Com Nada
* Pelo visto, as recentes previsões do Instituto Para Métricas de Saúde e Avaliação (IHME) da renomada Universidade de Washington, de que até setembro o Brasil registrará mais de 970 mil mortos por Covid 19, infelizmente, tendem mesmo a se confirmar. Até o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em recente entrevista ventilou a hipótese de que o nosso país venha a enfrentar a chamada terceira onda, que de acordo com a renomada Universidade americana, será ainda mais letal que as anteriores. E nesse passo, chegaremos a um milhão de óbitos até o fim do ano. Os hospitais da maioria dos Estados já estão à beira de um colapso, inclusive o HGR, onde pacientes graves aglomeram-se nos corredores.
Com Tudo
* A UERR (Universidade Estadual de Roraima) lançou ontem o edital do processo seletivo para Preceptor de Internato do Curso de Medicina. As inscrições gratuitas exclusivamente via internet serão no período de 1º a 11 de junho. Serão disponibilizadas 20 vagas e será formado cadastro de reserva e os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.800, durante o período de atuação profissional. A Preceptoria em Medicina exige formação na área, e é uma modalidade de supervisão a atividades de ensino e de aprendizagem e preceptor prestará assistência direta ao acadêmico dando suporte nas atividades práticas e teóricas médicas nas quais está sendo treinado. Inscrições: cpc.uerr.edu.br
O empresário Antonio Parima Vieira (Parima Distribuidora) e sua linda Mariana Poltronieri, no clic de Hélio Holanda
Ameaças
* E mesmo com o alerta geral da perspectiva da chegada da chamada terceira onda de Covid 19 no país, o presidente Jair Bolsonaro segue promovendo aglomerações, em passeios a cavalo, de jet ski em praias e passeatas de moto, além de comícios com multidões, como se estivesse em plena campanha política antecipada.
* Alias, ontem por exemplo, em discurso durante almoço no quartel de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, ele voltou a ameaçar usar as Forças Armadas contra políticas de restrição de circulação adotadas pelos governadores e prefeitos, além de repetiu a cobrança da “volta à normalidade”, como se a pandemia não existisse, muito menos os mais de 450 mil mortos pela Covid 19 no Brasil.
Equívoco
* É impressionante vê pessoas tidas como esclarecidas, dizendo que o STF tirou o poder do presidente da República de governar o país quando deu autonomia aos governadores e prefeitos para impor medidas restritivas por conta da pandemia. O que é claro equívoco que, qualquer pessoa com o mínimo de noção, sabe que não é verdade.
* O que a Suprema Corte fez, foi garantir o Direito fundamental a vida dos brasileiros, como prevê a Constituição. O que não impede que o presidente adote medidas que também preserve a saúde e a vida das pessoas. No entanto, o presidente já deixou claro, que por ele, não haveria nenhuma restrição, apesar do colapso no sistema de saúde, da falta de vacinas que o Governo se recusou a comprar e do número de mortos.
“Nós Por Elas”
* Sempre comprometida com ações sociais, a Parima Distribuidora estará lançando na próxima sexta-feira, 28, a Campanha “Nós Por Elas”, que tem como objetivo ajudar mulheres carentes, que durante o ciclo menstrual, não tem produtos de higienização básicos, como o absorvente.
* Essa situação, denominada de Pobreza Menstrual, está diretamente relacionada a condição econômica e de vulnerabilidade em que muitas mulheres se encontram, além de outros aspectos como a infra-estrutura do ambiente em que vivem, em particular a falta de saneamento. E foi com o intuito de atenuar essa desigualdade, que a Parima e Parceiros, articularam esse projeto importante, que na verdade é uma autêntica campanha de solidariedade.
“Nós Por Elas” II
* A Campanha “Nós por Elas” da Parima Distribuidora e parceiros, voltada exclusivamente para a chamada “Pobreza Menstrual”, que estará no ar durante todo o mês da Conscientização da Higiene Menstrual, tem como objetivo uma ideia simples, que é, a cada cinco pacotes de absorventes vendidos na rede se Supermercados parceiros, a Parima fará a doação de um. E só a título de esclarecimento a campanha não está pedindo doações.
* Quem desejar ajudar só precisa comprar os absorventes em qualquer quantidade e eles doam de acordo com o que o supermercado vender. As doações serão feitas a Instituições que ajudam mulheres em situação de vulnerabilidade social. A campanha irá até 28 de junho e informações: @parimadistribuidora.
O professor da Universidade Estadual de Roraima/UERR, Lucas Portillho Nicoletti, vai coordenar um simpósio durante a sexta edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal
Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, o vereador Parima Veras Junior, o cantor Allison Chirstian e o coronel Cezar Augusto dos Santos Rosa
* Também trocando de data hoje, Janete Araújo, Reynisson Damasceno, Idinaldo “Dunga” Cardoso, Juliano Dias, Tina Loureto e Ilná Ricarte.
* No sábado, quem troca de data, é a professora Ray Rodrigues (amada mana da colunista) Dj Waguinho Drumond e a advogada Florany Mota.
* Ainda de aniversário sábado, Damylla Castello Branco, Arlena Sabino, Neiza Lima e D. Yacy “Iaiá” Marques.
* No domingo quem inaugura idade nova, é Dr. Berdardino “Gauchinho” Dias de Souza Cruz, Helia Kátia Bermeu, Vladia Fernandes, Antonio Alberto Resende Veras e professora Ynone Duarte.
* Com constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, moradores das comunidades indígenas do Campo Alegre, Vista Alegre, Darôra, Ilha, Milho e São Marcos, na zona rural de Boa Vista, relatam que estão há dias nessa situação.
* De acordo com as denúncias, o problema já vem ocorrendo por três dias seguidos desta semana, sempre a partir das 21h e retornando nas primeiras horas do dia seguinte.
O presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, durante recente visita de cortesia ao novo Superintendente da Polícia Federal em Roraima, José Roberto Peres
Tá Valendo
Em Coimbra
* O professor do curso de Educação Física da UERR (Universidade Estadual de Roraima), Lucas Portillho Nicoletti, vai coordenar um simpósio durante a sexta edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal, no mês de outubro. O evento que é considerado um dos mais importantes da Europa está com o site: www.cidh
coimbra.com.
No Ar
* Está no Ar desde a última quarta-feira, 26, Rádio Assembleia (98.3 FM) transmitida pela internet, no site da Assembleia Legislativa de Roraima. O novo canal de comunicação, além de veicular as principais notícias do mundo legislativo, traz reportagens e entrevistas com os deputados, conteúdo cultural, lazer e transmissão do campeonato estadual de futebol.
A Rádio Assembleia Web poderá ser ouvida on-line na página oficial do parlamento estadual, www.al.rr.gov.br.
A maravilhosa Maria Dantas, ilustrando a coluna desta sexta-feira