matriculados no semestre 2021.1 e com Índice de Rendimento Acadêmico, igual ou superior a 7,5, considerando aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas no semestre 2020.2, para discentes veteranos. 

* O edital pode ser baixado na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae/UFRR) ou na página do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). 

 

Hélio Holanda está disponibilizando agenda de ensaios fotográficos especiais para casais, por conta do Dia dos Namorados, durante todo o mês de junho 

Ta Valendo  

Hoje  

* Logo mais a partir as 20h, Jânio Tavares estará estrelando show para público restrito na Toca da Bruxa Coletivo de Artes. O espetáculo musical terá duração de uma hora. Mais informações: @tocadabruxarr.   

 

Imposto de Renda 

* Faltando apenas cinco dias para o prazo final da prorrogação da Declaração do Imposto de Renda, cerca de 6 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração. O prazo limite, é segunda-feira, 31.  

A linda Eduarda Souza, ilustrando a coluna desta quinta-feira